sábado, 23 de fevereiro de 2019

Escolas, Organizações Sociais, Secretarias Municipais e Rede de Garantia de Direitos do Vale do Ribeira recebem formação da Maleta Juventudes do Canal Futura


O tema utilizado foi o Direito à Diversidade e Igualdade









            No último dia 22 de fevereiro, das 09h às 17h, Escolas, Organizações Sociais, Secretarias Municipais e Rede de Garantia de Direitos do Vale do Ribeira receberam formação da Maleta Juventudes do Canal Futura pela Associação Rede Cananéia, abrangendo nove municípios do Vale do Ribeira. A formação é relativa ao 3° encontro do projeto Maleta Juventudes e teve como tema o Direito à Diversidade e Igualdade, item do Estatuto da Juventude, com vistas a levantar reflexões e discussões sobre como melhorar os espaços de atendimento à juventude, de forma a incluir todos, sem qualquer distinção ou julgamento, objetivando a diminuição de casos de bullying, agressões, intolerância religiosa, racial, étnica, gênero, origem e classe econômica e social.
No período da manhã a formação ocorreu junto à DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, através de parceria firmada junto ao PEF – Programa Escola da Família e Associação Rede Cananéia, capacitando 26 educadores, entre professores articuladores do PEF, PCNP’S – Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da DER e representantes de secretarias municipais de assistência social e de educação, das cidades de Cananéia, Pariquera-Açu, Barra do Turvo, Eldorado, Cajati, Sete Barras, Registro e Jacupiranga. Já no no período da tarde, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar receberam a formação na sede da Rede Cananéia.
Os encontros contaram com socialização das ações desenvolvidas, previstas ou não, no último plano de ação, discussão e reflexão sobre o tema escolhido, apresentação do vídeo “Preprara”, da Maleta Juventudes, sobre políticas públicas de inclusão de travestis e transexuais no âmbito educacional, com posterior discussão e reflexão e dicas de como trabalhar com o tema junto aos jovens nas escolas e equipamentos sociais.
            As atividades contaram com a participação de 29 pessoas, sob a orientação das mediadoras Elaine Marques dos Santos, Liane Borlin e Thamar Alves Shimodaira e café caiçara de Valkiria Monteiro Pereira e Ketlin Cristina Monteiro Pereira.
A Maleta Juventudes tem por objetivo “difundir e defender a cultura de direitos da juventude”, utilizando e disseminando o Estatuto da Juventude.
            Para alcançar seu objetivo o Projeto Maleta Juventudes realiza a parceria com organizações sociais, rede de proteção de direitos, escolas, universidades, órgãos de segurança pública, saúde e poder judiciário, para chegar aos jovens de todo o território nacional, buscando o empoderamento da juventude, através do conhecimento dos seus direitos.
            A Maleta Futura é o “fruto de ações de articulação com instituições de referência, que associam parte de seus acervos ao projeto, a Maleta Futura não é um projeto finalizado. O acervo pode e deve ser complementado pelos usuários, estimulando nas instituições usuárias articulações inter-comunitárias a partir das temáticas apresentadas”.
            Os próximos passos do Projeto serão dados nas bases, que criaram pequenos planejamentos com ações para os próximos meses, sendo que o próximo encontro está marcados para junho e julho.
            Nosso muito obrigado a todos os parceiros.


Rede Cananéia e equipamentos sociais do Vale do Ribeira apresentam Projeto para enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil junto à Rede de Proteção - Comitê Regional Baixada Santista e Vale do Ribeira

O Projeto tem como base o Programa Crescer sem Violência do Canal Futura




A Associação Rede Cananéia, por meio da sua coordenadora de comunicação, Elaine Marques dos Santos, juntamente com equipamentos sociais do Vale do Ribeira, elaborou e apresentou um Projeto pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes junto à Rede de Proteção – Comitê Regional Baixada Santista e Vale do Ribeira, liderado pela PM – Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo como base o material do Projeto Crescer sem Violência, possibilitado através da parceria com o Canal Futura.
            Na oportunidade o Projeto, construído a várias mãos, foi apresentado e será colocado em teste em duas Escolas Piloto, sendo uma na Baixada Santista e outra no Vale do Ribeira, para, assim, verificar as possíveis lacunas e buscar abranger todas as Escolas Públicas da região, totalizando 24 cidades.
            Vale ressaltar que todos os municípios envolvidos receberam um kit do Programa Crescer sem Violência, cedido por meio da parceria do Canal Futura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário