quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Parteiras Caiçaras realiza lançamento no início de dezembro em Cananéia, e também em Florianópolis/SC, no Bazar Coisas de Mãe

O Projeto Parteiras Caiçaras, desenvolvido durante o ano de 2011, com o apoio da Secretaria de Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) realizou o levantamento e registro das parteiras tradicionais caiçaras da Ilha de Cananéia, no Vale do Ribeira, litoral sul paulista, com o intuito de resgatar as histórias de parto e nascimento, bem como as práticas e técnicas utilizadas pelas parteiras nos cuidados com as gestantes e puérperas.
Como fruto, publica em dezembro a obra literária "Parteiras Caiçaras: relatos e retratos sobre parto e nascimento, em Cananeia, SP", organizado por Bianca C. Magdalena, também coeditora do Blog Parto no Brasil (http://partonobrasil.blogspot.com/), sobre Saúde da Mulher, Materno-Infantil e Empoderamento Feminino.
O material inclui, ainda, quatro artigos de outros pesquisadores da área sobre o cenário obstétrico vigente e a assistência prestada às parturientes, dentre eles: Sônia Lansky, Ric Jones, Bianca A. de O. Zorzam, Bianca D. Amaral e Maíra F. Bittencourt, além de um relato inédito sobre o Programa do Governo Federal Trabalhando com Parteiras, nas palavras de Ticiana Ramos Nonato.
Destaque para a produção gráfica de Leandro Cagiano, que contou com peças artesanais costuradas que integram a arte final do produto, através da técnica chilena chamada Arpilleras, com bordados produzidos por um grupo de mulheres, sob coordenação da artesã Esther Vital, que expressam entre retalhos, linhas e agulhas a riqueza de nossas parteiras, pertencentes ao nosso rico patrimônio imaterial brasileiro!
Serviço:
Lançamento da publicação "Parteiras Caiçaras: relatos e retratos sobre parto e nascimento, em Cananeia, SP", organizado por Bianca Cruz Magdalena, Idealiza Gráfica & Editora
Data: 06/12, às 20 horas Local: Ponto de Cultura "Caiçaras" - Av. Beira-mar, n° 07, Centro, em Cananéia/SP
Data: 10/12, às 15 horas Local: Sesc Cacupé, em Florianópolis/SC
* Foto de Leandro Cagiano durante atividade no Dia da Parteira, em 05 de Maio, c/ apresentação e exposição das fotos da Rede Parto do Princípio. Destaque p/ a parteira tradicional Cleuza da Silva dos Reis, que compartilhou suas histórias e experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário