A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
APAs Marinhas iniciam segunda etapa participativa dos Planos de Manejo
Nesta etapa serão realizadas oficinas de diagnóstico participativo com representantes dos diferentes setores envolvidos nas questões do ambiente marinho. As primeiras reuniões serão realizadas no Litoral Sul
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, iniciará em setembro a segunda etapa participativa da elaboração dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas do Estado de São Paulo. Esta etapa consiste na realização de oficinas de Diagnóstico participativo, nas quais serão levantados e discutidos os principais problemas e potencialidades de cada uma das APAs, situadas no Litoral Norte, Sul e Centro.
As primeiras reuniões acontecerão no Litoral Sul, no centro da cidade de Iguape, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, das 8h30 às 17h, no Salão Paroquial situado na Avenida Ademar de Barros, 45. Visando realizar o levantamento das necessidades e expectativas de todos os setores envolvidos com as atividades marítimas, as oficinas serão separadas por segmento, garantindo assim a representação de cada um no produto final do processo, que consiste no plano de manejo que regulará o uso do ambiente marinho.
Participação dos diferentes setores
Os setores envolvidos com o ambiente marinho foram distribuídos em três grupos. O grupo 1 é formado por todos os envolvidos com a pesca artesanal no mar, incluindo pescadores e grupos familiares. No grupo 2, estão aqueles que realizam outras atividades econômicas no mar, incluindo pesca industrial e amadora, aquicultura, atividades industriais, turísticas, exploração mineral, transporte, além de associações de usuários.
Do grupo 3, fazem parte os representantes do Poder Público de órgãos municipais, estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil, incluindo institutos de ensino e pesquisa, bem como ONGs atuantes na região, grupos de defesa de minorias, associações de moradores, dentre outros.
Além da contribuição com o diagnóstico técnico dos Planos de Manejo, os principais objetivos das oficinas são: definir representantes para as oficinas de zoneamento; incorporar os conhecimentos dos atores sociais representados, obter subsídios para a elaboração da Avaliação Estratégica das APAs Marinhas e consolidar um processo de ampliação do envolvimento popular com a gestão destas unidades de conservação.
O evento contará com infraestrutura logística de transporte e alimentação. Caso necessite de algum apoio para participar, entre em contato com a empresa executora do projeto através do e-mail participe.apasmarinhas@gmail.com com o título “Apoio oficinas de diagnóstico participativo”.
Devolutiva para o Conselho Gestor
Após o término das Oficinas de Diagnóstico com os três grupos, os resultados sistematizados das oficinas, bem como os resultados dos diagnósticos técnicos serão apresentados ao Conselho Gestor de cada APA Marinha, com o objetivo de validar as informações e agregar sugestões dos conselheiros.
Confira as datas para cada grupo na região sul:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário