quinta-feira, 8 de maio de 2025

Convite

 


Oficinas de Confecção de Agbês fortalecem a cultura afro-brasileira em Cananéia







O Ponto de Cultura Maracatu Mar de Kaiala, integrante da Associação Rede Cananéia, realizou no ultimo sábado e domingo, a Oficina de Confecção de Agbês (xequerês), envolvendo a comunidade local no fortalecimento da tradição afro-brasileira. A atividade reuniu 20 participantes, que aprenderam não apenas a técnica de confecção dos agbês, mas também a importância histórica e simbólica desse instrumento na cultura afro e no universo do Maracatu de Baque Virado.


A oficina foi ministrada pelo percussionista e Ogã, filho da tradicional Nação Encanto do Pina, de Pernambuco, referência no Maracatu de Baque Virado, com assistência de Bárbara de Aquino, agbezeira e batuqueira do Maracatu Mar de Kaiala. Juntos, compartilharam seus conhecimentos, técnicas e vivências com o grupo, proporcionando uma verdadeira imersão no significado ancestral dos agbês.


Os instrumentos confeccionados durante a oficina ficaram à disposição dos alunos que participam das Oficinas Semanais de Iniciação ao Maracatu, realizadas gratuitamente às terças-feiras, na Praça Tiduca, em Cananéia. A ação visa democratizar o acesso à cultura afro-brasileira, estimular a formação musical e fortalecer a identidade cultural local.


As Oficinas de Confecção de Agbês foram viabilizadas com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC/SP), reafirmando o compromisso do Ponto de Cultura Mar de Kaiala em promover ações de valorização das matrizes africanas e a preservação do patrimônio imaterial em Cananéia.