A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
terça-feira, 18 de março de 2014
Grupo das mulheres artesãs da Enseada da Baleia
Por Tatiana Mendonça Cardoso
O grupo das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia nasceu em setembro de 2010, situado no Litoral Sul da Ilha do Cardoso em Cananéia/SP, após o impacto da perda do líder comunitário, as mulheres da comunidade se juntaram colocando nas ecobags o que cada uma sabia fazer, o que varia entre pintura, crochê, bordados etc.
O trabalho iniciou para buscar ocupação para os jovens da comunidade e geração de renda. Os produtos são feitos em máquina de pedal, já que na comunidade a energia vem das placas solares.
Quando o grupo começou a vender buscou parceria para aprimorar os conhecimentos, a Associação Rede Cananéia, por meio do Projeto Empreendedorismo Comunitário, deu ao grupo estrutura através de compra de maquinários e oficinas, que além de melhorar a qualidade do produto deu conhecimento e valorização da cultura local, colocando nas peças a realidade da comunidade.
Nesses três anos e meio o grupo vem crescendo gradativamente, estamos no segundo projeto, cada peça é feita com divisão de mão-de-obra, fazendo com que gere renda para todo grupo.
Produzimos em 2012 duas mil ecobags para a Petrobras e nesse ano de 2014 vamos produzir quatro mil peças.
Além das produções o grupo fez um desfile na Feira de Economia Solidária produzido em 2013 com parceria da Rede Cananéia, com peças criadas pelo grupo.
Temos uma loja de artesanato dentro da comunidade que vende principalmente para o turismo comunitário, produzimos roupas, acessórios e temos um espaço cedido pela Prefeitura de Cananéia para produção e confecção das peças.
Somos em oito mulheres e buscamos no artesanato nossa autonomia e esperamos futuramente que este seja nosso meio de vida, agregando mais mulheres da região ao grupo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns.
ResponderExcluirFIco orgulhoso do povo ilhéu da Enseada da Baleia.
Abraços
Roberto J. Pugliese
Já comprei roupas em uma feira e a qualidade é excelente. Gostaria de comprar mais peças e não sei onde encontrar. Abç
ResponderExcluir