A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Capoeira do Vale do Ribeira se representa em encontro em Minas Gerais
Por Lilia Gomes de Souza
Nos dias seis, sete e oito de dezembro os membros da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Lilia Gomes de Souza, contra-mestre Marco Aurélio Campos Rios, Carlos Gomes (Carlinhos), Liano, contra-mestre Gilsinho, professor Antony, André, professor Caio, Higor, mestre Joan, instrutor Tyson e Nanico representaram o Vale do Ribeira no Encontro de Cultura Tradicional realizado em Passos –Minas Gerais.
Durante o evento foram realizadas palestras sobre capoeira regional, aulões de capoeira regional e contemporânea, oficina para confecção de berimbaus, campeonato de música e ritmos da capoeira e apresentações culturais, como Maculelê, Maracatu e Ciranda, além de vivência de capoeira com grão-mestre Reginaldo Santana e com os mestres Pradela, Carlinhos, Kauê, Marcão, Joan, Beto, Fumaça, Maciel, Sena e Garcia.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Encontro de Arte e Cultura Comunitário e IV Feira de Economia Solidária da Rede Cananéia contou com diversas atrações
Estima-se que cerca de 350 pessoas visitaram o evento
Nos dias 13 e 14 de dezembro, sexta-feira e sábado, a Associação Rede Cananéia realizou o Encontro de Arte e Cultura Comunitário e a IV Feira de Economia Solidária, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, sendo na sexta das 18h à 00h e no sábado das 10h à 00h, com o objetivo de propiciar um espaço comum de comercialização para os produtos dos associados da Rede e seus parceiros, proporcionando uma troca, onde os empreendimentos possam se conhecer melhor e se aproximem, tendo como princípio a autogestão e a cooperação.
Para a coordenadora do evento, Lilia Gomes de Souza, o resultado da ação foram “vários grupos unidos, com formas de pensar, agir e criar diferentes, mas o mesmo ideal”.
De acordo com Tatiana Mendonça Cardoso, artesã da Comunidade Caiçara da Enseada da Baleia, “Participar da Feira para o grupo da Enseada da Baleia, trouxe visibilidade para o grupo e oportunidade de venda e exposição dos produtos, além de entrosamento com outros grupos".
Entre as atrações do evento podemos destacar apresentações culturais, oficinas artísticas e educativas para crianças, jovens e adultos; exibições audiovisuais, peças teatrais, educação preventiva em saúde, aulas de dança e yoga, shows e a comercialização de produtos solidários.
As atividades de sexta-feira tiveram início às 18h, com a abertura dos estandes de comercialização e apresentação da Fanfarra da Escola da Família da Yolanda, liderada pelo voluntário Sales José Garcia; seguida de exibição de vídeos da Maleta da Infância do Canal Futura e show com Décio dos Teclados.
No sábado, as ações começaram às 10h, com abertura dos estantes solidários e oficinas que se prolongaram até às 17h, sendo oficina de trançado em taboa com a CAF – Cananéia Artes e Fibras, pintura em tecido com o FUSSEC – Fundo Social de Solidariedade da Estância de Cananéia, oficinas de pintura facial, jogos de tabuleiro, desenho e recreação do Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”; teatro antidrogas do Projeto Prevenção e Vida: Comunidade em Ação; oficinas com material reciclável, jogos e apresentação teatral com o Projeto Boto Cinza do IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia; oficina de pintura em azulejo com Serginho Miracatu; oficina de fita arco-íris com Amir Oliveira e José Marques; aula de Yoga com Inara Assumpção; aula de danças variadas com Cláudia Conti Bérgamo Paulo e integrantes do CCI – Centro de Convivência do Idoso; apresentação de teatro “A busca dos sentidos” com a professora Kelly Guimarães; oficina de afetividade com o APE – Ações Preventivas na Escola, com as voluntárias Liane Borlin Barbosa, Thamar Alves Shimodaira e educadora universitária Itaiani Alves Pereira; ações preventivas em saúde com aferição de pressão arterial e teste de glicemia com a fisioterapeuta do Departamento Municipal de Saúde, Drª. Liane Borlin; apresentações culturais do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, de Puxada de Rede com a Associação Desportiva e Cultural Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, do Grupo Horus e do grupo do CCI; Lançamento da Coleção de Verão das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia, que contou com desfile das artesãs, com o auxílio dos voluntários Gilsinho, Hélio, Luma, Luana, Ághata e Dunha e encerramento com show de forró com a banda Terra da Garoa.
Agradecimentos a todos os expositores, voluntários, parceiros: Prefeitura Municipal de Cananéia, Departamento de Saúde, Departamento de Cultura, por meio da diretora Maria Rita Basso; Departamento de Obras, por meio do diretor Jeferson Viana do Nascimento e todos os funcionários que trabalharam no evento; Departamento de Transporte por meio do diretor Neemias Pedro dos Santos, Márcio Roberto da Silva Pontes (eletricista), Departamento de Turismo, por meio do diretor João Roberto Vilain; Departamento Administrativo, por meio da diretora Dinamara Barreira de Oliveira; Departamento de Assistência Social, através da diretora Giselda dos Santos.
Agradecimentos especiais aos patrocinadores do evento: Hotel Beira Mar, Loja Casarão, Peixaria do Jura, ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Cananéia e Miami Pescados.
Apoios: segurança Osvaldo, motorista Hailton, fotógrafo Ivan Neves, som na rua Dito Maradona, vinheta Carlos Godoy, divulgação Ricardo, Rodolfo, Jorginho, Ana Flávia e Carlinhos.
Organização: Equipe Técnica da Rede Cananéia.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Projeto de Empreendedorismo Comunitário fase 2 encerra segunda etapa de avaliação
O Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentablidade de Iniciativas Comunitárias – Fase 2”, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento & Cidade da Petrobras, que encerrou suas ações em setembro deste ano, realizou no último dia quatro de dezembro o fechamento da segunda etapa de avaliação do Projeto de empreendedorismo e avaliação dos subprojetos comunitários, durante o encontro do GT – Grupo de Trabalho de Geração de Renda, na sede da Rede Cananéia, com a participação dos coordenadores de subprojetos e equipe técnica da Rede.
De acordo com Juliana Greco Yamaoka, coordenadora do Projeto, a ação teve a finalidade de fechar o processo de revisão das estratégias e resultados alcançados pelos empreendimentos comunitários apoiados pelo Projeto, entre os meses de setembro.2011 e setembro.2013; além de definir novas estratégicas para o apoio de empreendimentos comunitários, daqui por diante.
“A segunda fase da avaliação foi realizada com o atraso de pelo menos um mês. Mas foi interessante finalizar este trabalho para que possamos dar início à terceira fase da avaliação do projeto, que continua a partir do início do ano. Estamos tendo a oportunidade de garantir que as avaliações sejam reconhecidas como necessárias em períodos mais curtos, reconhecendo acertos e aprendendo com os erros para melhorar os resultados do novo projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário”, comenta ela.
Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia lançam coleção de bijuterias
Além das confecções de roupas e ecobags, as Mulheres Artesãs da Enseda da Baleia lançam bijuterias em crochê e com pinturas à mão, aproveitando para vender para públicos variados.
As peças estarão presentes no desfile do Grupo que será dia 14 de dezembro, sábado, às 20h00, na Feira de Economia Solidária, na Praça da Tidulina, na Rua do Artesão.
Produtos em Rede, ACUCA e ARTECA participa do Designer da Mata
Os Produtos em Rede, ACUCA – Associação de Cultura Caiçara de Cananéia e ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia participaram do Designer da Mata, entre os dias 27 e 30 de novembro, na cidade de São Paulo.
Entre as ações desenvolvidas pode-se destacar a roda de conversa sobre turismo de base comunitária, oficina de degustação com produtos da Mata Atlântica e Amazônia, Oficina de Marionetes e Show do Grupo Batucajé.
De acordo com o artesão José Fermino Marques o ponto alto foi o intercâmbio com os povos tradicionais do Alto Rio Negro da Amazônia.
Organização: ARTECA, Grupo Oikos Soluções Ambientais, IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas e ISA – Instituto Sociaombiental.
ACUCA e São Gonçalo participam da EXPOVALE e 3ª Feibanana na cidade de Registro
Por Amir Oliveira Garcia Filho
Entre os dias 29 de novembro e primeiro de dezembro, na cidade de Registro, a ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia e o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo participaram, representando a cidade de Cananéia, da EXPOVALE, com a comercialização de artesanato tradicional caiçara, palestra sobre a produção artesanal e desenvolvimento, com a divulgação do caso de sucesso do Revelando São Paulo e economia criativa.
Os artesãos agradecem o apoio dos Departamentos de Cultura e Transporte de Cananéia, lembrando que com essa parceria os grupos puderam representar o desenvolvimento do artesanato da cidade e geração de renda para a comunidade local.
Assinar:
Postagens (Atom)