segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

APAE de Cananéia realiza atividades de finalização anual

 




No último dia dez de novembro, quinta-feira, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananeia realizou o Concurso do Cartão de Natal, que tem por finalidade escolher um trabalho artístico, dando visibilidade às atividades dos usuários da instituição.

Já no dia 24 de novembro, quinta-feira, a APAE participou do Primeiro Festival de Handebol, proporcionado pela APAE da Ilha Comprida, na qual a participação glorificou a integração dos usuários.

Por fim, foi realizada a confraternização no dia 15 de dezembro, quinta-feira, com almoço e música ao vivo com o artista local Rogerinho Moura na casa do Sr. Lourenço Dal Seco Neto, futuro presidente da APAE.

Associação Rede Cananéia realiza a última Assembleia do ano

 Gisele Alves Villar

A Associação Rede Cananéia realizou a 199ª Assembleia, que foi a última do ano de 2022, sendo realizada no dia seis de dezembro, às 17h00, na sede da instituição, depois das discussões das pautas apresentadas, os integrantes da organização realizaram um amigo secreto, com um café bem gostoso para finalizar o ano e pensando nas ações de 2023.

José Benito Ouviña Leiro, representante da SAVC – Sociedade Amigos da Velhice sorteou Izidoro Leodoro das Neves, representante da AMOMAR – Associação dos Moradores do Marujá e vice-versa; Valkíria Monteiro Pereira, representante da CAF – Cananéia Artes e Fibras e membro da equipe de apoio sorteou Amir Oliveira Garcia Filho, representando do Grupo São Gonçalo e vice-versa, por fim, Gisele Alves Villar da equipe de apoio sorteou Fabiane Rodrigues Ribeiro, também da equipe de apoio e vice-versa.

CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cananéia realizada a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cananeia

 Por Gisele Alves Villar – presidente do CMDCA pela Rede Cananéia





Aconteceu no dia 12 de dezembro de 2022, segunda-feira, na sede da ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Cananeia, das 14h30 às 18h, sob a responsabilidade do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cananéia e mediação da educadora e comunicóloga Elaine Marques, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cananéia, com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, com a participação de com a presença de 17 pessoas, entre adolescentes, jovens, representantes de conselhos de direitos, conselho tutelar, gestores escolares, professores, movimentos sociais e sociedade civil.

Infelizmente, como o evento ocorreu no último mês do ano obteve pouca participação do público-alvo, com a presença efetiva de apenas dois adolescentes, porém conseguindo realizar as discussões e registrar as demandas da Rede de Proteção das crianças e adolescentes.

            As propostas levantadas para o município foram: criação do Conselho de Juventude; programa de ação integrado entre Departamentos Municipais; aumento da oferta de vagas em creches; implantação de CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil; incentivo fiscal para empresas aderirem a projetos como “Jovem Aprendiz”, garantindo renda e educação a adolescentes; aumento da oferta de atendimento psicológico e psiquiátrico nas ESF’s – Estratégias Saúde da Família de comunidades em vulnerabilidade social e implantação de equipe multidisciplinar nas escolas públicas (psicólogo e assistente social), de acordo com a Lei nº 13.935 de 11/12/2019;  criação de políticas públicas de atendimento no CAPS regional e inserção de CAPS locais para atendimento específico a crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos; criação de políticas públicas que garantam a prática de projetos preventivos à violação de direitos de crianças e adolescentes (violência, trabalho infantil, abuso e exploração sexual) nas escolas; projetos de autoajuda em parceria com a sociedade civil; criação de um plano local para fomento à participação popular efetiva nos espaços de decisão e incentivo ao protagonismo juvenil nos espaços públicos; respeitar o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; introduzir na grade curricular de ensino regular a disciplina de exercício de cidadania; garantir a participação do CMDCA e Conselho Tutelar dentro da política de educação, dentro das escolas; educação para a cidadania; participação ativa dos agentes políticos de conselhos em espaços frequentados por crianças e adolescentes;  incentivo na criação dos grêmios estudantis; maior divulgação das ações; fortalecimento de toda a Rede; retomar reuniões mensais para levantar as demandas da população, referente a cada serviço, criando, assim, propostas que venham de encontro com a fragilidade do momento; garantia da efetivação de ações e equipamentos públicos que contemplem o atendimento a crianças e adolescentes (creches, caps infanto-juvenil, psicólogos e assistentes sociais nas escolas); participação popular (Conselho da Juventude); construção de um campus universitário em Cananeia.

            Os delegados titulares eleitos foram: Livia Lopes Filholhino (adolescente); André Lima Godoy (conselheiro de direitos); Sandra de Souza Pereira Costa (conselheira de diretos); Francine Rodrigues Barreto (conselheira tutelar); Gisele Alves Villar (movimentos sociais) e Samia Fortes Falcão da Silva (Rede de atendimento). Os delegados suplentes eleitos foram: Eduardo Thomazine Siles (adolescente); José Paulo Santiago da Silva (conselheiro de direitos); Rosania Maria Barbosa dos Reis (conselheira de direitos); Ivete Arcanjo (conselheira tutelar); Carolina Reis Gomes (movimentos sociais) e Andressa Correia da Silva (Rede de atendimento).

O CMDCA agradece a participação de todos.

Rede Cananéia realiza a XI Feira de Economia Solidária

 Por Gisele Alves Villar






A Associação Rede Cananeia promoveu a XI Feira de Economia Solidária de Cananéia, no último dia dez de dezembro, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, das 10h às 22h, juntamente com o Encontro de Arte e Cultura. O principal objetivo da Feira de Economia Solidária da Rede Cananéia é criar um espaço comum de comercialização para os seus associados e parceiros, para que exista uma troca, para que esses empreendimentos se conheçam melhor e estejam mais próximos.

A abertura do evento aconteceu no dia dez, a partir das 10 horas. Entre as atrações o evento trouxe Feira de Trocas, artesanato, oficinas lúdicas e apresentações culturais. A Economia Solidária tem como princípios a autogestão e a cooperação. 

A XI Feira de Economia Solidaria da Associação Rede Cananéia volta depois de dois anos de pandemia, sendo que nesta edição a Feira de EcoSol obteve o recorde de inscrições, com 20 empreendimentos solidários inscritos, sendo alguns grupos pertencentes à Rede Cananéia, além de grupos locais e regionais, vindo da cidade de Ilha Comprida.

O evento contou com um grande apoio da Prefeitura Municipal de Cananéia, por meio de parcerias junto ao Departamento Municipal de Cultura, na pessoa do diretor Oséias Martinowski, sendo fornecidos serviços de sonorização, atrações culturais e banheiros químicos, em contrapartida, a Rede Cananéia apoiará um evento que o Departamento de Cultura fará em 2023 com a logística dos cadastros dos empreendimentos e empréstimo de tendas. Muito obrigado pela parceria. A Rede Cananéia agradece, ainda, ao Departamento Municipal de Obras, que colaborou com a logística do evento, colocando e retirando as tendas, providenciando a estrutura elétrica, colocando das faixas e realizando a limpeza da Praça, nosso muito obrigado, especialmente, ao funcionário Penugem – Rosemauro Alves Carneiro. A Rede agradece, também, ao Departamento Municipal de Trânsito, que providenciou o fechamos das ruas.

A Feira de Economia Solidária acontece com muitas mãos, como sempre, e agradecemos a todos por mais uma Feira de sucesso. Até ano que vem...

 

Grupo Cheiro dos Matos participa da XI Feira de Economia Solidária

 Por José Irene dos Santos



 

            No último dia dez de dezembro, sábado, ocorreu a XI Feira de Economia Solidária, realizada pela Associação Rede Cananéia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cananeia, sendo uma grande festa, com cantorias, apresentações e muitas brincadeiras fantásticas para as crianças.

            O Grupo Cheiro dos Matos, como sempre, esteve presente com seus produtos, como sabonetes com chás medicinais e argila, creme hidratante, condicionador, sabonete líquido íntimo, repelente com cêra de abelha e creme hidratante e shampoo com babosa e jaborandi, sendo um grande sucesso entre a clientela, que só vem aumentando. “Por dois eventos que a Diana participa na nossa barraca com os seus produtos e também tem boa saída”, comenta José Irene.

            O Cheiro dos Matos agradece a todos e deseja um ano de 2023 repleto de harmonia e grande sucesso a todos. Gratidão.