domingo, 13 de julho de 2025

Festa da Tainha na Comunidade do Marujá, na Ilha do Cardoso

 



XIX Festival da Tiduca está chegando com celebração da cultura afro-caiçara em Cananeia

 


 



Nos dias 18 e 19 de julho de 2025, a cidade de Cananeia/SP recebe o XIX Festival da Tiduca – Uma Imersão Afro Caiçara, um evento gratuito que transforma a Praça Tiduca em espaço de encontro, arte e resistência. Com uma programação rica em diversidade, o Festival reúne expressões culturais afro-brasileiras, caiçaras e populares do Vale do Ribeira e de outras regiões.

O Festival traz como tema central a Imersão Afro Caiçara, convidando o público a vivenciar o território por meio de saberes ancestrais, músicas, danças, rodas de conversa, feira criativa, cortejos, oficinas, gastronomia tradicional e atividades para todas as idades.

Um dos momentos mais simbólicos do evento acontece logo no dia 18 de julho, com a comemoração dos 10 anos do Jongo Tiduca. Para celebrar essa trajetória de resistência e memória, o Festival contará com a presença de 06 comunidades jongueiras convidadas, vindas de diferentes territórios, fortalecendo as trocas e reafirmando o jongo como patrimônio cultural afro-brasileiro.

Todas as atividades são gratuitas. Este Projeto é uma realização da Associação Grupo Cultural Tiduca viabilizada com recursos do ProAC - Edital Fomento CULTSP - PNAB No.18/2024, com apoio da Prefeitura Municipal de Cananéia. NAO PERCA!

 

 

Vitória da cultura afro-brasileira em Cananeia!

 


 


É LEI!  A cidade de Cananéia agora reconhece oficialmente o Jongo, o Maracatu Nação e a Roda de Capoeira como Patrimônios Culturais Imateriais do município!

              Essa conquista histórica é fruto da união e mobilização dos nossos três Pontos de Cultura:  Maracatu Mar de Kaiala, Associação Grupo Cultural Tiduca e Capuêra Angola Na Ginga da Maré

Com atuação contínua há mais de 20 anos, esses coletivos mantêm vivas as tradições afro-brasileiras por meio de oficinas, apresentações, cortejos e ações educativas.

              Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 04/06 e sancionado pelo Prefeito em 25/06, o projeto agora é LEI MUNICIPAL nº 2.505/2025! 

              Esse é um marco para Cananeia e todo o Vale do Ribeira:  Reforça a valorização da ancestralidade, garante proteção e salvaguarda às tradições, fortalece a identidade cultural do nosso território.

              Seguimos de pé, com batuque, corpo e memória!

              Cultura é resistência. Cultura é direito.

 

#CulturaViva #PatrimonioImaterial #Cananéia #ValeDoRibeira #MaracatuMarDeKaiala #Tiduca #NaGingaDaMaré #MaracatuNação #CapoeiraAngola #Jongo #PontosDeCultura #CulturaAfroBrasileira #LeiAprovada #GestãoCultural #BatuqueÉResistência

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Convite

 


Oficinas de Confecção de Agbês fortalecem a cultura afro-brasileira em Cananéia







O Ponto de Cultura Maracatu Mar de Kaiala, integrante da Associação Rede Cananéia, realizou no ultimo sábado e domingo, a Oficina de Confecção de Agbês (xequerês), envolvendo a comunidade local no fortalecimento da tradição afro-brasileira. A atividade reuniu 20 participantes, que aprenderam não apenas a técnica de confecção dos agbês, mas também a importância histórica e simbólica desse instrumento na cultura afro e no universo do Maracatu de Baque Virado.


A oficina foi ministrada pelo percussionista e Ogã, filho da tradicional Nação Encanto do Pina, de Pernambuco, referência no Maracatu de Baque Virado, com assistência de Bárbara de Aquino, agbezeira e batuqueira do Maracatu Mar de Kaiala. Juntos, compartilharam seus conhecimentos, técnicas e vivências com o grupo, proporcionando uma verdadeira imersão no significado ancestral dos agbês.


Os instrumentos confeccionados durante a oficina ficaram à disposição dos alunos que participam das Oficinas Semanais de Iniciação ao Maracatu, realizadas gratuitamente às terças-feiras, na Praça Tiduca, em Cananéia. A ação visa democratizar o acesso à cultura afro-brasileira, estimular a formação musical e fortalecer a identidade cultural local.


As Oficinas de Confecção de Agbês foram viabilizadas com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC/SP), reafirmando o compromisso do Ponto de Cultura Mar de Kaiala em promover ações de valorização das matrizes africanas e a preservação do patrimônio imaterial em Cananéia.

domingo, 9 de março de 2025

Rede Cananéia realiza CineSol

 

O Projeto “CineSol: Luz, Câmera, Ação na Economia Solidária de Cananéia” é um festival audiovisual e Feira de Economia Solidária, que acontecerá no próximo dia 15 de março

 


A Associação Rede Cananéia promove, no próximo dia 15 de março, sábado, das 13h às 23h, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), no Centro de Cananéia, o "CineSol: Luz, Câmera, Ação na Economia Solidária de Cananéia", um festival audiovisual que celebrará e exibirá as produções e resultados dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo no município de Cananéia, com a exibição de nove vídeos, contando com rodas de conversa sobre as produções, oficinas e intervenções artísticas.

O evento ocorrerá dentro da ECOSOL - Feira de Economia Solidária de Cananéia, espaço comum de comercialização solidária para associações, grupos e coletivos associados, artesãos e artesãs, parceiros locais e regionais, desempenhando um papel importante no desenvolvimento econômico, na promoção da cultura local, no estímulo à criatividade e na promoção de colaborações e networking dentro do setor criativo.

O evento pretende criar uma plataforma vibrante e inclusiva para os talentos locais apresentarem suas obras ao público. Além das exibições, o festival contará com oficinas e debates, promovendo a cultura audiovisual e o espírito de comunidade.

Empreendimentos que queiram se inscrever para comercializarem na Feira, devem preencher formulário de inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5nXjCXeHR1M-DGxGcMvBw1J-IbMP2hp1l0FElVoaZ77H7xw/viewform?usp=header

Realização: Associação Rede Cananéia.

Patrocínio/Apoio: Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, Departamento de Cultura de Cananéia, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.