A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
terça-feira, 14 de novembro de 2017
CAF – Cananéia Artes e Fibras participa de intercâmbio, realiza produção e planeja retirada de matéria-prima
A CAF – Cananéia Artes e Fibras participou da Mostra “Mosaico dos Saberes”, no SESC – Serviço Social do Comércio na cidade de Registro, nos dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, sendo este um espaço que busca estimular boas práticas de intercâmbio de ideias e reflexão sobre a importância da conservação de meio ambiente e da cultura local.
Já no dia nove de novembro, quinta-feira, a artesã do Grupo, Valkíria Monteiro Pereira, visitou um sítio na divisa entre as cidades de Cananéia e Pariquera-açu, para conversar sobre a possibilidade da retirada de taboa no local, com o objetivo de dar continuidade à produção das peças em fibra de taboa.
Além disso, desde o início do mês de novembro, a CAF vem produzindo sacos de pão para serem expostos e comercializados na VII Feira de ECOSOL – Economia Solidária em Cananéia, que acontecerá na Praça Theodolina Gomes de Souza (Tiduca), nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, com a realização da Associação Rede Cananéia.
Associação Grupo Cultural Tiduca
Por Liliana Soares
A Associação Grupo Cultural Tiduca trabalha sem cessar para que a disseminação da cultura possa acontecer.
O Grupo de Dança Africana vem ensaiando com afinco para fazer uma linda apresentação no dia 20 de novembro, data esta que é celebrada o Dia da Consciência Negra, onde a AGCTIDUCA, fará a ação “Dia da Consciência Humana”, que será realizada na Praça Theodolina Gomes, a partir das 9h, com a Missa Afro e no período da tarde, a partir das 14h, com Roda de Conversa com temas pertinentes a todos e Intervenções Culturais.
No último dia 11 de novembro, o líder da Comunidade Jongo Tiduca esteve presente em uma reunião no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Esta reunião contou com Mestres e Lideranças das Comunidades Jongueiras do Estado de São Paulo e representantes do Instituto, um dos assuntos tratados foi o “IX Encontro de Jongueiros Paulista” que acontecerá em agosto de 2018, na Cidade de Cananéia, realizado pela Comunidade Jongo Tiduca e Associação Grupo Cultural Tiduca. Aproveitando o momento na Superintendência do IPHAN, Daniel Rodrigues entregou o livro “Comunidade Negra do Rocio – Redescobrindo Nossas Raízes Jongueiras”, escrito pelos Jovens Tiduqueiros.
O Bloco Cultural Tiduca já está fazendo seus ensaios para o Carnaval e desta vez homenageará o Estado da Bahia, levando para a Avenida Beira Mar muito samba reggae e todo o encanto da “Bahia de Todos os Povos”.
terça-feira, 31 de outubro de 2017
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Grupo São Gonçalo realiza Oficina na Escola da Família da Escola Yolanda durante festa em comemoração ao Dia das Crianças
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, por meio do membro Amir Oliveira Garcia Filho, participou da Festa de Dia das Crianças do PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, realizada, no 14 de outubro, das 13h às 17h, contando com um público de aproximadamente 300 pessoas. Muitas atrações foram oferecidas ao público presente. Entre as atividades recreativas esteve a parceria do Grupo São Gonçalo com a Oficina de Fita Arco-íris (desenvolvida pelo parceiro e artesão Amir Oliveira Garcia Filho), com a participação de cerca de 30 crianças, entre 14h e 16h.
Salvaguarda do Fandango Caiçara
Por Amir Oliveira Garcia Filho
Nos dias de 12 a 15 de outubro aconteceu a mobilização e articulação para a salvaguarda do nosso Fandango Caiçara, com o objetivo de mobilizar fandangueiros para a construção do plano de salvaguarda. Dessa forma, aconteceram reuniões, oficinas e apresentações culturais no palco Arte e Cultura, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), com a participação de grupos de Cananéia, Paranaguá e Ubatuba.
Fica aqui o nosso agradecimento aos organizadores; pretende-se iniciar a consolidação de um Comitê Oficial e a construção do plano de salvaguarda, tornando-se um importante espaço de intercâmbio e aproximação entre os diversos atores que compõem o universo do fandango.
Ô de casa! Mobilização e articulação para a salvaguarda do fandango caiçara. 2017.
Cheiro do Mato participa de evento e ministra Oficina
Por José Irene dos Santos
Nos últimos dias sete, oito, nove e dez de setembro, foi realizada a VI Festa do Pescador no Bairro Porto Cubatão e, como sempre, os organizadores do evento, cederam um espaço para que o Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui montasse sua barraca para comercialização na festa.
José Irene dos Santos e Antonia Aires participaram dos quatro dias de evento.
O Grupo agradece aos organizadores e ao locutor Índio, que durante todo o tempo anunciou os produtos do Grupo.
Além disso, o Cheiro do Mato foi convidado pela comunidade do Mandira, para ministrar uma Oficina no dia dois de outubro para 40 participantes de um intercâmbio, com cinco grupos do Paraná, entre estudantes da área rural, biólogos e professores de turismo rural e comunitário.
Jongo. Maracatu. Ação social “Dia das Crianças”
Por Liliana Soares
O período foi de pé na estrada para a Comunidade Jongueira Tiduca. Integrantes do Jongo Tiduca, uma das frentes da Associação Grupo Cultural Tiduca, representaram e levaram o respeito aos ancestrais para os eventos de outras comunidades jongueiras de São Paulo. As Comunidades visitadas foram o Jongo de Embu, de Embu das Artes-SP, na Festa de Cosme e Damião, dia 23 de setembro; na semana seguinte, dia 31, o destino foi Cubatão-SP, no evento “III Encontro de Culturas Populares”, organizado pelo Grupo Cultural Zabelê. E para fechar com chave de ouro esse período, no dia 15 de outubro, a Comunidade Jongo Tiduca abriu o evento “Terreiro de Crioulo”, em Santos-SP, levando para a comunidade do samba, o trabalho desenvolvido com o pai do samba, o Jongo.
E continuando com viagens, agregando a busca pelo conhecimento, integrantes do Maracatu Tiduca viajaram em busca do conhecimento, foram até Peruíbe-SP para uma vivência com o Grupo Baque de Mulheres da Maré. E ainda trouxeram para a AGCTIDUCA uma maravilhosa oficina, nos dias sete e oito de outubro, com Kleber Moura, do Tambores de Inkice, trazendo um pouco mais do Baque Virado.
Além da busca pelo conhecimento e da disseminação da cultura, ainda sobrou fôlego para realizar uma importante ação social dentro do AGCTIDUCA, que é o evento do Dia das Crianças, onde os integrantes da Associação se mobilizaram para realizar um maravilhoso trabalho para as crianças da cidade de Cananéia. E não poderia faltar o tradicional bolo das crianças, feito com muito amor e carinho por Dona Maria Juliana Pedro Rodrigues, e distribuído a todos os presentes na Praça Theodolina Gomes. E claro, muitas brincadeiras e fizeram a alegria de todos os presentes na praça.
quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Casa do Idoso de Cananéia comemora Dia do Idoso
Almoço com churrasco e Chá da tarde marcaram a data
A Casa do Idoso de Cananéia, mantida pela SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia, comemorou com alegria o Dia do Idoso, neste primeiro de outubro.
O almoço de domingo contou com churrasco oferecido pela Diretoria da Casa, com muita descontração e alegria, já às 15h, a equipe PEF YASP – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, com a colaboração das educadoras voluntárias Valkíria Monteiro Pereira e Ketlin Cristina Monteiro Pereira, educadora universitária Samantha Camilo Veríssimo, vice-diretora do PEF Elaine Marques dos Santos e professora de Sociologia Maria Estela de Carvalho, serviu um café da tarde para 12 idosos residentes da Casa do Idoso de Cananéia, com o objetivo de realizar uma integração entre todos e levar mais alegria aos idosos do local; sendo que tudo foi preparado pela voluntárias Valkíria e Ketlin e pelo educador universitário Vinícius Barbosa Rangel.
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Viva São Gonçalo!
Feriado foi de muito trabalho para o Grupo São Gonçalo de Cananéia
No dia nove de setembro o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou na Festa Arte e Cultura no Parque Carlos Botelho em Sete Barras com o apoio do SESC – Serviço Social do Comércio e SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A apresentação aconteceu com muita alegria em dois períodos, manhã e tarde, para os turistas, artesãos e moradores da comunidade do Parque.
Nos dias nove e dez foi a vez do Grupo se apresentar no Festival de Forró do Quiosque do Jura’s na Ilha Comprida, contando com exposição “Rememória da Cultura Caiçara”, oficina de dança de Batido de Tamanco e Instrumentos Musicais com caixa de folia, rabeca e viola fandangueira.
Fica aqui o nosso agradecimento a todos os participantes!
Oh de casa!!!
Audiência Pública sobre Usina Termoelétrica de Peruíbe será em 28 de setembro
O Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA alterou a data de realização da Audiência Pública sobre o EIA/RIMA do empreendimento “Projeto Verde Atlântico Energias”. O empreendimento prevê a construção de uma usina termelétrica (UTE) a gás natural de terminal offshore (marítimo) de recebimento de gás natural, em Peruíbe, devendo também abranger os municípios de Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente e Cubatão.
De acordo com a página do CONSEMA, a audiência que havia sido remarcada para o dia quatro de setembro, conforme informado pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC), será realizada no dia 28 de setembro de 2017, às 18 horas, no Peruíbe Palace, à Avenida 24 de Dezembro, nº 30, Centro, Peruíbe/SP.
Especialistas alertam para a quantidade de gases que serão lançados na atmosfera e temem a piora na qualidade do ar, além de aquecer água. Todos são contra a usina termelétrica de Peruíbe.
De acordo com a conselheira eu representa a Rede Cananéia, Gisele Alves Villar, é importante que a população saiba sobre o impacto que poderá atingir todo o litoral sul de São Paulo e participe da audiência.
Casa do Idoso capacita funcionários e recebe doações
Por José Benito Ouviña Leiro
A Casa do Idoso de Cananéia, com o apoio do Departamento Municipal de Saúde de Cananéia, realizou a capacitação de técnicos e cuidadores, uma reciclagem em procedimentos de enfermagem, através da enfermeira Tais Lisboa, informando as mudanças dos parâmetros para um melhor atendimento com relação à pressão alta/baixa, diabetes, problemas cardíacos e de primeiros socorros, enfim tudo aquilo que poderá ocorrer no nosso ambiente, em breve será marcado um novo treinamento prático com exercícios reais para uma melhor assimilação.
Recebemos, também, os alunos da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, onde o Grêmio Estudantil M.D.E. – Mobilização Democrática Estudantil realizou uma Gincana da Cidadania e arrecadaram 350 itens alimentícios para a Casa do Idoso, ato este que nos ajuda em muito, pois reduz nossos gastos com alimentação. Nossa gratidão a esses alunos.
Organizações da Rede Cananéia participam de comemoração pelos 14 anos do Programa Escola da Família da Escola Yolanda
Grupo São Gonçalo, Tiduca e Capoeira Bonfim marcaram presença no evento
O PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, realizou no dia 26 de agosto, sábado, das 09h30 às 17h, um grande evento em comemoração aos 14 anos de existência da Escola da Família, com o tema “Escola da Família e Literatura de Cordel – 14 anos colorindo os finais de semana”, trabalhando Folclore e Cultura Local; sendo que na oportunidade também foram realizadas as atividades do Agita Família, que prevê a conscientização da comunidade escolar para a prática de atividades físicas diárias de ao menos 30 minutos consecutivos. Um público total de 301 pessoas participou das diversas ações proporcionadas pelo PEF, seus voluntários e parceiros, incluindo a semana letiva e professores, além do Grêmio Estudantil.
Entre as parcerias marcaram presença os Grupos da Rede Cananéia, sendo que às 10h foi realizada a Oficina de Capoeira e de Maculelê, sob a coordenação do instrutor Zalber dos Santos e da Ex-educadora universitária e educadora física Ana Paula Carvalho, em parceria com a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, com a participação de 24 pessoas. No período da tarde, às 13h aconteceram as Oficinas de Arco-íris, ministrada pelo artesão e parceiro Amir Oliveira Garcia Filho do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, com a colaboração do educador universitário Guilherme Delfino Contrera e às 14h30 houve a Apresentação de Maracatu e Ciranda pela Associação Grupo Cultural Tiduca, que também colaborou com o empréstimo de decoração para o evento.
Rede Cananéia participa de encontro de formação para implementação da Maleta Futura Juventudes
Entre os dias 28 e 30 de agosto, segunda e quarta-feira, a coordenadora de comunicação da Associação Rede Cananéia, Elaine Marques dos Santos, participou do Encontro de formação da rede implementação da Maleta Futura Juventudes, realizado pelo Canal Futura, por meio de sua equipe de mobilização social.
A Maleta Futura é uma seleção em DVD do acervo mais recente e instigante do Canal Futura e indicações de outras fontes audiovisuais, com ênfase no recorte temático dos programas, valorizando o potencial provocador e reflexivo do acervo. Somam-se a esse material, textos inéditos e produtos lúdicos produzidos para auxiliar as ações de mobilização das instituições contempladas com a Maleta.
A Rede Cananéia é uma das organizações que aderiu ao Projeto e passou a contar com o apoio da equipe Futura na implementação do mesmo, ampliando o alcance do trabalho.
Essa nova versão da Maleta, Juventudes, compreende o jovem como potência e protagonista em processos e iniciativas que os envolvam, tendo como objetivo geral difundir e defender a cultura de direitos da juventude, de acordo com o Estatuto da Juventude e, para isso, possui como objetivos específicos positivar a representação social; ampliar o conhecimento sobre os direitos, promover espaços de participação e engajamento para políticas de cidadania endereçadas a essa categoria social. O trabalho da Maleta Juventudes tem como público prioritário a juventude, educadores, policiais e profissionais da saúde e judiciário, buscando atender jovens de 15 a 29 anos.
O material da Maleta deve chegar até a primeira quinzena de outubro e então começará o processo de formação de parcerias e capacitações junto ao público alvo, que para a Rede Cananéia abrange organizações e instituições de educação, sociais, de saúde, religiosas e conselhos de direitos em Cananéia, bem como a DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, por meio do PEF – Programa Escola da Família e Projeto Ler e Escrever.
Comunidade Jongo Tiduca e Maracatu Tiduca!
Por Liliana Soares
Nos dias 19 e 20 de agosto a Comunidade Jongo Tiduca esteve presente no “VIII Encontro de Jongueiros Paulistas”, ocorrido na cidade de Indaiatuba/SP, organizado pela Comunidade de Jongo “Filhos da Semente”, liderado por Jociara Rodrigues.
Com um momento para mostrar o seu trabalho, os Tiduqueiros, liderados por Daniel Rodrigues, fizeram sua roda, cantaram seus pontos, bailaram e encantaram a todos os presentes. E como forma de reconhecimento por um trabalho sério e de respeito ao Jongo e sua ancestralidade, a Comunidade Jongo Tiduca foi escolhida pelos demais líderes Jongueiros das Comunidades integrantes da Rede de Jongueiros do Sudeste, a organizar e sediar o “IX Encontro de Jongueiros Paulistas”, no ano de 2018.
Sendo o Jongo uma das principais frentes da Associação Tiduca, integrantes da Comunidade Jongo Tiduca marcaram presença na “Festa do Pescador” no bairro Porto Cubatão, levando um pouco da cultura do jongo para outros bairros da cidade de Cananéia/SP.
Dia 26 de agosto, integrantes da Associação Tiduca, que fazem parte do Maracatu Tiduca, estiveram presentes nos festejos de mais um aniversário do PEF - Programa Escola da Família, da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” Silva, fazendo um Baque Livre. Continuando com o Maracatu Tiduca, dia nove de setembro também foi dia de Baque Livre, dessa vez na Praça Martim Afonso, juntamente com o Bazar Artesanal do Coletivo Artemísia, onde integrantes do Maracatu fizeram uma barraca de sucos naturais e lanche para arrecadar fundos para futuras capacitações do grupo.
A Associação Grupo Cultural Tiduca não pára, e muitas ações, atividades e coisas boas ainda estão por vir!
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Dois anos de Jongo e XII Arraiá Cultural Tiduca!
Por Liliana Soares
O mês de julho foi de muita alegria para a Associação Grupo Cultural Tiduca.
No dia 14, sexta-feira, foi realizado o evento que comemorou os dois anos da Comunidade Jongueira Tiduca. Tendo o início às 19h, no Terreirão do Rocio e com presenças muito especiais, como a do Mestre TC, fundador da Casa de Cultura Tainã, do Tambores de Aço, que presenteou a Associação Tiduca com uma muda de Baobá, árvore símbolo fundamental da cultura africana. Estiveram presentes os padrinhos do Jongo Tiduca, Contra-mestre Messias de Freitas, dos coletivos Jongo da Lapa e Quilombismo, Rio de Janeiro e Mestre André, da Comunidade Jongo Tamandaré, de Guaratinguetá/SP, assim como integrantes da Comunidade Jongo Tamandaré, Jongo Zabelê, de Cubatão/SP, Grupo AfroKetu, do Guarujá/SP e Tambores de Aço de Campinas/SP.
Os tambores ecoaram noite adentro, levando a energia a um ponto imensurável, fazendo com que a festa fique registrada na memória de todos os presentes.
Aproveitando essa energia, no dia 15, sábado, foi realizado na Praça Theodolina Gomes – Tiduca, o XII Arraiá Cultural Tiduca com muitas brincadeiras para as crianças e oficinas culturais no período da tarde e diversas atrações culturais ao cair da noite. Teve oficina de Samba de Roda com mestre Carlos Ferraz e Danças Circulares com Aline Longui, Roda de Capoeira, Dança Africana, com o Grupo AfroKetu (Guarujá/SP), Tambores de Aço (Campinas/SP), Quadrilha infantil e adulta e muito forró com as bandas Iara Trio de Curitiba/PR e Pé no Mangue de Cananéia/SP.
Cerca de 500 pessoas estiveram pela Praça no período da noite, prestigiando o evento, se deliciando nas barracas de comidas típicas e apreciando o artesanato local.
Este ano a Associação Grupo Cultural Tiduca homenageia o Estado da Bahia, trazendo sua cultura e suas cores para a cidade de Cananéia.
Brechó permanente em prol da Casa do Idoso
Por José Benito Ouviña Leiro
Gostaríamos de informar a todos, que graças a uma parceria da Casa do Idoso de Cananéia com a ARTECA - Associação dos Artesãos de Cananéia, criou-se um brechó permanente no quiosque da Associação, onde serão vendidas peças de doações que recebemos e não são utilizadas internamente, mas com as vendas esses valores serão revertidos na ajuda para o custeio da entidade e, quem quiser colaborar poderá levar sua doação na Casa do Idoso, bem como no próprio quiosque, que se localiza na esquina do prédio da Casa do Idoso.
quarta-feira, 9 de agosto de 2017
Cheiro do Mato realiza exposição no SESC Registro
Por José Irene
O Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui foi convidado para uma apresentação dos produtos no SESC – Serviço Social do Comércio, da cidade de Registro, nos dias 24 e 25 de junho, no Mosaico de Saberes.
O convite foi feio pela técnica responsável Ana Lucia Seghessi Albino, que recebeu os membros do Grupo, José Irene e Antonia Aires, que apresentaram o trabalho do Grupo, contando como nasceu até hoje, além da exposição e comercialização dos produtos. Segundo José Irene os produtos foram muito bem aceitos pelos frequentadores e funcionários do SESC, além da troca de experiência com outros grupos que estavam expondo.
Além disso, foi iniciado contato com Hotel em que estavam hospedados, deixando shampoo, sabonete e condicionador para teste e possível canal de venda de produto.
Grupo de Fandango Batido São Gonçalo participa de Arraiá da Tiduca
Por Amir Oliveira Garcia Filho
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo participou do 12º Arraiá da Tiduca, no dia 15 de julho, sábado, com a realização da Oficina de Brinquedos de Papel “Arco-íris”, bem como com o estande para exposição e vendas do artesanato tradicional, confeccionado na Oficina Escola do Grupo.
Grupo de Fandango Batido São Gonçalo recebe Projeto Valores e Virtudes do Ensino Infantil
44 alunos da 2ª Etapa da Educação Infantil participaram de Oficina na Casa do Fandango
No último dia nove de agosto, quarta-feira, no período da manhã, o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo recebeu 44 alunos, dos 56 participantes, da 2ª Etapa da Educação Infantil da EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil “Jardim Encantado”, do bairro do Acaraú, na Casa do fandango, sob a orientação das professoras Cintia Cristina de Almeida e Silva Gutz, Maria Cristina Marcello Mathais e Maria Paula do Santos Gomes, sob a coordenação da professora coordenadora pedagógica Márcia Mammana Ferreira, dentro do Projeto “Valores e Virtudes”, que tem como objetivo oportunizar aos alunos o conhecimento da cultura de Cananéia.
Segundo Amir Oliveira Garcia Filho, membro do Grupo São Gonçalo e artesão, os alunos puderam conhecer o que é o fandango caiçara, seus instrumentos, a música, a dança, a oficina de artesanato em madeira caixeta e a agrofloresta, passando cerca de duas horas na Casa do Fandango, conhecendo suas raízes e história.
De acordo com Márcia, o Projeto engloba todas as pré-escolas do Departamento Municipal de Educação de Cananéia e terá continuidade durante todo o ano, sendo que no momento, estão na fase de conhecer os pontos turísticos e os locais culturais.
Casa do Fandango de Cananéia recebe fandangueiros e representantes dôo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Por Amir Oliveira Garcia Filho
No último dia sete de agosto, segunda-feira, às 19h, a representante do Instituto do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Simone Toji, esteve na Casa do Fandango em Cananéia, sede do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, com o objetivo de realizar a salvaguarda do Fandango Caiçara, que em 29 de novembro de 2012 recebeu o título de patrimônio cultural do Brasil, além de saber sobre as necessidade e prioridades dos representantes dos Grupos e do Ponto de Cultura “Caiçaras”.
Entre os Grupos presentes estavam Violas de Ouro do São Paulo Bagre (Paulinho Pereira), Grupo Esperança (Beto Galã), São Gonçalo (Rodolfo Vidal e Amir Oliveira), Família Pereira (Zé Pereira) e Ponto de Cultura “Caiçaras” (Fernando Oliveira).
Agradecidos aos fandangueiros e à representante do IPHAN pela visita, foi servido o tradicional café com mistura e um bom fandango com os fandangueiros Paulinho Pereira, Zé Pereira e Grupo São Gonçalo.
Viva a cultura popular paulista!
Foto: arquivo - http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2013/01/
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Casa do Idoso realiza Bingo em prol da entidade
Por José Benito Ouviña Leiro
No dia 20 de maio, sábado, a Casa do Idoso de Cananéia, mantida pela SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia, realizou o tradicional Bingo da Casa do Idoso na Fábrica de Sonhos - Quadra coberta Maratayama, este evento anual proporciona a instituição, um reforço de caixa para pagamento de despesas como férias, 13º salário, entre outros, e como sempre puderam contar com o apoio de colaboradores e a imprescindível presença da nossa população, que a cada ano cresce.
A nossa gratidão por fazer do evento um grande sucesso a cada ano.
Jongo, plantio, bazar e mutirão!
As ações da Associação Grupo Cultural Tiduca não param!
Por Liliana Soares
Para finalizar o mês de maio, a Comunidade Jongueira Tiduca realizou o tradicional Dia do Jongo, onde os integrantes se reuniram e se dividiram para preparar o Terreirão do Rocio, com a arrumação do espaço e a montagem da fogueira, como também a refeição coletiva. Não deixando de lado a comemoração dos aniversários do mês, os tambores ecoaram e a energia foi contagiante. A Roda ocorreu no dia 27 de maio.
E no início do mês de junho, dia três, integrantes da Associação, juntamente com os jovens Tiduqueiros e Dona Maria Juliana Pedro Rodrigues, se reuniram para fazer o plantio de algumas mudas de flores na Praça Theodolina Gomes – Tiduca. Esta ação visa embelezar a Praça para a grande festa que está por vir, o 12º Arraiá Cultural Tiduca.
No dia 17, aconteceu o 5º Bazar Tiduca, no CCI – Centro de Conveniência do Idoso, no bairro do Acaraú. Com uma grande variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, muitos casacos e cobertores, ideais para aquecer no inverno. Com preços acessíveis aos munícipes, o bazar teve início às 9 horas da manhã com fila na porta, assim como nas edições anteriores.
E completando o final de semana de muito trabalho para a Associação, no dia 18, integrantes do Tiduca se reuniram no Terreirão do Rocio para limpeza te organização do espaço. Como de costume, houve a parada para o almoço coletivo, onde os Tiduqueiros puderam recarregar as energias e voltar ao trabalho.
O mutirão de limpeza no Terreirão e o plantio das mudas na Praça Theodolina Gomes – Tiduca são ações de preparação dos espaços para os dois eventos que acontecerão nos dias 14 e 15 de julho, que são “2 Anos da Roda de Jongo”, que comemora o segundo ano da Comunidade Jongueira Tiduca e o “12º Arraiá Cultural Tiduca”, onde a Associação homenageará o Estado da Bahia.
Para os eventos estão confirmadas as presenças de grupos culturais e Mestres que desenvolvem e disseminam a cultura popular por todo o País.
A Associação Grupo Cultural Tiduca convida a toda população para prestigiar e participar dos eventos culturais.
Assinar:
Postagens (Atom)