A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
sexta-feira, 25 de abril de 2014
ACUCA realiza oficinas de entrudo, fandango e malhação de Judas
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Vídeo produzido durante Encontros Socioambientais com Lenine - música e sustentabilidade numa só nota
http://www.youtube.com/watch?v=_AdiicnE7-I&list=UUpvWy2nU3_FGCcIXWYPoy5Q&feature=share
Mulheres da Enseada participam de Intercâmbio
Por Tatiana Cardoso
O Grupo de Costura do Projeto Mãos de Coração do IDESC – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira realizaram intercâmbio no dia 29 de março para conhecer o trabalho do Grupo de Artesanato e Costura das Mulheres do Mandira e na Rede Cananéia para conhecer o trabalho e gestão do Grupo das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia.
Segundo Tatiana Cardoso “a experiência com as mulheres da Enseada foi muito boa, porque o Grupo pôde contar como está o trabalho, como ele é feito dentro de uma comunidade onde não tem tecnologia, mas é grande como Grupo pela gestão compartilhada, pelo trabalho em equipe onde é respeitado o trabalho e o tempo de cada uma. E a troca de experiência nos ajuda muito no aprendizado em grupo e nos faz crescer como pessoa”, comenta ela.
sexta-feira, 18 de abril de 2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Rede Cananéia participa de Conferência Regional de Economia Solidária
Por Juliana Greco Yamaoka

A Associação Rede Cananéia participou no último dia 15 de abril, terça-feira, da Conferência Regional de Economia Solidária, na Cooperativa Família do Vale (junto à sede do SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Vale do Ribeira), em Registro, organizada por uma Comissão Organizadora Regional, apoiada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores, IDESC – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do ale do Ribeira, SINTRAVALE e Cooperativa Família do Vale, para empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e poder público.
A Rede Cananéia contou com três representantes de empreendimentos econômicos solidários (Cheiro do Mato, Enseada da Baleia e Associação de Capoeira) e dois representantes da Rede Cananéia, que se enquadra como entidade de apoio e fomento.
O evento ocorreu durante todo o dia, teve abertura, leitura do regimento interno, informes regionais, objetivos do evento, apresentação de experiências de economia solidária na região do Vale do Ribeira, discussão sobre eixos temáticos e seleção de delegados da Região para a participação na Conferência Estadual, que acontecerá em maio de 2014.
A III Conferência Nacional de Economia Solidária tem como finalidade, a elaboração de um Plano Nacional e está dedicada a debater sobre os seguintes objetivos:
I – realizar balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia Solidária considerando as deliberações das Conferências Nacionais de Economia Solidária;
II – promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio a economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil;
III – elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária; e
IV – elaborar um Plano Nacional de Economia Solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país.
"Um processo de construção solidário do passado presente e futuro", comenta Gisele Villar, sócia contribuinte da Rede Cananéia.
Vale lembrar que as Conferências Públicas são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas. Nesse processo de construção participativa de uma política nacional de economia solidária já foram realizadas duas conferências públicas, em 2006 e 2010.
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Associação de Capoeira realiza diversas atividades










Oficina de capacitação, intercâmbio, reunião e divulgação alavancam o trabalho da CAF
domingo, 13 de abril de 2014
Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia junta lacres de latinhas e recebe cadeira de rodas




sexta-feira, 11 de abril de 2014
Encontro discute salvaguarda do Fandango
Por José Fermino Marques
Foi realizado no último dia 22 de março, sábado, das 09h às 18h, na Casa do Patrimônio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na cidade de Iguape, um encontro para discutir o plano de salvaguarda do fandango e organizar o III Encontro de Fandangueiros em Guaraqueçaba, em dezembro.
Entre as ações planejadas estão o mapeamento dos fandangueiros nos municípios de Paranaguá, Guaraqueçaba, Morretes, Cananéia e Iguape; a atualização do livreto de informações sobre o fandango e do site do Museu Vivo do Fandango; reuniões em Prefeituras e IPHAN para conseguir apoio para o Encontro e entrega do título e projeto de salvaguarda.
Entre os presentes estavam representantes do IPHAN de São Paulo, Paraná e Brasília; Casa do Patrimônio de Iguape, Associação Caburé/RJ, Associação Mandiquera/PR, Associação Pés de Ouro/PR, Associação Fandango de Guara/PR, Associação Jureia/SP, Associação Rede Cananéia/SP, IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, Prefeituras de Iguape e Guaraqueçaba.
“Apesar da alegria em saber de um novo encontro em Guaraqueçaba, não devemos esquecer que o mais importante é a discussão da salvaguarda do fandango nos cinco municípios. Se queremos que o fandango continue existindo esta discussão era fundamental”, comenta José Fermino Marques, presidente da Rede Cananéia que participou do Encontro.
Projeto Empreendedorismo Comunitário participa de evento “Música e Sustentabilidade numa nota só”
O objetivo foi a realização de Encontros Socioambientais com Lenine (cantor e compositor)



Entre os dias dois e três de abril, quarta e quinta-feira, a Associação Rede Cananéia, através do Projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário, com o patrocínio da Petrobras, participou do evento “Música e Sustentabilidade numa nota só – Encontros socioambientais com Lenine”, na cidade de Santos/SP, tendo como Projeto Anfitrião o Mantas do Brasil.
O objetivo da atividade foi proporcionar ao cantor, compositor e parceiro da Petrobras em projetos socioambientais, Lenine Pimentel, o encontro com comunidade, gestores e técnicos participantes de projetos nessas áreas, bem como apresentar os trabalhos desenvolvidos e resultados obtidos.
Para tanto, foram indicados seis projetos do Estado de São Paulo, além do anfitrião, para participarem da atividade, que contou, na quarta-feira, com apresentação dos Projetos para o Lenine, demais projetos parceiros e equipe da Petrobras, seguida de visita à Laje de Santos. Na quinta-feira, foi visitado o Projeto Pescador Amigo, na cidade de Praia Grande, seguida de visita a uma escola pública de Santos, para conhecer o trabalho de educação ambiental do Projeto Mantas. Já à noite Lenine presenteou a todos com um show gratuito, na Capital Disco, onde o cantos revisitou seu repertório com uma apresentação intimista, no formato voz e violão, contando com a presença do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, representando os subprojetos do Projeto Empreendedorismo Comunitário da Rede Cananéia.
Também participaram da atividade os Projetos Verde Escola, Albatroz, Juventude e Trabalho e Juçara.
No total a turnê visitará 12 Estados, nas cinco regiões do País.
Outras informações nos sites: www.encontrosambientais.com.br e www.lenine.com.br .
Assinar:
Postagens (Atom)