quarta-feira, 30 de maio de 2018

Equipe de Educação Especial da Diretoria de Registro recebe Orientação Técnica






A ação contou com Oficina da Maleta Juventudes do Canal Futura

            No último dia 29 de maio, terça-feira, das 08h30 às 17h30, na DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, foi realizada a Orientação Técnica de Formação Continuada da Equipe da Educação Especial, sob a orientação da Supervisora Selma de Araújo Torres Omuro e da PCNP – Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico Franciane Kierme Silva, contando com a participação de 27 educadores, objetivando orientar e subsidiar os professores especializados da área de Educação Especial, promovendo sua formação continuada e o aperfeiçoamento profissional, visando eficácia e aprimoramento do acompanhamento dos alunos público alvo da Educação Especial.
A ação contou com uma Oficina da Maleta Juventudes, por meio da parceria do PEF – Programa Escola da Família, com a Associação Rede Cananéia e Canal Futura, ministrada pela vice-diretora do PEF e coordenadora de comunicação da Rede Cananéia, Elaine Marques dos Santos, que utilizou a metodologia da Maleta Futura para trabalhar o Estatuto da Juventude, com vistas aos direitos dos jovens, especificando os jovens com deficiência, TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), provocando reflexões por meio de vivências de empatia e promovendo um olhar ao território para a criação de ações que oportunizem a esse jovem conhecer e lutar pelos seus direitos.
Foi realizada a apresentação da AMAR – Associação Amigos dos Autistas de Registro, a história da fundação da Associação e os depoimentos das mães Elizandra Aparecida Nóbrega (presidente da associação), Leisi Severo Martins de Pontes (vice-presidente) e Célia Maria Lustosa Haiek (diretora de difusão), que geraram na equipe bastante interesse e curiosidades, que foram respondidas pelas mães.
O estudo das resoluções estaduais relativas à Educação Especial e os serviços oferecidos pela nossa Diretoria de Ensino, também foram analisados nesse encontro. E podemos informar que em todos os oito municípios jurisdicionados pela nossa Diretoria, há um atendimento para os alunos público alvo da Educação Especial, seja em sala de AEE – Atendimento Educaciona Especializado, ou com professor interlocutor ou com cuidador.
Participaram da ação professores especializados da área de educação especial das Escolas Estaduais: Professora Lucília Grothe Liberato, Professora Maria Aparecida Viana Muniz, Koki Kitajima, Professora Aurora Coelho, Professor Celso Antonio, Professor Esthefano O. Paulovski, Geni Cunha, Professor Joaquim Goulart, Plácido de Paula e Silva, Professor Antônio Fernandes, Antonio Duarte de Castro, Dr. Fábio Barreto, Capitão Bernardo F. Machado, Frutuoso Pereira de Moraes, Professora Massako O. Hirabayashi, Professora Mary Azevedo de Carvalho e Dona Irene Machado de Lima.

Sobre a Maleta Juventudes

A Maleta Juventudes tem por objetivo “difundir e defender a cultura de direitos da juventude”, utilizando e disseminando o Estatuto da Juventude.
            Para alcançar seu objetivo o Projeto Maleta Juventudes realiza a parceria com organizações sociais, rede de proteção de direitos, escolas, universidades, órgãos de segurança pública, saúde e poder judiciário, para chegar aos jovens de todo o território nacional, buscando o empoderamento da juventude, através do conhecimento dos seus direitos.
            A Maleta Futura é o “fruto de ações de articulação com instituições de referência, que associam parte de seus acervos ao projeto, a Maleta Futura não é um projeto finalizado. O acervo pode e deve ser complementado pelos usuários, estimulando nas instituições usuárias articulações inter-comunitárias a partir das temáticas apresentadas”.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário