A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
ACUCA, São Gonçalo, Capoeira Bonfim e Tiduca comemoraram 13 anos da Escola da Família da Escola Yolanda
Diversos grupos da Rede Cananéia foram parceiros do PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, na comemoração de 13 anos de atividades, realizada no dia 27 de agosto, das 10h às 17h, com o tema “Escola da Família: 13 anos promovendo cultura”, trabalhando Folclore e Cultura Local; sendo que na oportunidade também foram realizadas as atividades do Agita Família, que prevê a conscientização da comunidade escolar para a prática de atividades físicas diárias de ao menos 30 minutos consecutivos, com a presença de 272 pessoas.
Entre as diversas atividades, no período da manhã, Às 10h30 foi realizada a Oficina de Capoeira e de Maculelê, sob a coordenação da Ex-educadora universitária e educadora física Ana Paula Carvalho, em parceria com a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, com a participação de 20 pessoas. Das 10h às 17h foi realizada a Exposição “Cultura Popular, expressão do nosso povo”, que contou com a colaboração das professoras Maria Rita Basso, Maria Estela de Carvalho e Cláudia Sanches e de apresentação do Museu Vivo pelo Grêmio Estudantil , além das Parcerias da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia, Departamento Municipal de Cultura de Cananéia e Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, com a visitação de 85 pessoas. Às 10h foi apresentada a Contação da História Afro “A Primeira Chuva”, seguida da Oficina de Confecção de Abayomis pela Associação Grupo Cultural Tiduca. Já às 11h foi realizada a Oficina de Contação de Lendas Caiçaras, seguida de Oficina de Pintura pela ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia.
Às 14h houve a Apresentação da Dança do Coco pela Associação Grupo Cultural Tiduca e às 15h30 Apresentação musical de Fandango pelo Grupo de Fandango Batido São Gonçalo. Parabéns!
Turismo Cultural na Enseada da Baleia
Por Tatiana Mendonça Cardoso
Organizando as atividades e trabalhando em economia solidária, a comunidade caiçara da Enseada da Baleia trabalha o Turismo Cultural, onde a escola pode vivenciar as atividades pesqueiras da Cultura Caiçara e o trabalho de artesanato sustentável das Mulheres da comunidade, proporcionando a valorização do trabalho e gerando renda na comunidade e nos demais grupos produtivos que compõem a Rede Cananéia, como Sabores da Roça e Cheiro do Mato.
Agradecendo a todos que confiaram no trabalho da comunidade.
Preservando a cultura, disseminando o conhecimento!
Por Liliana Soares
A Associação Grupo Cultural Tiduca vem ganhando espaço fora dos limites do Município de Cananéia.
No dia 21 de agosto, integrantes da Comunidade Jongueira Tiduca representaram a Associação no 7º Encontro Paulista de Jongueiros. Visita esta que, juntamente com trabalho desenvolvido com o Jongo, ao longo desse período de um ano, resultou no convite para o ingresso da Comunidade Jongueira Tiduca, na Rede de Jongueiros do Estado de São Paulo.
Na semana seguinte, dia 28 de agosto, mais uma viagem em busca de conhecimento aconteceu, dessa vez para São Paulo – SP. Convidados por Tadeu Kaçula, do Instituto Cultural Samba Autêntico, alguns integrantes da Associação foram aprender mais, prestigiar e representar a Comunidade Jongueira Tiduca, numa Roda Aberta de Jongo.
E nossas ações não pararam por aí, o mês de setembro foi bastante movimentado. Logo no início, no dia três, integrantes da Associação estiveram apresentando o Jongo e o Coco de Roda no “1º Encontro de Cultura Popular de Quilombo”, no Quilombo do São Pedro, em Eldorado – SP.
A convite de Solemar da Silva, a Mestre Sol, da Comunidade Jongo Embu das Artes, no dia dez de setembro, a Associação marcou presença no evento “II Festa de Cosme e Damião – Comunidade Jongo Embu das Artes”, em Embu das Artes – SP.
Dia 11, na Festa do Pescador, no bairro de Porto Cubatão (Cananéia/SP), os jovens tiduqueiros apresentaram o Coco de Roda, levando muita cor e alegria para os munícipes presentes.
O 2º Bazar da Tiduca aconteceu no dia 17, sábado, com muita variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, acessórios e utensílios de cozinha. Várias pessoas compareceram ao CCI – Centro de Convivência do Idoso, no bairro do Acaraú, no período da manhã, para aproveitar as ofertas do bazar.
Também no mês de setembro, os ensaios de Maracatu foram retomados, visando à apresentação no carnaval de 2017 do Bloco Cultural Tiduca, que homenageará o Estado de Pernambuco e sua cultura extremamente rica.
No mês de outubro o ritmo não diminui. Além das ações mensais da Associação, como a Roda de Jongo, ensaios de Coco de Roda e Encontros com os Jovens, acontecerá no dia 12, na Praça Theodolina Gomes, a partir das 14h, uma super festa para comemorar o Dia das Crianças, com muita brincadeira, guloseimas e cultura para a criançada.
Casa do Idoso recebe doação de Gincana da Escola Yolanda em parceria com Grêmio Estudantil
A Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” em parceria com o Grêmio Estudantil “Futuro Novas Gerações”, doou alimentos não perecíveis à Casa do Idoso de Cananéia como resultado da realização da Gincana da Pátria e Cidadania, entre os dias cinco e nove de setembro, com o objetivo de proporcionar atividades referentes ao patriotismo e à cidadania.
Dentro da parte de Cidadania foi realizada a Campanha de Arrecadação de Alimentos na comunidade para doação à Casa do Idoso de Cananéia, sendo que os alunos se organizaram durante a semana e saíram no contraturno das aulas para pedir mantimentos, que contabilizaram pontuação por item arrecadado para as salas, sendo um verdadeiro sucesso a Campanha, que arrecadou 438 itens, sendo: 41 kg de arroz; 18 kg de feijão carioca; 02 kg de feijão preto; 80 pacotes de macarrão; 36 kg de farinha de trigo; 26 latas de óleo; 08 pacotes de farinha de mandioca; 16 pacotes de fubá; 01 pacote de polvilho; 02 pacotes de amido de milho; 25 massas de tomate; 89 kg de açúcar; 06 latas de seleta; 08 latas de ervilha; 06 latas de milho; 03 latas de sardinha; 03 latas de goiabada; 02 latas creme de leite; 07 pacotes de café; 08 pacotes de bolachas; 02 gelatinas; 03 pacotes de miojo; 02 pipocas de micro-ondas; 01 pacote de farofa; 21 litros de leite; 01 queijo ralado; 03 massas para bolo; 01 dúzia de ovos; 01 lata de leite condensado; 01 pacote de proteína de soja; 01 pacote de milharina; 02 potes de tempero; 01 vinagre; 11 kg de sal e 01 creme de confeiteiro.
Segundo o presidente da SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia, organização mantenedora da Casa do Idoso, José Benito Ouviña Leiro. “atitude de solidariedade como esta, devido aos parcos recursos que recebemos, que não suprem nossas necessidades básicas, nos deixa muito felizes, pois uma quantidade de alimentos como esta faz com que possamos usar o valor que gastaríamos com mercado em outras coisas para melhorar a qualidade de vida de nossos idosos”, comenta ele, dizendo-se surpreso com o resultado da Campanha e agradecendo a todos os jovens que se doaram por essa empreitada.
Parabéns a todos os envolvidos.
Sabores da Roça
Por Daniela Zanelato
O Grupo Sabores da Roça cultiva horta com verduras, temperos e legumes. Já estamos colhendo alface, couve, berinjela, jiló, cebolinha e salsinha. A produção é usada nas refeições dos grupos que visitam nosso espaço e o consumo das próprias famílias que cuidam da horta, sendo que o restante é comercializado em Cananéia. Esses cultivos sempre fizeram parte da história da família Bernardo e agora queremos que os visitantes possam não só consumir, mas também ver de perto das plantas e conhecer o processo de cultivo. Usamos esterco das vacas do sítio e compostagem para adubar a horta, sendo que essa área utilizada agora era pasto, por isso leva tempo para melhorar o solo. Os cultivos variam ao longo do ano.
Além disso, o grupo continua inovando nos sabores, sendo que as últimas novidades foram as geleias de Mana-cubiu e o Doce de Banana com Gengibre e Melado. O melado foi produzido no próprio espaço, com cana cultivada no sítio.
Grupos e visitantes podem agendar visitas, refeições e café da tarde através dos telefones (13) 99777-8432 (Claro) e (11) 94892-4345 (Tim) ou através da fanpagefb.com/saboresdaroca2 .
Grupo Cheiro Mato participa da VI Festa do Pescador
O Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais em Plantas Medicinais do Bairro do Itapitangui agradece à Comissão Organizadora da VI Festa do Pescador do Porto Cubatão por ter cedido o espaço para o Grupo, representado por José Irene dos Santos e Antônia Aires, que montaram uma barraca com os produtos do Grupo.
Agradece, ainda, ao locutor Índio, por anunciar os produtos nos três dias de festa.
COOPERCANIS e Grupo de Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia são beneficiados com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2016
O IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, em parceria com a Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e seu PEF – Programa Escola da Família, realizaram a ação local do DMLRP – Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, neste sábado, dia 17 de setembro, das 08h às 13h, na praia do Boqueirão Sul da Ilha Comprida, contando com o apoio do Quiosque do Juras e da Prefeitura de Ilha Comprida, sendo que o que for reciclável será encaminhado à COOPERCANIS – Cooperativa dos Trabalhadores com Material Reciclável de Cananéia e os apetrechos de pesca serão destinados ao Grupo de Mulheres Artesãs da Comunidade Caiçara da Enseada da Baleia, para utilizarem em suas peças, auxiliando na geração de trabalho e renda para tais organizações.
Cerca de 35 voluntários, entre alunos, participantes do PEF, comunidade e educadores participaram da ação, que contou com equipes direcionadas por educadores, que coletaram o lixo da praia e restinga, separados por vidro, plástico duro, plástico mole, metal, vestimenta e apetrechos de pesca, com o objetivo de realizar a conscientização local para a conservação dos mares e rios, bem como suas espécies, buscando diminuir o lixo descartado em lugares inadequados.
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
APA Marinha do Litoral Sul
A Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul (APAMLS), retomará o seu Plano de Manejo, assim você está convidado para participar no dia 15 de setembro de 2016, às 14 horas, no Centro Comunitário, situado na Paulo Porfírio Paiva, sn°, Bairro Rocio, Cananéia - SP.
Trata-se de uma reunião do Conselho Gestor Ampliado, uma vez que estamos convidando outros atores além dos conselheiros. O objetivo principal do encontro será explicar como se dará a retomada do Plano de Manejo da Unidade; apresentar os principais resultados do Diagnóstico Participativo, fruto das de oficinas participativas realizadas com os usuários da APAMLS no ano de 2013; apresentar as próximas etapas previstas do Plano de Manejo, esclarecendo dúvidas sobre o processo.
Além disso, serão revalidados e escolhidos representantes dos setores: pesca amadora, turismo, comércio, poder público, pesquisa e ONGs, que participarão das futuras oficinas (Zoneamento e Programas de Gestão), garantido que todos os setores que interagem com a APAMLS e ARIEG estejam devidamente representados nas próximas etapas do processo (os representantes da pesca artesanal e industrial serão escolhidos ao longo de reuniões específicas e setoriais que estão sendo realizadas nas comunidades abrangidas pela APAMLS e ARIEG).
Para melhor rendimento das reuniões, elas serão separadas por setor (Pesca Artesanal, Pesca Industrial e Demais Atividades), então confira a data da reunião do seu setor no cartaz em anexo.
Ressaltamos a importância da participação nesta reunião e pedimos o auxilio de todos na divulgação desta reunião para demais atores e usuários da APAMLS e ARIEG.
COMUNIDADE JONGUEIRA TIDUCA
No dia vinte e um de agosto, aconteceu na cidade de São José dos Campos/SP, o 7º Encontro Paulista de Jongueiros, e a Associação Grupo Cultural Tiduca marcou presença levando alguns de seus integrantes e os Jovens Tiduqueiros, que compõem a Comunidade Jongueira Tiduca.
Durante o evento foram realizadas várias atividades, como Roda de Conversa, mediada pelo coletivo Somos Pretas, que tratou do tema “Mulher Negra e Sociedade”, Samba de Roda, Dança Afro e muito Jongo.
Todos os grupos presentes tiveram a oportunidade de apresentar sua roda e seus pontos, e Tiduca como convidada, teve a oportunidade de realizar sua roda perante a Rede de Comunidades Jongueiras do Sudeste, composta pelos grupos, Mistura da Raça (São José dos Campos/SP), Jongo Tamandaré (Guaratinguetá/SP), Comunidade Jongo Dito Ribeiro (Campinas/SP), Jongo de Piquete (Piquete/SP), Filhos da Semente (Indaiatuba/SP) e Jongo de Embu (Embu das Artes/SP).
Ao findar do evento, a Comunidade Jongueira Tiduca foi convidada a ingressar à Rede de Comunidades Jongueiras. Convite este que é de extrema importância para a Associação Tiduca, como também para a cidade de Cananéia, pois com isso o município terá mais visibilidade no Circuito Cultural de Jongo do Sudeste, que é um dos objetivos da Associação Grupo Cultural Tiduca.
Liliana Soares
Agosto/2016
Assinar:
Postagens (Atom)