sexta-feira, 12 de novembro de 2021

APAE de Cananéia realiza campanhas

 



A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia realizou em 22 de setembro, quarta-feira, a Carreata em comemoração ao Setembro Verde (mês oficial da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência), que tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da Inclusão social. Participaram funcionários, colaboradores e diretores, destacando-se a presença da diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosalina Coelho Pires, dos vereadores Gabriel Guimarães dos Santos, Heitor da Silva Atanásio, Lucas Alves Barreto, acompanhados pela presidente da Câmara, Cidilene Rosana de Lara Paula.

Significativas também foram as participações dos policiais militares que nos prestaram a segurança do evento. Igualmente a Polícia Ambiental compôs a carreata. O Supermercado Yassuy e Julinho Emendex (Júlio César Ferreira de Almeida) viabilizaram a obtenção de imagens via drone e gravaram a mensagem sonora divulgada ao longo do trajeto. Marcos Cruz, do Trenzinho, conduziu os usuários, pelas ruas da cidade.

Em 28 de outubro, quinta-feira, a entidade organizou uma palestra com os usuários e suas famílias sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul (meses de conscientização do câncer de mama e de próstata), com o objetivo de proporcionar conhecimento de forma interativa e dinâmica sobre o tema. O encontro organizado pela assistente social Maisa Ribeiro e psicóloga Giulia Barreto dos Santos, teve a contribuição do enfermeiro Donizette Joaquim de Melo, do técnico de enfermagem Alessandro Glauco Teixeira Lukachaki, da nutricionista da APAE Itaiani Alves Pereira e presença dos autodefensores Matheus Oliveira Santiago da Silva, Maria da Glória Alves e Odete de Souza. O evento foi realizado no Hotel Pousada da Néia (Grupo Ferreira Barros), a quem também agradecemos.

terça-feira, 2 de novembro de 2021

COOPERCANIS conta com novo caminhão para a coleta seletiva

 



            No último dia 20 de outubro, quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Cananéia adquiriu um caminhão para a coleta seletiva de Cananéia, através do Projeto do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, que foi escrito pela municipalidade na gestão passada. Com a nova gestão da Prefeitura o Departamento do Meio Ambiente continuou o Projeto para a melhoria da coleta seletiva no município.

Hoje a Cooperativa não é contratada pela Prefeitura para fazer a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos.  A Associação Rede Cananéia junto com a COOPERCANIS - Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia dentro do COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cananéia estão encaminhando a aplicação da coleta seletiva na cidade, sendo discutido o orçamento anual e nele constou o recurso para a contratação da aplicação da coleta seletiva. 

Instituto para o Desenvolvimento e Investimento Social cria Rede de Organizações da Sociedade Civil no Vale do Ribeira

A estrutura criada é a mesma da Rede Cananéia, só que de abrangência regional

 

No último dia 19 de outubro, terça-feira, das 8h às 16h, na Estação Itimirim em Iguape, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento e Investimento Social executou o Projeto Fortalecimento de Rede de OSCs, financiado pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, sendo que nesse dia foi a finalização do Projeto, que contou com a criação uma Rede de Organizações da Sociedade Civil - OSCs do Vale do Ribeira. A Rede tem por objetivo promover o fortalecimento das OSCs, por meio da criação e fortalecimento da Rede, para potencializar o impacto do trabalho produtivo que as Organizações Sociais realizam junto a pessoas em situações de vulnerabilidade social.   (cursos, capacitações).

Nesse dia a Associação Rede Cananéia apresentou o seu funcionamento que é bem parecido com a da Rede OSCs, sendo formada por organizações da sociedade civil de Cananéia, com vistas a se fortalecerem mutuamente, objetivando o desenvolvimento local. A Rede Cananéia está fazendo, neste mês de novembro, 18 anos de existência e, com isso, evidencia que o trabalho de sistema em Rede junto a organizações sociais pode dar certo e já vem sendo uma realidade na cidade de Cananéia.


segunda-feira, 6 de setembro de 2021

CAF – Cananéia Artes e Fibras participa do FESTIVALE – Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo no Vale do Ribeira

 

A Oficina de Artesanato da CAF foi uma das atrações do Festivale em 24 de agosto

 


A CAF – Cananéia Artes de Fibras realizou uma Oficina de Artesanato (porta guardanapo de taboa), ministrada pela artesã Valkíria Monteiro Pereira, no Festivale - Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo no Vale do Ribeira, indo ao ar pelo Canal do Youtube do Projeto, no dia 24 de agosto, às 19h, contando com 249 participações.

O Festivale contou com apresentações, que levaram o melhor da cultura do Vale do Ribeira para a casa das pessoas, com uma programação, que contou com 12 dias, de 18 a 29 de agosto, sempre a partir das 19h, com transmissão pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UC03iG8C7Z0UpZRK2tRksqAw  e pelo facebook do Projeto https://www.facebook.com/festivaledoribeira, com atrações que contaram com seis rodas de conversa, seis oficinas, seis relatos de experiências, 17 apresentações artísticas, duas apresentações de pratos típicos e um curso de empreendedorismo online, envolvendo participantes de dez cidades do Vale do Ribeira, atingindo um público de 2.672 expectadores pelo youtube e 11.072 pessoas pelo facebook, totalizando um público geral de 13.744 expectadores.

O Festivale foi uma realização da Associação Grupo Cultural Tiduca, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Aldir Blanc, sendo que o evento trouxe atrações de seis segmentos artísticos, captando o melhor da cultura, empreendedorismo e economia criativa do Vale do Ribeira.

O evento teve como objetivo oportunizar uma experiência de aprendizado, troca de informações, divulgação e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação, fruição e o desenvolvimento de setores da economia criativa e do empreendedorismo no Vale do Ribeira.

O FESTIVALE contemplou algumas linguagens artísticas, culturais e da economia criativa que são de extrema importância para o Vale do Ribeira, pois geram renda por meio de produtos e serviços baseados no capital intelectual e criativo, e que foram muito afetados durante a pandemia, sendo eles: Artesanato, Gastronomia, Música, Patrimônio Imaterial, Teatro e Diversidade Cultural.

Para assistir às apresentações ou para outras informações sobre o Projeto, os eventos, os participantes e o Vale do Ribeira, estão à disposição no site do evento: https://festivaledoribeira.com.br/ , na página do facebook: https://www.facebook.com/festivaledoribeira ou no instagram @festivaledoribeira.

            A Oficina da CAF está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=WG6bELvXyMM&t=119s .

São Gonçalo participa da Feira do Produtor em Cananéia

 


            O Grupo São Gonçalo participa da Feira do Produtor em Cananéia, que acontece aos sábados, das 06h às14h, na Praça do Rocio, por meio de parceria com a Associação Rede Cananéia, que sede a barraca para o Grupo.

            Dessa forma, o Grupo consegue comercializar seus produtos agroecológicos, como mudas de cataia, de temperos e as PANCs – Plantas Alimentícias não Convencionais, além de artesanatos tradicionais, como brinquedos de madeira e colheres de pau e bambu.

            O Grupo agradece aos parceiros e colaboradores!

Vamos dar a despedida com um verso da nossa cultura tradicional do fandango: “Meu pai me mandou pra vida, num momento de amor, e o bom daquele segundo, grande como a dor do mundo, hoje me acompanha aonde eu vou.” E viva São Gonçalo!

CMDCA de Cananéia realiza Curso de Capacitação para conselheiros e parceiros

 




 

            Nos dias cinco e seis de agosto, quinta e sexta-feira, das 08h às 17h, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cananéia, realizou um curso de capacitação para conselheiros e parceiros, na sede do CCI – Centro de Convivência do Idoso de Cananéia. Segundo Giselle Alves Villar, presidente do CMDCA pela Associação Rede Cananéia, o curso foi oferecido para as cinco conselheiras do Conselho Tutelar, cinco vagas para suplentes do Conselho Tutelar, cinco vagas para o CMDCA, uma vaga para a Polícia Militar e quatro vagas para o Departamento Municipal de Serviço Social, dentro dos protocolos sanitários em razão da pandemia de COVID-19.

            O Curso, organizado pelo CMDCA, com a utilização de orçamento da pasta da Prefeitura Municipal de Cananéia, foi ministrado pela professora e psicopedagoga Ana Cristina de Souza, da empresa Ateliê Pedagógico – Consultoria em Desenvolvimento Social, com entrega de certificados aos participantes no final do Curso.

Segundo Gisele, “a capacitação foi muito importante para juntar e escutar órgãos como Conselho Tutelar e CDMCA e, juntos poderem oferecer um trabalho de proteção às crianças e adolescentes no município de Cananéia.

COOPERCANIS pode ser contratada para a realização da Coleta Seletiva em Cananéia

 


     O COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cananéia, em 2021, teve sua primeira reunião no dia 15 de junho, terça-feira, onde foram levantados os casos de prioridade para o município, como a ampliação da coleta seletiva, pois hoje acontece o projeto piloto que já está em funcionamento há mais de cinco anos, sendo realizado pela COOPERCANIS - Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia. A COOPERCANIS realiza tal trabalho sem receber nenhuma vantagem, apenas pela venda do material reciclado, sendo que já foi comprovado, por relatoria, que a venda do material não paga os custos de trabalho da cooperativa.

Em reunião foi levantada, novamente, a contratação da COOPERCANIS para realizar esse trabalho de grande importância para o município e para o mundo. Já na segunda reunião do COMDEMA, no dia 19 de agosto, quinta-feira, foi colocado no orçamento anual o orçamento prévio de quatro anos para a ampliação da coleta seletiva, com a contratação da COOPERCANIS.

De acordo com Isadora Parada, “no momento, segundo informações prestadas pela Prefeitura na reunião do COMDEMA, o Departamento de Meio Ambiente está incluindo no PPA (Plano Plurianual) a previsão de recursos financeiros para o programa de coleta seletiva.

A Rede Cananeia está acompanhando e vai cobrar junto à Câmara Municipal a aprovação do orçamento para o programa de coleta seletiva.

Segue abaixo a linha do tempo da Implantação da Coleta Seletiva no município de Cananéia:



 

Cheiro do Mato realiza parcerias para escoar produtos

 




Por volta de 2010 nascia o grupo Cheiro do Mato, começamos apenas com sabonetes artesanais de glicerina e essências.

Hoje temos uma linha completa de shampoos, condicionadores, repelentes e sabonetes íntimos, recentemente lançamos uma linha de sabonetes de argila, ideal para limpeza e rejuvenescimento da pele, através do boca a boca e divulgações nas redes sociais muitas pessoas estão interessadas em conhecer os nossos produtos.

Há pouco tempo conseguimos parceria com duas pousadas, uma em Ilha Comprida e outra no Centro de Cananéia, que irão consumir os nossos produtos e, também, revender para os seus hóspedes, sendo assim, vamos conseguir expandir o nosso trabalho e levar um produto de qualidade para nossos consumidores.

domingo, 27 de junho de 2021

A COOPERCANIS está de volta na coleta seletiva

 

Após três meses parada, devido o conserto do caminhão a coleta seletiva voltou!





A Prefeitura Municipal de Cananéia contratou uma empresa terceirizada para fazer apenas a coleta. No dia onze de maio a COOPERCANIS - Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia, a Associação Rede Cananéia e Isadora Parada, apoiadora da implantação da coleta seletiva, juntamente com o prefeito Robson Leonel e Juliana Rodrigues Gato, responsável pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente, reuniram-se para falar sobre a contratação da coleta seletiva, reforma do barracão e contar toda a história da conquista e dificuldades enfrentadas pelos cooperados.

Esperamos que a Prefeitura cumpra com o seu papel.

APAE ativa. Mais uma profissional!

 


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia (APAE) conta com uma nova profissional contratada, a Terapeuta Ocupacional Wanessa Schneider, que iniciou seu trabalho recentemente na instituição e já está atendendo os usuários.

A APAE permanece com seus atendimentos adaptados devido à pandemia de COVID-19, respeitando as recomendações de distanciamento social e higiene, assegurando a manutenção da oferta do atendimento.

Aprovado o Plano de Manejo da APA Marinha do Litoral Sul

 

Finalmente, após muito trabalho, foi aprovado o Plano de Manejo da APA – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul, sob o Decreto 65.774 de sete de junho de 2021, sendo que a criação do Plano havia sido realizada pelo Decreto 53.527 de oito de outubro de 2008.

 O Decreto do Plano de Manejo da APA Marinha do Litoral Sul e respectivo mapa de zoneamento estão disponíveis no site da Fundação Florestal: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/planos-de-manejo/planos-de-manejo-planos-concluidos/

O zoneamento também está disponível no DataGeo, e pode ser acessado por meio do link: http://datageo.ambiente.sp.gov.br/app/?ctx=UC

A APA Marinha está elaborando um material de divulgação com linguagem mais simples e em breve proporá uma agenda de diálogos sobre o plano, para divulgação e para esclarecimento de dúvidas! Aguardem que assim que possível, enviarão proposta de programação!

Qualquer dúvida a APA Marinha está à disposição.

A Rede Cananéia parabeniza o excelente trabalho desenvolvido por toda a equipe da APA, liderada por Letícia Quito, a quem manifestamos nossa homenagem. Parabéns!

Cananéia lança vídeo com linguagem teatral sobre prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças

 

A ação, realizada em parceria com o CMDCA, Escolas Públicas locais e Trupe Caracol lançou um vídeo na plataforma youtube para orientação a crianças do Ensino Infantil

 


No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma parceria do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e escolas municipais e estaduais locais, oportunizou a realização de uma ação de esclarecimentos junto aos professores do Ensino Infantil cujo tema é: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas escolas”.

O CMDCA está à disposição e oferece o livro digital e a contação de histórias “PiPo e FiFi – Ensinando Proteção contra a Violência Sexual na Infância”, de Caroline Arcari (autora) e Isabela Santos (ilustradora), narrado teatralmente pela Trupe do Caracol, disponível no link: https://youtu.be/e-RJTT10Qm8.

Este material será disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Cananéia para que seja amplamente divulgado, facilitando, assim, o acesso para ser utilizado a qualquer momento, para tanto há a necessidade da parceria na divulgação e efetivo trabalho.

Vale ressaltar que esse trabalho teve início com a parceria da Associação Rede Cananéia (que compõem o CMDCA) e Canal Futura, dentro do Projeto Crescer sem Violência, da Maleta Futura.

Parabéns ao CMDCA pela bela iniciativa.

E Viva São Gonçalo!

 

Por Amir Oliveira Garcia Filho

 





No último dia três de junho, quinta-feira, a Casa do Artesão recebeu o Grupo de Teatro “Caixa Preta”, da cidade de Registro, para conclusão do vídeo “Contando um poema do Júlio Fandango”, que foi exibido no SESC – Serviço Social do Comércio e pela plataforma youtube no dia 18 de junho.

Durante a pandemia estamos no reinventado, na sede do Grupo São Gonçalo acontece a Oficina Escola de Artesanato, agora também Casa do Artesão, sendo uma oportunidade de vendas para a nossa produção e dos artesãos do Ariri.

Fica a nossa despedida com verso do fandango:

“Bate, bate coração,

Rebenta com esse peito.

Ai, como cabe tanto amor,

Neste espaço tão estreito”.

 

Cheiro do Mato: Óleos essenciais e ervas medicinais

 





Em novembro de 2010 nascia o Grupo Cheiro do Mato, com a produção de sabonetes, shampoos, condicionadores, sabonetes íntimos, repelentes e hidratantes, sendo tudo isso com a utilização de óleos essenciais e ervas medicinais.

Por volta de 2019 começamos a produzir sabonetes de argila, produto ideal para a pele.

Tudo isso foi realizado através da Associação Rede Cananéia.

O grupo é composto por quatro pessoas, sendo elas: José Irene dos Santos (coordenador, realização de pesos e medidas e vendas); Antonia A. dos Santos (dissolução da matéria-prima, embalagem e etiquetagem dos produtos); Datislene M.A. dos Santos (embalagem, etiquetagem e vendas) e Bianca S. Novaes (vendas e divulgação).

A ação e a produção são realizadas a cada 15 dias, muitas vezes dependendo da demanda de pedidos, sempre realizadas na sede do Grupo Cheiro do Mato, situada à Rua Benjamin de Lara, s/nº, no bairro do Itapitangui – Cananéia/SP.

O objetivo é expandir os nossos produtos no Vale do Ribeira e na nossa comunidade, assim valorizar os saberes milenares e, com isso, gerar renda para o Grupo e seus familiares.

Na data de 20 de junho, das 08h30 às 14h30, foi realizada mais uma produção.

Não podemos esquecer de comunicá-los que tudo isso é realizado por um químico responsável, Jonas Irene dos Santos.

Para adquirir um dos nossos produtos é só entrar em contato conosco, realizamos, também, oficinas no seu Bairro.

Agradecemos a preferência!

Contatos: (13) 99781-6671 (Vivo) e (11) 94530-3044 (Claro). E-mail: cheirodosmatos@gmail.com.