A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Empreendimentos da Rede Cananéia participam da Mostra de Economia Feminista e Solidária
Por Tatiana Mendonça Cardoso
Nos dias quatro e cinco deste mês a Praça das Artes, no Centro de São Paulo, recebeu a presença de mulheres de diversas regiões do estado de São Paulo para a Mostra de Economia Feminista e Solidária “Mulheres transformando a economia”. A Mostra foi uma iniciativa da SOF e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo (SMPM), como parte de um longo processo de enraizamento da economia solidária como alternativa para a autonomia econômica das mulheres.
Tiveram participações do grupo Sabores da Roça, Mulheres Artesãs e Costureiras do Mandira, Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia, Grupo Cheiro do Mato e produtos da CAF.
Os dois dias foram repletos de atividade. Na sexta-feira (4), as mulheres chegaram de suas cidades e regiões e montaram suas barracas.
Intercâmbio de práticas das mulheres
No sábado, mais debates permearam a Mostra, como o intercâmbio entre mulheres produtoras. Elas deram depoimentos sobre suas trajetórias e desafios para manter os empreendimentos e alterar suas próprias vidas.
Compartilhamento de saberes
Durante o dia inteiro, ficaram expostos produtos dos mais variados, dentre artesanatos, roupas, bolsas, bijuterias, cosméticos, ervas e alimentos agroecológicos. As mulheres também compartilharam seus saberes em oficinas de suas técnicas de trabalho: foram rodas de mulheres aprendendo juntas a fazer turbantes, bijuterias, dreads, flores de palha de milho crioulo e mais. O encerramento da mostra teve a presença de Letícia Lener, cantora, compositora e violonista, que espalhou música pelo largo vão da Praça das Artes.
Reunião do conselho gestor nacional da Rede de Economia Solidária e Feminista- RESF
Por Tatiana Mendonça Cardoso
Aconteceu nos dias um e dois de dezembro em Brasília a reunião do Conselho Gestor Nacional da Rede de Economia Solidária e Feminista- RESF, com participação de Tatiana Cardoso, indo pelo grupo da Enseada da Baleia, através da SOF - Sempre Viva Organização Feminista.
O encontro foi para tratar de políticas públicas e parcerias para fortalecimento da RESF, Comercialização, diálogo com BNDS para investimentos para o fortalecimento da RESF, mesa de debates, fechando com compromissos e encaminhamentos.
Oficina de Comercialização no Grupo das Mulheres Remanescentes do Quilombo Retiro Ex-Colônia Velha
Por Tatiana Mendonça Cardoso
A Frente de Comercialização da Rede Cananéia realizou Oficina junto ao Grupo de Mulheres da Ex-Colônia, no dia sete de dezembro, na comunidade, com a finalidade de levantar produtos que foram comercializados na Feira de Economia Solidária, organização, divisão de funções e precificação.
Grupo das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia realiza exposição na VI Feira de Economia Solidária de Cananéia
Do Mar para Beleza da Mulher
Por Tatiana Mendonça Cardoso
A Exposição foi para mostrar a coleção criada pelo grupo de 15 peças elaboradas a partir do lixo Marinho. Este material sempre foi uma preocupação das Comunidades da Ilha do Cardoso, pela grande quantidade e pelo impacto ambiental causado por esse lixo.
Então nós, mulheres da Enseada da Baleia, procuramos criar alternativas que diminuíssem esse impacto e estimulassem a criação de produtos a partir de materiais considerados resíduos, mas que pudessem ser transformados em matéria-prima.
A Exposição foi perfeita, com ajuda de todos parceiros, contando com a abertura do Grupo de Capoeira, com apresentação de Puxada de Rede, que deu uma Beleza a mais para exposição.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Conselho APAMLS – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul
No dia dois de outubro, no Salão da Colônia de Pescadores, às 14h00, foi realizada a posse do novo Conselho gestor da APAMLS – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul e a Rede Cananéia passou a representar as entidades que atuam no município.
A Unidade foi criada em 2008 e quem gerencia é a Fundação Florestal, atualmente a presidente do Conselho Gestor é Leticia Quito, que apresentou as ações da Unidade do biênio anterior e as ações futuras em participação das CT – Câmara Temática de Pesca, planejamento e gestão e CT – Câmara Temática da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico do Guará, localizada na Ilha Comprida ponta norte.
O biênio atual é de 2015-2017, sendo representantes da Rede Cananéia Tatiana Mendonça Cardoso como titular e Gisele Villar como suplente.
A Unidade está em processo de plano de manejo, que ajuda a direcionar o trabalho dentro da Unidade Marinha, que compreende da Ilha da Figueira até o Costão da Jureia de preamar até 25 metros de profundidade, sendo o seu maior desafio o ordenamento da pesca amadora, tradicional e industrial.
"A participação da sociedade civil nos conselho e fundamental para que tenha um trabalho transparente e eficiente", afirma Gisele Villar.
Intercâmbio cidades
Nos dias 25 e 26 de setembro foi realizado o intercâmbio cidades, como objetivo de entender dos grupos que compõem a Rede e como eles funcionam no seu cotidiano.
Foram visitados somente os grupos que fazem parte da Rede dentro da cidade no dia 25, sendo COOPERCANIS – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável de Cananéia e Grupo Cultural Tiduca.
No dia 26, pela manhã, a visita aconteceu na ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia e SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia e à tarde, no Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia.
Infelizmente os grupos Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, CAF – Cananéia Artes e Fibras e Rua do Artesão não foram visitados, devido contratempos nos mesmos.
O intercâmbio contou com representantes do Grupo de Mulheres Costureiras e Artesãs do Mandira, São Gonçalo, ACUCA, COOPERCANIS e Capoeira e duas pessoas da equipe técnica. O grupo estava reduzido, com a representação de penas cinco grupos dos 17 que compunham a Rede no momento, mas muito unido e colaborativo para quem recebeu.
Na última visita foi possível compreender onde foram investidos os recursos dos subprojetos, que fizeram toda a diferença como reformas da SAVC e ARTECA, compra de material na COOPERCANIS, reforma do espaço do São Gonçalo e o DVD da ACUCA.
O grupo visitou a região central e seus pontos turísticos, como Museu e Praça da Figueira, sendo que algumas pessoas visitaram tais locais pela primeira vez, como as representantes do Mandira.
"Esperava que nesse intercâmbio tivesse a participação de todos, pois a maioria dos grupos que pertence à Rede hoje está localizada dentro da cidade; a participação foi a menor de todos os intercâmbios, vale uma grande reflexão dessa atividade”, comenta Gisele Villar, membro da equipe.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
COOPERCANIS continua trabalho e firma parcerias
A COOPERCANIS – Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Cananéia realizou um levantamento, no mês de novembro, depois de uma reunião muito proveitosa de orientação com a madrinha do Projeto pela Associação Rede Cananéia Gisele Villar, através dessa reunião foi uma injeção de ânimo ao grupo.
A cooperativa conta com quatro novos cooperados, trabalhando a todo o vapor, com vontade de produzir.
O empreendimento realizou sua primeira venda de novembro e conta com quatro big bags no bairro do Carijó e em vários pontos, uma big bag na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e pessoas que levam o material até a Cooperativa, uma delas a Drª. Zeyli Glades e o Sr. Roberto do Lagamar Hotel, da estrada do Ariri, que tem levado pessoalmente e com satisfação o material reciclado. Nosso muito obrigado a todos os colaboradores!
CAF – Cananéia Artes e Fibras participa de Oficina e Intercâmbio
A CAF – Cananéia Artes e Fibras participou de uma Oficina de Design, ministrada pela design Fabíola Bérgamo, entre os dias 20 e 23 de outubro, na casa da artesã Valkíria Monteiro Pereira, com o objetivo de desenvolver peças novas para a próxima Feira de Economia Solidária, onde o empreendimento trará novidades.
Já entre os dias seis e nove de novembro foi realizado um intercâmbio, com visita à comunidade do Quilombo do Campinho em Paraty/RJ, com a intenção de conhecer as experiências da cultura local.
Além disso, as Oficinas semanais continuam sendo realizadas entre o grupo.
A CAF agradece as parcerias com as lojas que vendem seus produtos, sendo: Boutique Caiçara, Loja Néia e ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia.
Produtos dos grupos da Rede Cananéia estiveram presentes na Feira do trabalhador em São Paulo
Por Tatiana Mendonça Cardoso
A SDTE - Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo realizou a 2ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda com foco em estratégias de desenvolvimento para São Paulo. O evento foi realizado no Vale do Anhangabaú, do dia nove a 13 de novembro, das 8h às 18h.
Os grupos da Associação Rede Cananéia, Mulheres Artesãs e Costureiras do Mandira, Grupo de Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia e CAF - Cananéia Artes e Fibras, através de parceria da comercialização e AMESOL - Associação de Mulheres da Economia Solidária, puderam participar do evento com a exposição e comercialização de seus produtos enviados pelo Produtos em Rede.
Além de comercialização os visitantes puderam tirar suas dúvidas e encontrar possibilidades de ampliação ou potencialização do seu pequeno negócio.
O SEBRAE/SP, parceiro presente no evento, ofereceu palestras sobre como se formalizar como MEI – Microempreendedor Individual.
Cheiro do Mato participa de diversas atividades
Por José Irene dos Santos
O Empreendimento Econômico Solidário Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui vem participando de diversas ações.
No dia 21 de outubro, quarta-feira, receberam a visita da coordenadora geral, coordenadora de comunicação e madrinha do grupo pelo Projeto Empreendedorismo, Fernanda Martins, Elaine Marques dos Santos e Gisele Villar, que compõem a equipe de trabalho da Rede Cananéia, para uma avaliação quadrimestral das ações do grupo.
Já no dia 27 de outubro, terça-feira, o grupo participou de uma Oficina de Comercialização e Formação de Preços com a outra madrinha do grupo Tatiana Mendonça Cardoso.
No dia cinco de novembro, quinta-feira, o grupo produziu para a Pousada Sopé, da cidade de Paraty/RJ, que passará a usar os produtos do grupo e revender.
Tatiana também criou uma nova arte de tag (material com informações e preços do produto) para melhorar a aparência e divulgação e comercialização do Produto.
O grupo agradece a toda a equipe da Rede Cananéia pelos trabalhos que foram realizados durante todo o subprojeto de Empreendedorismo.
Encontro de Lideranças de Povos e Comunidades Tradicionais do Lagamar e do Mosaico Lagamar
Por Tatiana Mendonça Cardoso
A Associação Rede Cananéia, por meio de representantes de suas organizações membro, participou do Encontro de Lideranças de Povos e Comunidades Tradicionais do Lagamar e do Mosaico Lagamar, nos dias 11 e 12 de novembro, na cidade de Paranaguá/PR.
O encontro teve objetivo de promover bons resultados para a gestão participativa das unidades de conservação, dos recursos naturais e saberes tradicionais do Mosaico Lagamar; a possibilidade de dar voz aos tradicionais em área protegida, tornando o GT – Grupo de Trabalho um fórum de discussão das demandas e anseios destas populações e convergir no sentido de solucionar conflitos nestas áreas.
O encontro foi muito proveitoso, superando a expectativa, com a participação da defensoria do Paraná e Procuradoria de Minas Gerais, sendo passados os direitos de povos e comunidades tradicionais.
Os produtos dos grupos da Rede Cananéia, ficaram expostos para comercialização.
O encontro teve a participação de 12 representantes de Cananéia, dentre eles representação de Pesca Artesanal (Laerte Veríssimo, Nelson Fernandes e José Carlos) representação caiçara (Amilton Xavier e Jorge Malaquias), representação da agricultura (José Irene dos Santos e Selmo Bernado), representação Quilombola (Carlos Coutinho), representação Indígena (Theodoro e Alcides da Aldeia da Ilha do Cardoso), Tatiana Cardoso e Juliana Greco representando o Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades tradicionais do Mosaico Lagamar.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
III Festança Caiçara em Pedrinhas
Realizada em Ilha Comprida nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na comunidade das Pedrinhas, sendo construída uma Vila Caiçara, com Casa de Farinha.
Houve um compromisso com a produção do fandango, ficando sob a responsabilidade da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia, que contou com a apresentação de cinco grupos, entre eles o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo.
Ficam os agradecimentos dos membros da ACUCA à Prefeitura de Ilha Comprida e a todos que participaram da Festança Caiçara.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Grupo Cultural Tiduca realiza Festa do Dia das Crianças
Por Bárbara de Aquino
Festa do Dia das Crianças, Intercâmbio Cultural e Orientação Técnica aos professores foram as ações da Associação Grupo Cultural Tiduca deste mês
Neste mês, a AGC Tiduca realizou a Festa do Dia das Crianças e proporcionou Orientação Técnica junto às professoras das Escolas Municipais de Cananéia. Além disso, participou do Intercambio entre as Associações da Rede Cananéia, podendo mostrar o seu trabalho e futuros projetos.
CRIANÇAS - a Festa do Dia das Crianças aconteceu no dia 11 (domingo) e, devido a chuva, as atividades foram realizadas no espaço da E.E. Profª. Yolanda A. S. Paiva. A festa reuniu cerca de 500 crianças participantes das diversas atividades como cama elástica, pintura no rosto, esculturas em bexigas, oficinas de bola de sabão, oficinas de escultura em argila e pintura em tecido, e brincadeiras antigas. Foram distribuídos saquinhos de doces e algodão doce para todos. O bolo e os parabéns foram realizados junto a Praça Tiduca, como já é tradição, reunindo também muitas crianças. O grupo agradece a ajuda de todas as pessoas e grupos envolvidos direta e indiretamente, o Programa Escola da Família, CMDCA e Departamento Municipal de Cultura.
INTERCÂMBIO – no dia 26 de setembro, o Grupo Tiduca recebeu membros de outras Associações envolvidas com a Rede Cananéia, numa roda de conversas, onde puderam expor sua missão, valores, metas e projetos para 2015 e 2016. Todos saborearam uma canjiquinha ao final e conheceram um pouco mais sobre a Roda de Jongo.
O.T. – De acordo com a Lei N. 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, o Grupo Tiduca esteve entre os dias 28 e 29 de Outubro, na EM Geraldo Belletti Britto, para uma Oficina com os professores, durante seu período de HTPC. A oficina abordou o Jongo como tema principal, seguido da trajetória do Grupo Tiduca no município. Os professores puderam montar um pequeno projeto com o conteúdo passado e aprender alguns passos e pontos do Jongo na prática. A oficina também fez parte de uma contrapartida ao Departamento Municipal de Cultura, que cedeu veículo para conduzir o grupo ao Encontro Paulista de Jongo, em Embu das Artes, no mês de Setembro.
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
ACUCA realiza oficina em comemoração ao dia das crianças
A ACUCA - Associação de Cultura Caiçara Cananéia, em parceria com a Associação Grupo Cultural Tiduca e Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, realizou uma oficina de argila para crianças que participaram da festa em comemoração ao seu dia, que aconteceu em 11 de outubro, nas dependências da Escola Yolanda. A oficina foi ministrada pelo artesão Amir Oliveira e contou com 20 participantes, entre crianças e adolescentes.
Associação Rede Cananéia: 10 anos desenvolvendo o terceiro setor local
Em dez anos de história a Associação Rede Cananéia buscou apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananéia, visando o desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais.
Atualmente conta com 15 grupos, organizações, empreendimentos e/ou comunidades que a compõem, mas outras entidades já passaram pela Rede, deixando e levando aprendizagens.
Na despedida desta coluna a proposta é deixar os comentários de alguns grupos participantes sobre o que a Rede Cananéia representa para eles, pois sem eles não há Rede.
De acordo com o Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui “A Rede foi quem alavancou o grupo e todos consideram que se não fosse a Rede hoje não teria o Cheiro do Mato”. Para a SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia “é o apoio fundamental que precisávamos”. Segundo a ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia “é o nosso caminho para o sucesso!”. A CAF – Cananéia Artes e Fibras enfatiza que “A Rede representa um novo recomeço em todos os sentidos, pois além do apoio, não só financeiro, mas também através de intercâmbios, cursos, projetos, designers, fez com que um pequeno grupo de mulheres conseguisse passar a sua arte para feiras, escolas, lojas e, com isso, serem reconhecidas, sendo gratas pelo apoio”. De acordo com a ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia a Rede é uma “importante parceira, não só na questão financeira, mas também na possibilidade de conhecer outros grupos locais e de outras localidades, colaborando na divulgação do grupo”. Segundo o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo a Rede propiciou “conhecer outros grupos, outras regiões, divulgar por meio do informativo, aumentar os contatos, melhorar a estrutura da Rede, a aquisição de equipamentos e o conhecimento de organizações formalizadas aos jovens participantes”. Enfim, para a Associação Cultural e Desportiva de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Filhos de Cananéia a Rede colaborou na “evolução, melhoria da estrutura, divulgação e novas oportunidades, pois abriu portas para um maior entendimento sobre o que é a capoeira e o quanto a capacitação é importante para o estímulo de ideias”.
Assim, vamos tecendo essa Rede tão ampla e diversa, oportunizando a todos vez e voz...que venham mais dez anos de muito aprendizado, desafios e conquistas!!!
ARTECA inova loja e produtos
Por José Benito Ouviña Leiro
A ARTECA - Associação dos Artesãos de Cananéia, após adequações estruturais e repintura do quiosque, com o apoio da Rede Cananéia, está a todo vapor na espera da temporada com novos artesãos da região (que confeccionam viola e rabeca), bem como artesão do Amazonas e indígenas locais (cestarias e pulseiras), agora também com outros produtos comerciais (esteiras, chinelos/rasteirinhas, baldinhos e boias infantis) no intuito de gerar renda adicional, para que possamos diminuir os custos operacionais, proporcionando melhor rendimento aos artesãos. Em breve estará fornecendo, também, sorvete de cataia, bem como outras iguarias produzidas pelos produtores rurais da região. Venham comprovar, visitando nosso quiosque na Rua Tristão Lobo, em frente ao Posto de Saúde do centro.
Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim participa de Festival de Cultura Afro
A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Filhos de Cananéia participou do Festival de Cultura Afro nos dias nove, dez e 11 outubro, de sexta a domingo, na cidade de Pariquera-açu, com diversas atividades, como apresentações culturais, oficinas, troca de graduação, aulas de capoeira, vivência com Mestres e confraternização.
Participaram todos os integrantes do grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim do Vale do Ribeira: Cananéia, Eldorado, Cajati, Iguape, Pariquera-açu e Registro e de outras regiões e Estados, como Franca, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Na última semana o Grupo participou, ainda, da Oficina de Técnicas de Canto no Hostel Casa Verde em Cananéia e Oficina de Capoeira na Ilha Comprida.
Encontro das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia
O Grupo de Mulheres da Enseada da Baleia se reuniu nos dias 11, 12, 13 de outubro para criação e confecção das peças de verão, que serão comercializadas na Feira de Economia Solidária, a ser realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca).
O Grupo é composto por nove mulheres que dividem a mão-de-obra trabalhando com autogestão, desenvolvendo a comunidade e gerando renda para as mulheres.
Assinar:
Postagens (Atom)