sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Conselho de Alimentação Escolar – CAE

Por Cleber Rocha Chiquinho
Os membros do CAE - Conselho Municipal de Alimentação Escolar reuniram-se para eleger novamente a presidência do Conselho, assumindo o cargo, Dirceu Chimite, representante dos pais e alunos da Rede Estadual de Ensino e ficando como suplente, Cleber Rocha Chiquinho, representante da sociedade civil organizada, através da Associação Rede Cananéia. Na ocasião ocorreu, também, a apresentação da nova nutricionista da Prefeitura Municipal, Michelle Salustiano Kanachiro, que falou sobre o início de seu trabalho na Prefeitura.
Ainda na reunião, discutiu-se como a Prefeitura está atuando para cumprir a Lei 11.947/2009 que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares. Os membros foram informados que a Prefeitura está com dificuldades de realizar a compra de alimentos dos agricultores locais e está fazendo contatos com agricultores de outras cidades. Os membros ficaram de entrar em contato com o SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Vale do Ribeira e Litoral Sul - Sub-Sede Cananéia para buscar mais informações junto aos agricultores do município.
Além disso, foi solicitada a prestação de contas para o Departamento Financeiro das compras dos gêneros alimentícios que foram para a merenda escolar no ano de 2010, para que este Conselho inicie a verificação dessas compras, facilitando o parecer que deve ser emitido anualmente.
Por fim, foi feita a apresentação do Projeto "Sabores Caiçaras" que é desenvolvido na Escola Estadual Profª. “Dinorah Silva dos Santos”, sob orientação dos professores Cleber Rocha Chiquinho (Biologia) e Suely Cristina (Língua Portuguesa) e que realizará no dia dez de dezembro um evento com alunos, pais e professores dessa Unidade Escolar sobre alimentação consciente e responsável. O projeto conta com apoio das biólogas e organizadoras do Livro "Cozinha Caiçara: encontro de histórias e ambientes", Mayra Jankowsky e Marina Vianna Ferreira, do chef de cozinha Adriano Nammur e do jovem agricultor familiar Lucas Novaes de Albuquerque, que ministrarão a "Oficina do Gosto" durante o evento.
A próxima reunião do CAE será dia oito de dezembro às 18h00 no Departamento de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário