A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 27 de julho de 2016
Apresentação do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo no SESC de Sorocaba
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizou uma apresentação cultural no SESC Sorocaba no dia 26 de junho.
O objetivo dessa apresentação foi mostrar a cultura do fandango caiçara, através das danças, toques e jovens tocadores que mantém a tradição.
Durante o final de semana, o integrante do Grupo, Rodolfo Vidal, realizou junto com Bianca Lanu, a Oficina “Pontos e Contos: Melodias Caiçaras em Bordados”, com exposição de instrumentos, livros, CD’s e DVD’s da cultura caiçara.
O resultado do trabalho bordado foi com os temas da vida e do cotidiano caiçara. Com muitos aplausos o púbico se encantou com a apresentação do grupo que agradece o convite especial do SESC – Sorocaba.
ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia
A ARTECA - Associação dos Artesãos de Cananéia, fundada em 25 de março de 2010, foi criada com o intuito de fomentar o artesanato local de forma integrada, promovendo o fortalecimento de cadeias produtivas locais, economia popular e solidária e a educação empreendedora do artesão, objetivando a eficiência desse empreendimento associativo econômico e cultural, traduzindo-se no fortalecimento das relações dos artesãos com o público, proporcionando o contato com a diversidade artística.
A ARTECA tem sua história intimamente relacionada com a Comunidade do Ariri. Sua missão é integrar Conservação da Biodiversidade & Desenvolvimento Sustentável, buscando a geração de renda, melhoria da qualidade de vida, organização das comunidades e valorização da cultura e hábitos caiçaras. Para tanto, criou, a princípio, uma parceria com a comunidade do Ariri e demais localidades do entorno, no sentido de divulgar e proporcionar a comercialização do artesanato tradicional. Com o passar do tempo outras comunidades e artesãos urbanos se juntaram ao mesmo ideal, com trabalhos estritamente manuais, como instrumentos do fandango (esculpidos ou escavados em madeira caixeta e couro), artefatos do cotidiano local, como esteiras, cestos, balaios, apás e vassouras(trançados ou amarrados em timbopeva, taboa e taquara-açu);pilões, remos e artefatos decorativos como miniaturas em caixeta, artesanato em tecido. Hoje contamos com artesanatos das comunidades indígenas do Xingu.
O espaço de vendas localiza-se nas esquinas da Rua Tristão Lobo com Paulo de Almeida Gomes (frente ao PSF-Centro e Fundo Social) e os artesãos que estiverem interessados em expor seus artesanatos deverão nos procurar, pois teremos o enorme prazer em colocar seus trabalhos valorizando assim ainda mais a cultura local.
Contatos 13-996683854 – e-mail: jbleiro1@hotmail.com –
Facebook: http://www.facebook.com/arteca.artesaosdecananeia
Um ano de Jongo e XI Arraiá Tiduca
Liliana Soares
Aconteceu no dia 15 de julho a festa de “Um Ano de Jongo Tiduca”, no Terreirão do Rocio. Além de toda a Comunidade Jongueira Tiduca, esteve presente Antonio Marcondes Filho, o Mestre Totonho, do Jongo de Guaratinguetá, São Paulo, Messias Freitas e Silvia Reis, do Jongo da Lapa, Rio de Janeiro, o grupo de jovens da Associação Grupo Cultural Tiduca, que fez uma pré-apresentação do Projeto “Comunidade Negra do Rocio – Redescobrindo Nossas Raízes Jongueiros”, e também diversos amigos e apreciadores da cultura afro.
Ao pé da fogueira e ao som dos tambores, a energia emanava no ar, que nem a chuva que caiu conseguiu espantar os participantes.
E as festividades não pararam por aí, no dia 16 aconteceu o “XI ARRAIÁ TIDUCA”, na Praça Theodolina Gomes – Tiduca. Desde cedo, integrantes da Associação estavam na praça para deixar tudo pronto para a festa, que iniciou às 14h com muitas atrações para as crianças, com oficinas e brincadeiras, além de barracas de artesanatos, comidas e bebidas.
Durante todo o dia, diversas atrações culturais, tais como a apresentação teatral, com o COLETIVO ALMA (São Paulo – SP), apresentação de Maracatu com o Grupo Cultural Zabelê (Santos – SP), quadrilha infantil e adulto. A Associação Tiduca também marcou presença nas apresentações culturais, com a Contação de História, apresentação do Maracatu Tiduca e Roda de Coco Tiduca. E para fechar a noite, muito forró com a Banda Cataia.
O primeiro semestre foi bastante movimentado para a Associação, mas o segundo não será diferente, muitas coisas ainda estão por vir com a marca Tiduca!
Moradores da Casa do Idoso vão ao teatro
A SAVC - Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia, através de suas assistentes sociais proporcionam aos nossos idosos momentos de lazer e de dinâmicas para um melhor convívio, fazendo trabalhos manuais, palestras, vídeos das comunidades caiçaras de Cananéia e neste mês de junho foram contemplados com a ida ao teatro realizado na biblioteca municipal.
Cananéia presente no Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Entre os dias seis e dez de Julho de 2016, Cananéia esteve presente na XV Festival de Cultura Tradicional do Vale do Paraíba, que aconteceu em São José dos Campos, com artesanato tradicional (e peixe defumado).
Esta participação só foi possível, graças à parceria dos artesãos de Cananéia com o Departamento Municipal de Cultura de Cananéia.
Segundo o artesão Amir de Oliveira Garcia Filho, este evento promove o encontro de amigos/artesãos com o objetivo de divulgar a cultura de suas cidades e proporcionar geração de renda. Além de promover outros tipos de arte tradicionais. Este evento que conta "com grupos tradicionais, artesãos e culinaristas vindos de mais de 100 municípios do Estado, o Revelando se estabelece como uma festa plural que fortalece os costumes passados de pais para filhos. Os cinco dias de comemorações acolhem atividades como batuques, folias de reis, cavalaria, fandango, bonecões, grupos de violeiros e rodas de conversa, unindo artistas e visitantes de diferentes municípios em torno de uma grande celebração cultural. Com todas as suas cores e sabores, o Revelando São Paulo Vale do Ribeira exalta a força do Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo e abraça a todos que desejam preservá-lo para as gerações futuras", segundo a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Assinar:
Postagens (Atom)