domingo, 19 de agosto de 2018

Escola da Família da Escola Yolanda comemora 15 anos com festa e muita cultura



O tema da comemoração foi o folclore, com ênfase na literatura de Cordel






































            O PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, realizou neste sábado, dia 18 de agosto, das 14h às 17h, um grande evento em comemoração aos 15 anos da Escola da Família, com o tema “Escola da Família: Folclore e Literatura de Cordel – Há 15 anos colorindo os finais de semana”, trabalhando Folclore e Cultura Local, contando com a presença da coordenação regional, PCNP’s – professoras coordenadoras de projetos especiais Lauricéia Cristina Brisola de Jesus e Handiara Mendes Mariano Pereira Leiva.
            Mesmo com a mau tempo, um público de cerca de 200 pessoas participou das diversas ações proporcionadas pelo PEF, seus voluntários e parceiros.
As atividades começaram às 14h com as Oficinas de Contação de História, ministrada pela vice-diretora do PEF, Elaine Marques dos Santos, Oficina de Arco-íris, ministrada pelo educador universitário Vinícius Barbosa Rangel; Oficina de Desenho temático sobre folclore e Literatura de Cordel, ministrada pela educadora universitária Andréia Ribeiro Viotti; Oficina de Lisogravura, sob a orientação da educadora universitária Perla Fernanda Camilo Coelho; Oficina de Xilogravura, ministrada pelo artesão e parceiro José Fermino Marques e seu aprendiz e aluno da Unidade Escolar Luiz Felipe Magnossão Lins; Atividades recreativas sob a coordenação das educadoras universitárias Ariane Cristina de Oliveira Costa e Samantha Camilo Veríssimo, Oficina de Bola de Sabão Gigante com o educador universitário Guilherme Delfino Contrera, Oficina de Pintura Facial com a vice-diretora e Oficina de Escultura em Bexigas com os educadoras voluntárias Maximina Rosa Gouveia e Silvania Maria de Oliveira Lacerda; além de atividades esportivas como jogos, tênis de mesa e futsal. Às 16h houve a Apresentação de Coco, Parabéns e Ciranda pelos amigos Fabiane Rodrigues Ribeiro, Zalber Santos, Gisele Villar, Marceli Pontes e Leandro Pontes. Além de exposições sobre o folclore local e literatura de cordel.
Finalizou-se as atividades com distribuição de bolo e lembrancinhas a todos os presentes. Lembrando que muitos educadores voluntários colaboraram para a ação, sendo: Júlia dos Santos Mateus, Lucas de Aguiar Muniz, Mateus Alves da Costa, Eduardo Thomazine Silles, Yasmin da Silva Martins, Liane Borlin, Gabriel Chemite Pacheco, Carlos Daniel Ribeiro de Matos, João Paulo Rodrigues Hernández, Denis Henrique Soares, Gabriela Zanni de Morais, Júlia Zanni de Morais, Noemi Reis Domingues, Sabrina Camilo Veríssimo, Carolina Calvo, Valkíria Monteiro Pereira, Sabrina Gouveia Xavier, Letícia Vitória Gouveia Xavier e a presidente do Grêmio Estudantil M.D.E. Mobilização democrática Estudantil Maria Eduarda Viana Gomes Líbano.
Vale ressaltar que o bolo oferecido a todos os presentes foi preparado pelos educadores voluntários Gabriel Chemite Pacheco, Vinícius Barbosa Rangel e Maximina Rosa Gouveia, tendo os ingredientes e embalagens doados pela comunidade, que também colaborou com a presença. Além disso, a decoração foi produzida pelos educadores universitários Vinícius, Perla, Ariane e Samantha, além dos voluntários Neyton João Pontes, Sabrina, Letícia e Maximina.
Nosso muito obrigado, também, a todos os parceiros, voluntários, ex-universitários, professores e funcionários que colaboraram com a realização do evento, “nosso sucesso é o produto final de um trabalho realizado por várias mãos”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário