A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
ACUCA realiza oficina em comemoração ao dia das crianças
A ACUCA - Associação de Cultura Caiçara Cananéia, em parceria com a Associação Grupo Cultural Tiduca e Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, realizou uma oficina de argila para crianças que participaram da festa em comemoração ao seu dia, que aconteceu em 11 de outubro, nas dependências da Escola Yolanda. A oficina foi ministrada pelo artesão Amir Oliveira e contou com 20 participantes, entre crianças e adolescentes.
Associação Rede Cananéia: 10 anos desenvolvendo o terceiro setor local
Em dez anos de história a Associação Rede Cananéia buscou apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananéia, visando o desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais.
Atualmente conta com 15 grupos, organizações, empreendimentos e/ou comunidades que a compõem, mas outras entidades já passaram pela Rede, deixando e levando aprendizagens.
Na despedida desta coluna a proposta é deixar os comentários de alguns grupos participantes sobre o que a Rede Cananéia representa para eles, pois sem eles não há Rede.
De acordo com o Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui “A Rede foi quem alavancou o grupo e todos consideram que se não fosse a Rede hoje não teria o Cheiro do Mato”. Para a SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia “é o apoio fundamental que precisávamos”. Segundo a ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia “é o nosso caminho para o sucesso!”. A CAF – Cananéia Artes e Fibras enfatiza que “A Rede representa um novo recomeço em todos os sentidos, pois além do apoio, não só financeiro, mas também através de intercâmbios, cursos, projetos, designers, fez com que um pequeno grupo de mulheres conseguisse passar a sua arte para feiras, escolas, lojas e, com isso, serem reconhecidas, sendo gratas pelo apoio”. De acordo com a ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia a Rede é uma “importante parceira, não só na questão financeira, mas também na possibilidade de conhecer outros grupos locais e de outras localidades, colaborando na divulgação do grupo”. Segundo o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo a Rede propiciou “conhecer outros grupos, outras regiões, divulgar por meio do informativo, aumentar os contatos, melhorar a estrutura da Rede, a aquisição de equipamentos e o conhecimento de organizações formalizadas aos jovens participantes”. Enfim, para a Associação Cultural e Desportiva de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Filhos de Cananéia a Rede colaborou na “evolução, melhoria da estrutura, divulgação e novas oportunidades, pois abriu portas para um maior entendimento sobre o que é a capoeira e o quanto a capacitação é importante para o estímulo de ideias”.
Assim, vamos tecendo essa Rede tão ampla e diversa, oportunizando a todos vez e voz...que venham mais dez anos de muito aprendizado, desafios e conquistas!!!
ARTECA inova loja e produtos
Por José Benito Ouviña Leiro
A ARTECA - Associação dos Artesãos de Cananéia, após adequações estruturais e repintura do quiosque, com o apoio da Rede Cananéia, está a todo vapor na espera da temporada com novos artesãos da região (que confeccionam viola e rabeca), bem como artesão do Amazonas e indígenas locais (cestarias e pulseiras), agora também com outros produtos comerciais (esteiras, chinelos/rasteirinhas, baldinhos e boias infantis) no intuito de gerar renda adicional, para que possamos diminuir os custos operacionais, proporcionando melhor rendimento aos artesãos. Em breve estará fornecendo, também, sorvete de cataia, bem como outras iguarias produzidas pelos produtores rurais da região. Venham comprovar, visitando nosso quiosque na Rua Tristão Lobo, em frente ao Posto de Saúde do centro.
Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim participa de Festival de Cultura Afro
A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Filhos de Cananéia participou do Festival de Cultura Afro nos dias nove, dez e 11 outubro, de sexta a domingo, na cidade de Pariquera-açu, com diversas atividades, como apresentações culturais, oficinas, troca de graduação, aulas de capoeira, vivência com Mestres e confraternização.
Participaram todos os integrantes do grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim do Vale do Ribeira: Cananéia, Eldorado, Cajati, Iguape, Pariquera-açu e Registro e de outras regiões e Estados, como Franca, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Na última semana o Grupo participou, ainda, da Oficina de Técnicas de Canto no Hostel Casa Verde em Cananéia e Oficina de Capoeira na Ilha Comprida.
Encontro das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia
O Grupo de Mulheres da Enseada da Baleia se reuniu nos dias 11, 12, 13 de outubro para criação e confecção das peças de verão, que serão comercializadas na Feira de Economia Solidária, a ser realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca).
O Grupo é composto por nove mulheres que dividem a mão-de-obra trabalhando com autogestão, desenvolvendo a comunidade e gerando renda para as mulheres.
Enseada da Baleia participa de encontro de comercialização realizado pela Associação de Mulheres na Economia Solidária
O Grupo de Mulheres da Enseada da Baleia participou, em São Paulo, nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, da Oficina de Comercialização, onde duas representantes da comunidade puderam assistir a uma palestra da Griffe Criolê. O encontro foi realizado pela AMESOL - Associação de Mulheres na Economia Solidária, sendo que o evento pode render bons frutos, podendo trazer melhorias para o Grupo da Enseada, além das participantes repassarem a experiência a outros grupos da Rede Cananéia.
Grupo Cheiro do Mato desenvolve novo produto exclusivo para mulheres
No último dia dez de outubro o Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui se reuniu para estudo de uma nova fórmula, desenvolvendo e juntando os benefícios dos óleos essenciais com ervas medicinais para um produto aroma terapêutico para a elaboração de um sabonete líquido íntimo para as mulheres.
Há muito tempo o Grupo pensava nesse produto, que pudesse usar os benefícios da erva medicinal, acompanhada de óleos essenciais, para beneficiar as mulheres e, agora, após estudo e desenvolvimento, o empreendimento lançará o produto, de criação própria, sendo um produto biodegradável.
Rede Cananéia finaliza Projeto “Rede de Empreendedorismo Comunitário Cananéia”
Por Fernanda Martins e Elaine Marques
Neste mês de outubro a Associação Rede Cananéia finalizou o projeto “Rede de Empreendedorismo Comunitário Cananéia”, que contou com patrocínio da Petrobras e estava inserido na linha programática de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho; dando continuidade a uma linha de ações e projetos já iniciada pela Associação Rede Cananéia e já apoiada pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em três fases, no decorrer de seis anos (2009 – 2015), de fomento ao empreendedorismo comunitário, como forma alternativa de geração de renda e desenvolvimento local.
Nesta última fase um total de 16 grupos foram contemplados e dentre as ações estavam: oficinas de capacitação, intercâmbios entre os empreendimentos e implantação de módulos de produção; o desenvolvimento de uma rede de comercialização, oficinas de planejamento em assessoria e gestão junto aos empreendimentos; o desenvolvimento de processos de comunicação comunitária e mobilização popular, realização de duas feiras de economia solidária, um seminário de formação sobre economia solidária, estruturação e atualização de planos de comunicação dos empreendimentos e realização de oficinas de economia solidária com alunos e professores de escolas públicas.
Segundo os empreendimentos, grupos e comunidades participantes, o Projeto trouxe melhorias de estrutura, possibilidade de aquisição de equipamentos, capacitação com profissionais qualificados e com a própria equipe da Rede Cananéia, criação de novos produtos, oportunidade de intercâmbios com outras organizações e localidades, realização de planejamento estratégico que possibilitou uma visão mais ampla de cada organização e suas necessidades, além de proporcionar o desenvolvimento global dos grupos e seus participantes.
Ressalta-se que todas as metas estipuladas foram conquistadas, sendo muitas superadas pela Rede e pelos empreendimentos econômicos solidários e grupos participantes.
Durante a avaliação final, proposta pela equipe de trabalho da Rede Cananéia, foi possível perceber que os empreendimentos e grupos estão mais preocupados com a sustentabilidade financeira e não financeira dos empreendimentos, estão mais unidos, puderam se conhecer melhor durante a vigência do projeto e aprenderam a se ajudar mutuamente.
A Rede Cananéia está buscando novos editais para atender as demandas dos grupos que a compõem, não só na área empreendedora, mas também nas áreas social e cultural.
Jovens do Vale do Ribeira festejam término da formação de agentes socioambientais (FAS) com participação de jovem representando a Enseada da Baleia
Foi numa ensolarada manhã de sábado, em setembro último, que 67 jovens, de 16 a 29 anos, vindos de diversos bairros rurais de municípios paulistas e paranaenses da região do Vale do Ribeira ocuparam o auditório do Centro Cultural Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK), em Registro. Acompanhados por familiares e pessoas de suas comunidades, estavam ali para a última etapa da formação de agentes socioambientais (FAS), processo que se iniciou dez meses antes e que resultou na elaboração de 31 projetos e cinco campanhas de educação ambiental.
Os projetos serão implementados em sete municípios e envolvem comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas e agricultores familiares, em ações de valorização da cultura tradicional a partir do manejo de recursos naturais e da culinária, reaproveitamento de materiais descartáveis, implantação de fossas biodigestoras, capacitação para a produção orgânica, implantação de cisterna, restauração de matas ciliares, conservação de sementes de milho, confecção de aquecedores solares e formação de jovens.
A comunidade da Enseada da Baleia foi um dos projetos selecionados, onde será feito uma conscientização ambiental com criação de uma linha de produto criados a partir de materiais de pesca descartados.
SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia
Conheça a história, as parcerias e como ajudar
Por José Benito Ouviña Leiro
A SAVC - Sociedade Amigos da Velhice de Cananeia foi fundada em 21 de julho de 1973, sendo uma sociedade de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, filantrópico e assistencial, com o objetivo de amparar as pessoas idosas de ambos os sexos, em regime de internato, semi-internato, sem distinção de raça, condições sociais, credo e ou convicções políticas, ideológicas ou filosóficas. Para tanto, entre outras ações, se propõe a: motivar a comunidade a melhor conhecer a causa dos idosos e cooperar com entidades interessadas na sua defesa; proceder convênios com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, bem como solicitar e receber auxílios de órgãos públicos ou privados, promover e/ou estimular a realização de programas permanentes de prevenção e controle da saúde, promover entendimentos com todos os setores de atividades, contribuindo para criação de oportunidades adequadas de lazer permanentes e sem qualquer discriminação de clientela. Os recursos para a realização dessas ações são oriundos da contribuição de sócios, que normalmente, doam quantias a partir de R$ 5,00 mensais além de benefícios provindos das esferas governamentais, doações esporádicas. Além disso, a diretoria da entidade realiza ações beneficentes como bailes, jantares, bingos, eventos, entre outros. Contudo, o montante ainda é insuficiente para todos os gastos, que incluem alimentação, medicamentos, fraldas geriátricas, materiais de limpeza, folha de pagamento e sua despesa fixa (água, luz, telefone, encargos sociais, etc.), entre outros.
A SAVC presta serviço e executa projetos na esfera da proteção social de alta complexidade dirigido a idosos de ambos os sexos que se encontram em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal. O projeto é destinado às pessoas com mais de 60 anos ou, como já ocorreram situações de casos emergências, onde se acolhem usuários com idades mais baixas, oferecendo acolhimento institucional, que se encontre em situação de risco social e pessoal. A entidade conta, hoje, com 11 assistidos e graças à parceria com a Rede Cananéia e o Comitê Betinho foi possível fazer as reformas estruturais e pintura da entidade, proporcionando um ambiente mais aprazível, deixando o visual da entidade com aspecto de um lar.
Aproveitamos para esclarecer á população que a entidade É SOBERANA, NÃO POSSUINDO VÍNCULO ADMINISTRATIVO COM NENHUM ÓRGÃO PÚBLICO. POR ISSO, SOLICITAMOS ÀS PESSOAS QUE QUEIRAM COLABORAR MENSALMENTE OU ESPORADICAMENTE QUE ENTREM EM CONTATO PELO FONE 38511584, QUE IREMOS RECEBER NO DIA INDICADO PELO COLABORADOR.
E NÃO PERCAM: DIA 14 DE NOVEMBRO, NA QUADRA COBERTA DO MARATAYAMA - MAIS UM SUPER BINGO PARA ENGORDAR MAIS SEU NATAL E FIM DE ANO COM ÓTIMOS PRÊMIOS E SURPRESAS, SENDO UMA DELAS UM DRONE QUE FILMA, ETC.
Assinar:
Postagens (Atom)