terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Livro Cozinha Caiçara recebe prêmio de melhor livro de cozinha local do Brasil

O livro Cozinha Caiçara – encontro de histórias e ambientes, de Marina Vianna Ferreira e Mayra Jankowsky, foi o vencedor brasileiro do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2010 na categoria Best Local Cuisine Book. No litoral sul do Estado de São Paulo, mais precisamente no município de Cananéia (Vale do Ribeira), a cultura caiçara sobrevive intimamente ligada às condições ambientais. Das muitas formas de contar a história desse povo, a escolhida, neste livro, foi a culinária. No livro, os moradores da região "contam" suas receitas tradicionais enquanto o ótimo trabalho de pesquisa das biólogas Marina Ferreira e Mayra Jankowsky registra a dimensão histórica da tradição culinária.
Por Marina Ferreira e Mayra Jankowsky
Esse livro foi o resultado de um projeto de extensão realizado durante nosso doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar. A idéia foi trazer um retrato da cultura caiçara sob o ponto do sistema alimentar e possibilitar algum retorno da pesquisa para a sociedade, valorizando a cultura caiçara.
O sistema alimentar de Cananéia retrata as interações do homem com a terra, água, manguezais e mata, ou seja, é parte da cultura caiçara. Esta valiosa cultura ilustra um modo de vida adaptado, combinando a roça de subsistência, os plantios, o extrativismo, a caça e a pesca. Como resultado desta relação secular com a natureza criaram-se saberes e práticas culinárias que refletem o conhecimento empírico. Esses saberes mostram o envolvimento com os recursos naturais, em um jeito simples de cozinhar e a misturar do tradicional com o novo.
Aparentemente, toda essa riqueza pode ser refletida no livro, que conquistou o prêmio de melhor livro de culinária do Brasil, concedido na edição 2010 do Gourmand World Cookbook Fair Awards. O livro também concorre internacionalmente na categoria melhor livro de cozinha local. Os resultados serão anunciados dia três de março de 2011, em Paris, durante a cerimônia anual de entrega de prêmios, marcando o primeiro dia da Paris Cookbook Fair.
O livro só pode ser realizado com apoio, aprovação e carinho das comunidades. Sem a participação e paciência, o livro nunca seria concluído. Para publicar a obra, conseguimos recursos junto ao Edital de Apoio à Continuidade de Culturas Tradicionais do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura e o apoio de outras tantas instituições e amigos.
Assim, esse é um reconhecimento do trabalho de muitos! Parabéns a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário