A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
terça-feira, 25 de agosto de 2015
O Folclore
Por Amir Oliveira Garcia Filho

No dia 22 de agosto, mitos e lendas integram as linguagens e literaturas folcloristas.
Lendas indicam a estória de vida dos Santos e de homens e mulheres consagrados nas diversas religiões. As lendas da Grécia e Roma foram assim denominadas porque se referiam a deuses e heróis. Mito, como relato narrativo sempre se referiam a seres que existiam na ordem sobrenatural, crendice popular. Ex.: Saci, Currupira, Iara, Lobisomem e outros.
Uma ação do Grupo São Gonçalo e da Rua do Artesão em homenagem ao artesão e à namoradeira na janela, essa foi mais uma obra de arte que ficou na Rua do Artesão.
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
Valorize a cultura caiçara!
Grupo Cultural Tiduca
Por Alexandra Aparecida de Almeida

O Grupo Cultural Tiduca nasce da necessidade de fortalecer e resgatar não só a cultura afro, deixada como herança pelo povo africano, mas também a cultura popular brasileira como um todo.
Visando a valorização e a preservação do patrimônio cultural, com ênfase na formação educacional artística direcionada a crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, pertencentes a comunidades tradicionais da região do Lagamar.
O Grupo Cultural Tiduca conta com as seguintes ações: Arraiá Tiduca, Feijoada, Bloco afoxé, Oficina de amarração de turbante, oficina de boneca de pano Abayomi, oficina de confecção de instrumentos (Agbê), Oficina de reaproveitamento de garrafas pet, projeto de Inclusão Social “Batucada Brasileira” e núcleo de Estudo Afro Social.
Sabores da Roça cria bala de banana açucarada
Por Daniela Zanelato
Após alguns testes para se chegar à consistência desejada, o Grupo Sabores da Roça do Sítio Bela Vista inicia a confecção artesanal de um novo produto nestes últimos dias: Bala de Banana açucarada, feita no fogão à lenha.
A ideia agora é inventar novos sabores e testar uma versão sem açúcar. “Assim, criamos mais um produto para somar à banana-chips, banana-passa e banana-passa com chocolate, de modo a melhor aproveitar e valorizar a banana disponível”, comenta Daniela Zanelato, integrante do grupo.
Rede Cananéia oferece Curso de Comercialização
Rede Cananéia e organizações parceiras participam de Encontro de formação sobre a série “Que abuso é esse”?


Maculelê para os 484 anos de Cananéia
Parceria entre Grupo de Capoeira e Escola Belletti fez sucesso na Praça

No dia 12 de agosto, quarta-feira, aniversário de 484 anos de Cananéia, durante as comemorações na Praça Martin Afonso de Souza, a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia fez uma apresentação com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Geraldo Belletti Belletti Brito”.
O convite para o ensaio com as crianças partiu da coordenação da Escola.
O professor de capoeira Zalber da Silva Souza Santos, a monitora Lilia Gomes de Souza, a monitora Ana Paula Carvalho e o aluno graduado Rafael dos Santos (PUGA) ensaiaram as crianças, que deram um verdadeiro show de Maculelê na Praça.


Grupo Cheiro do Mato cria novas parcerias e avança na produção e comercialização
Fandango na Festa de Agosto
Ex-Colônia finaliza módulos de produção
Por Tatiana Mendonça Cardoso
O Grupo das Mulheres da Ex-Colônia, através do Projeto Empreendedorismo Comunitário, finaliza os módulos de produção, com a ajuda dos familiares e grupos da Rede Cananéia (Enseada da Baleia e Cheiro do Mato). Os módulos já estão recebendo as primeiras criações e as hortas já estão prontas e recebendo as mudas.
Cada componente do grupo agora tem um módulo adequado perto da sua casa, para ajudar no cuidado com a criação e com a horta, tendo a gestão e comercialização conjunta.
Enseada da Baleia resgata secagem artesanal de peixe
Por Tatiana Mendonça Cardoso
O Grupo das Mulheres da Enseada da Baleia estão resgatando o processo artesanal de secagem de peixe ao sol para comercializar, aproveitando as técnicas já obtidas na comunidade a gerações e que tinham se perdido com o falecimento de Antonio Cardoso (Malaquias). O trabalho inicia com gestão compartilhada e divisão de renda entre o grupo das mulheres.
COOPERCANIS com novas conquistas e parcerias


Rede Cananéia, Rede Caiçara de Turismo de Base Comunitária, Produtos em Rede e CAF – Cananéia Artes e Fibras apresentam experiências em Sorocaba
Espaços de comercialização dos grupos da Rede Cananéia








quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Atividades de Turismo no Quilombo Mandira
Por Sidnei Coutinho





A Comunidade do Mandira vem desenvolvendo com muito sucesso a atividade de TBC - Turismo de Base Comunitária, além de ser uma comunidade Remanescente de Quilombo, reconhecida em 2002, existe aqui a 1ª Reserva Extrativista Federal do Estado de São Paulo, também decretada em 2002. Cercada por inúmeros atrativos, naturais, culturais e sociais, nossa comunidade é tida como um verdadeiro exemplo de sustentabilidade, visando a valorização do conhecimento tradicional, geração de renda e conservação do meio Ambiente. Esses atrativos podem ser visitados tanto por grupos, como por turistas em geral, podendo ser recepcionados na comunidade por um grupo de pessoas que estão totalmente envolvidas na atividade. Estamos melhorando as nossas estruturas de recepção e buscando aumentar os roteiros de atrativos que podem ser visitados. Com isso, visamos garantir que a atividade seja ampliada, porém continue oferecendo serviços com qualidade e segurança para os visitantes.






sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Conferência Municipal de Assistência Social

quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Oficina de Viabilidade Econômica com grupo de Resgate Cultural do Peixe na Enseada na Baleia
Por Tatiana Mendonça Cardoso
Aconteceu no dia primeiro de agosto, domingo, com o grupo de resgate Cultural do Peixe Seco da Comunidade Tradicional Caiçara da Enseada da Baleia, a Oficina de Viabilidade Econômica, aplicada pela frente de Comercialização da Associação Rede Cananéia, com os objetivos de identificar e fortalecer as condições necessárias para que o projeto tenha êxito; identificar e neutralizar os fatores que podem dificultar o projeto e permitir que todos os participantes conheçam a fundo o projeto que estão por iniciar.
A oficina contou com a participação de 11 pessoas da comunidade, com durabilidade de quatro horas.
Assinar:
Postagens (Atom)