A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 22 de março de 2017
Associação Cultural e Desportiva de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia ministra aulas para crianças e adultos
Quer aprender Capoeira?
Então junte-se à Associação Cultural e Desportiva de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia.
Aulas de Capoeira:
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 19h às 20h30, para Crianças e iniciantes e das 20h30 às 22h, para adultos. As aulas acontecem no Centro Comunitário e são ministradas, gratuitamente, pelo professor Zalber Santos.
Bloco Cultural Tiduca e Bazar Tiduca
Por Liliana Soares

O carnaval passou e foi cheio de energia e boas vibrações. O Bloco Cultural Tiduca levou para a Avenida Beira Mar a cultura, os ritmos e as cores do Estado de Pernambuco.
A bateria do Bloco, comandada pelo Mestre de Bateria, Daniel Rodrigues, mostrou a todo público presente os encantos do Maracatu de Baque Virado, com a toada (música) “Pernambuco em Estado de Arte”, assinada por Rubens Paiva, intercalando com a leveza do Coco de Roda, com a música “Nosso Coco de Praia”, de Lília Gomes de Souza. A interpretação ficou na responsabilidade de Lilia Gomes de Souza, Eliel Dias, Gabriel Marco Banddini Azevedo, Edson de Souza Junior.
Cores e brilhos não faltaram nas alas, começando pelo Estandarte, que anunciava a passagem do Bloco Cultural Tiduca. Seguido pelo Caboclo de Lança, que desfilava e brincava com quem assistia e as Catirinas que dançavam e mostravam a beleza de sua coreografia. Na sequência, a Dama de Passo, levando a Calunga, abria o caminho para a Corte, onde Rei e Rainha encantavam a todos, seguidos pelo Vassalo. Logo atrás, vieram as alas das Baianas, do Frevo, do Coco, dos Cangaceiros e das camisetas. Fechando o desfile, a Bateria com instrumentos artesanais, como Agbês, Djembês, Alfaias e as Caixinhas e o Gonguê, encantando a todos com o diferenciado som do Maracatu de Baque Virado.
E passado toda a folia do carnaval, foi o momento de continuar com as ações da Associação Grupo Cultural Tiduca, aconteceu no dia 18 de março, sábado, o 4º Bazar Tiduca, no CCI – Centro de Convivência dos Idosos, onde as roupas, calçados, acessórios e utensílios domésticos foram vendidos por um preço único, e como nos outros bazares, o início foi às 9h da manhã com fila na porta.

Semana da Cultura Caiçara
Por Amir Oliveira Garcia Filho
Isso tudo aconteceu no ano de 1978, com a pesquisa de Gioconda Mussolini, em São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo. Hoje os municípios que comemoram o dia 15 de março como o Dia do Caiçara são: São Sebastião, Cananéia e Santos, no Estado de São Paulo e Guaraqueçaba e Paranaguá no Estado do Paraná.
No dia 16 de março, aconteceu a abertura da Semana da Cultura Caiçara, que valoriza a identidade tradicional caiçara, no SESC – Serviço Social do Comércio, em Santos, a abertura foi com o violeiro de viola de fandango Rodolfo Vidal. Também no dia 16 foi a vez da Oficina e Palestra com fala e toque de fandango, sobre os instrumentos do fandango, exposição de livros e CD’s que retratam o dia-a-dia desta cultural. Já no dia 17 aconteceu o espetáculo “Causos Caiçaras”, com Amir Oliveira e Rodolfo Vidal, membros do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo.
quarta-feira, 15 de março de 2017
Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui
O Grupo Cheiro do Mato nasceu em novembro de 2010, com o objetivo de resgatar e valorizar o uso das ervas medicinais, desenvolvendo a educação preventiva e a troca dos saberes populares locais, passados de geração em geração, proporcionando a geração de renda e trabalho para o Grupo, por meio da comercialização de produtos artesanais aromaterápicos, como sabonetes em barra, líquido, íntimo, shampoo, creme para pentear, repelente e outros, atingindo consumidores que buscam qualidade de vida.

Trabalho
No decorrer de seis anos de trabalho, o grupo Cheiro do Mato, aprendeu e se aprimorou muito na produção e qualidade dos produtos. Isso se deve às capacitações, intercâmbios e aulas com um químico, que hoje é responsável pela qualidade dos produtos junto ao Grupo.

Intercâmbio
Feira de Economia Solidária em SP
Os produtos são 100% naturais, biodegradáveis, com óleos essenciais e cera de abelha, proporcionando ao consumidor um produto de alta qualidade, sem prejudicar o meio ambiente.
Onde você pode comprar os produtos do Cheiro do Mato?
Em Cananéia:
- Boutique Caiçara na Rua Pedro Correia, 76 Centro de Cananéia.
- ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia, na Rua Tristão Lobo (em frente ao fundo Social).
- Belas Artes – Rua Pêro Lobo (em frente ao Conselho Tutelar).

Entrega de produto na Boutique Caiçara Feira de Economia Solidária em Cananéia
O grupo comercializa em feiras, eventos e oficinas, além de produzir em atacado para pousadas e hotéis em Cananéia e Continente, São Paulo, Paraty/RJ, Sorocaba, Campinas, e fez uma comercialização para uma Grife de bolsas (Stella Sofia) em Curitiba/PR, com venda de trouxinhas aromáticas, onde o cliente compra a bolsa e acompanha uma trouxinha com o cheirinho especial da marca.
Trouxinhas aromáticas para comercialização do Stella Sofia
Endereço do Grupo:
Rua Benjamin de Lara s/nº (ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Oswaldo Lucachaki).
Contatos: Grupo Cheiro do Mato
(13) 98137-0128 – José Irene
(11) 97758-0241 – Antonia Aires
E-mail: cheirodosmato@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/cheiro.domato.3?fref=ts








quarta-feira, 8 de março de 2017
Agradecimento

Assinar:
Postagens (Atom)