A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Intercâmbio cidades
Nos dias 25 e 26 de setembro foi realizado o intercâmbio cidades, como objetivo de entender dos grupos que compõem a Rede e como eles funcionam no seu cotidiano.
Foram visitados somente os grupos que fazem parte da Rede dentro da cidade no dia 25, sendo COOPERCANIS – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável de Cananéia e Grupo Cultural Tiduca.
No dia 26, pela manhã, a visita aconteceu na ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia e SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia e à tarde, no Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia.
Infelizmente os grupos Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, CAF – Cananéia Artes e Fibras e Rua do Artesão não foram visitados, devido contratempos nos mesmos.
O intercâmbio contou com representantes do Grupo de Mulheres Costureiras e Artesãs do Mandira, São Gonçalo, ACUCA, COOPERCANIS e Capoeira e duas pessoas da equipe técnica. O grupo estava reduzido, com a representação de penas cinco grupos dos 17 que compunham a Rede no momento, mas muito unido e colaborativo para quem recebeu.
Na última visita foi possível compreender onde foram investidos os recursos dos subprojetos, que fizeram toda a diferença como reformas da SAVC e ARTECA, compra de material na COOPERCANIS, reforma do espaço do São Gonçalo e o DVD da ACUCA.
O grupo visitou a região central e seus pontos turísticos, como Museu e Praça da Figueira, sendo que algumas pessoas visitaram tais locais pela primeira vez, como as representantes do Mandira.
"Esperava que nesse intercâmbio tivesse a participação de todos, pois a maioria dos grupos que pertence à Rede hoje está localizada dentro da cidade; a participação foi a menor de todos os intercâmbios, vale uma grande reflexão dessa atividade”, comenta Gisele Villar, membro da equipe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário