quarta-feira, 21 de junho de 2017

Novo itinerário da coleta seletiva em Cananéia


Casa do Idoso realiza Bingo em prol da entidade

Por José Benito Ouviña Leiro
No dia 20 de maio, sábado, a Casa do Idoso de Cananéia, mantida pela SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia, realizou o tradicional Bingo da Casa do Idoso na Fábrica de Sonhos - Quadra coberta Maratayama, este evento anual proporciona a instituição, um reforço de caixa para pagamento de despesas como férias, 13º salário, entre outros, e como sempre puderam contar com o apoio de colaboradores e a imprescindível presença da nossa população, que a cada ano cresce. A nossa gratidão por fazer do evento um grande sucesso a cada ano.

Jongo, plantio, bazar e mutirão!

As ações da Associação Grupo Cultural Tiduca não param!
Por Liliana Soares
Para finalizar o mês de maio, a Comunidade Jongueira Tiduca realizou o tradicional Dia do Jongo, onde os integrantes se reuniram e se dividiram para preparar o Terreirão do Rocio, com a arrumação do espaço e a montagem da fogueira, como também a refeição coletiva. Não deixando de lado a comemoração dos aniversários do mês, os tambores ecoaram e a energia foi contagiante. A Roda ocorreu no dia 27 de maio. E no início do mês de junho, dia três, integrantes da Associação, juntamente com os jovens Tiduqueiros e Dona Maria Juliana Pedro Rodrigues, se reuniram para fazer o plantio de algumas mudas de flores na Praça Theodolina Gomes – Tiduca. Esta ação visa embelezar a Praça para a grande festa que está por vir, o 12º Arraiá Cultural Tiduca. No dia 17, aconteceu o 5º Bazar Tiduca, no CCI – Centro de Conveniência do Idoso, no bairro do Acaraú. Com uma grande variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, muitos casacos e cobertores, ideais para aquecer no inverno. Com preços acessíveis aos munícipes, o bazar teve início às 9 horas da manhã com fila na porta, assim como nas edições anteriores. E completando o final de semana de muito trabalho para a Associação, no dia 18, integrantes do Tiduca se reuniram no Terreirão do Rocio para limpeza te organização do espaço. Como de costume, houve a parada para o almoço coletivo, onde os Tiduqueiros puderam recarregar as energias e voltar ao trabalho. O mutirão de limpeza no Terreirão e o plantio das mudas na Praça Theodolina Gomes – Tiduca são ações de preparação dos espaços para os dois eventos que acontecerão nos dias 14 e 15 de julho, que são “2 Anos da Roda de Jongo”, que comemora o segundo ano da Comunidade Jongueira Tiduca e o “12º Arraiá Cultural Tiduca”, onde a Associação homenageará o Estado da Bahia. Para os eventos estão confirmadas as presenças de grupos culturais e Mestres que desenvolvem e disseminam a cultura popular por todo o País. A Associação Grupo Cultural Tiduca convida a toda população para prestigiar e participar dos eventos culturais.

Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresenta na Festa do Mar

Por Amir Oliveira Garcia Filho
Uma tradição caiçara que aconteceu nos dias de 15 a 18 de junho, com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura e a gastronomia local com atrativos de palco, todos nossa cidade, foram quatro dias de muito fandango, baile, artesanato e boa comida caiçara. O Grupo São Gonçalo participou da abertura do evento com o bom fandango de baile, no espaço gastronômico da Festa, também outros grupos como Família Neves, Esperança, Violas de Ouro do São Paulo Bagre, Vida Feliz participaram. O evento aconteceu com exposições de artesanato e da agricultura familiar. Ficam nossos parabéns e agradecimentos à Prefeitura de nossa cidade e todos que participaram e visitaram essa bela festa.

Cheiro do Mato visita Escola Bairro Cubatão

Por Helder dos Santos de Oliveira
O Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui esteve presente no dia 14 de junho, quarta-feira, na Escola Estadual “Bairro Cubatão”, para participar das ações sobre sustentabilidade da Escola. A Escola reconhece que o Grupo do Itapitangui desenvolve ações sustentáveis em seu trabalho aromaterápico com produtos naturais e plantas medicinais como: sabonetes, xampus, repelentes, sachês aromáticos e outros. A relação da Unidade Escolar com o Grupo Cheiro do Mato se dá desde sua formação, por meio do Projeto “Plante seu alimento, faça seu remédio”, desenvolvido há cerca de dez anos pelo Coletivo Educador do Lagamar/Associação Rede Cananéia, que teve a Escola como parceira. O grupo teve a oportunidade de contar sua história e suas ações cooperativistas, sustentáveis, de respeito ao meio ambiente, para professores, funcionários, alunos e visitantes da exposição da Sustentabilidade, realizada pelo PEF – Programa Escola da Família da Unidade Escolar, em um dia alegre, que envolveu arte, educação com música, artesanato, reciclagem e aromaterapia.

Capoeira apresenta Maculelê na Festa do Mar

Por Zalber dos Santos
A ADCCFC - Associação Desportiva e Cultural de Capoeira “Filhos de Cananéia” esteve presente na 12ª edição da “Festa do Mar”, no município de Cananéia, com a apresentação da dança do Maculelê, realizada sábado, dia 16 de junho, às 19h, pelo Professor Zalber dos Santos e seus alunos. A ADCCFC e os organizadores do evento já fazem uma bela parceria há muito tempo, desde a primeira edição da “Festa do Mar”, há 16 anos atrás, quando a Associação sempre esteve presente em todas as suas edições, fazendo apresentações culturais como roda de capoeira, puxada de rede, dança do coco, ciranda e o maculelê , divulgando a cultura afro-brasileira e somando para abrilhantar ainda mais esse belo evento!

Semana do Meio Ambiente - 2017

Unidades de Conservação do Núcleo integrado de Cananeia realizam limpeza na Ilha do Bom Abrigo e coletam 405 kg de lixo
Por Daiana Proença Bezerra
No dia seis de junho de 2017, em comemoração à Semana do Meio Ambiente e ao Dia dos Oceanos, os funcionários das Unidades de Conservação - Parque Estadual Ilha do Cardoso, Parque Estadual Lagamar de Cananeia e APA Marinha Litoral Sul, em parceria com a Prefeitura de Cananéia, foram até a Ilha do Bom Abrigo para realizar mais uma ação de limpeza. A equipe recolheu, principalmente, garrafas de vidro, plásticos e latas de alumínio, além de restos de artefatos de pesca como isopor, redes e cordas. O lixo que se acumula na ilha é trazido pelas correntes de maré ou descartado indevidamente por frequentadores do local. Todo o material recolhido foi levado até a Cooperativa de Catadores de Cananéia - COOPERCANIS, onde foi pesado e separado segundo a possibilidade de reciclagem. Ao todo, foram recolhidos 405 kg de resíduos, sendo que apenas 171 kg são materiais que poderão ser reciclados. Os 234 kg restantes foram considerados como rejeito, sendo destinados ao aterro sanitário de Pariquera-açu. Novas ações de limpeza serão feitas em praias e ilhas da região pela equipe das Unidades de Conservação e parceiros, porém, é urgente a colaboração de todos no sentido de destinar corretamente o lixo. Consumir menos e evitar o uso de determinados itens como canudos, copos e sacolas plásticas, destinar o material reciclável para a coleta seletiva e destinar o lixo orgânico para a compostagem, por exemplo, são ações relativamente simples, mas extremamente importantes para garantirmos ambientes mais limpos. A responsabilidade sobre os resíduos é de todos: sejam turistas, pescadores, barqueiros, pesquisadores, ambientalistas ou órgãos públicos, todos têm o dever de cuidar do patrimônio natural e da saúde dos mares, rios e praias, antes que seja tarde demais para agir. Serviço APA Marinha do Litoral Sul Fones: (13) 3851-1163 ou (13) 3851-1108. E-mail: apamarinhals@fflorestal.sp.gov.br Horário de Funcionamento: 2ª à 6ª feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

CAF – Cananéia Artes e Fibras participa da Virada Feminina na Escola da Família da Escola Yolanda

Oficina de artesanato foi sucesso no evento
O último dia 27 de maio foi de muitas atividades direcionadas às mulheres da comunidade de Cananéia, o PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro realizou um dia de ação pela Virada Feminina que contou com a participação da CAF – Cananéia Artes e Fibras, às 10h, com Oficina de Trançado em Fibras com a educadora voluntária Valkíria Monteiro Pereira.