sexta-feira, 29 de abril de 2011

Grupo São Gonçalo realiza apresentações para Escola Santa Cruz

Foram seis apresentações entre os dias 26 de abril e 1º de maio
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizou apresentações culturais de dança, música e comentários sobre o Fandango Caiçara entre os dias 26 de abril e 1º de maio para os alunos da Escola Santa Cruz, do Bairro Alto de Pinheiros, da cidade de São Paulo.
As apresentações, que tiveram como objetivo para o grupo a divulgação e a geração de renda, foram realizadas no Hotel Golfinho Plaza, com intermédio da Agência Ambiental, sempre das 21h00 às 22h00, com a participação de cerca de 40 alunos por apresentação.

Rede Cananéia aprova Projeto “Produtos em Rede – Paraty Eco Fashion”

O Projeto prevê a participação do Produtos em Rede no evento Paraty Eco Fashion
A Associação Rede Cananéia aprovou recentemente o Projeto “Produtos em Rede – Paraty Eco Fashion”, que prevê a participação desta iniciativa no evento Paraty Eco Fashion, entre os dias cinco e sete de agosto, possibilitando a visibilidade do Produtos em Rede e seus empreendimentos e produtos das comunidades tradicionais de Cananéia.
Durante o evento, onde o Instituto Colibri custeará hospedagem e alimentação para três representantes da Rede e do Produtos em Rede, será possível comercializar os produtos artesanais e serviços culturais produzidos pelas comunidades tradicionais caiçaras e quilombolas de Cananéia, que fazem parte da Rede.

ACUCA realiza malhação de Judas

Este ano o Judas foi representado por um boneco de Muammar Kadhafi
No último dia 23 de abril, Sábado de Aleluia, às 15h00, na Rua do Artesão, cerca de 60 crianças realizaram a tradicional Malhação de Judas, que este ano foi representado pelo ditador da Líbia, Muammar Kadhafi.
A realização a ação é da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia e, segundo seu membro, o artesão Amir Oliveira Garcia Filho, o objetivo da atividade é manter viva a tradição da malhação do Judas, além de manifestar a cidadania, utilizando temas atuais em favor da justiça, liberdade e igualdade e, ainda, divertir as crianças, já que o Judas sempre é recheado de balas.
Amir agradece aos patrocinadores, sendo ACUCA, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, Papelaria Papel & Cia., Ditinho Pintor e José Fermino Marques.

Chega ao fim o Projeto Buscando sustentabilidade para iniciativas comunitárias da Rede Cananéia

Projeto financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade proporcionou novos projetos, novas parcerias e ações para a sustentabilidade da Rede e seus grupos
A Associação Rede Cananéia finalizou o Projeto “Rede Cananéia: buscando sustentabilidade para iniciativas comunitárias”, financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, que teve início em dezembro de 2009.
A ação foi uma tentativa de aumentar as possibilidades de sustentabilidade da Rede e de seus grupos associados, por meio da comunicação e ações para mobilização re recursos e parcerias.
O Projeto possibilitou a contração de duas pessoas, que trabalharam na mobilização de recursos, com a escrita de seis projetos, sendo três aprovados, e parcerias, com a consolidação de seis delas; construção de um plano de comunicação institucional para a Rede, com a criação de sete novas ferramentas de comunicação e caracterização da identidade da Rede, além da criação de um novo site institucional; quatro pessoas da equipe a mais trabalhando em ferramentas de comunicação, estruturação de um novo capítulo no Regimento Interno da organização e estudos para a criação de um produto da Rede, que será utilizado para gerar recursos para a instituição.
No total, foram beneficiadas, diretamente, 36 pessoas, que representam os grupos associados à Rede e, indiretamente, cerca de 300 pessoas, entre familiares dos representantes dos grupos e pessoas que compõem tais organizações.

Alunos das 5ª e 6ª séries do Bairro Cubatão participaram de Palestra sobre Xilogravura

Por Elaine Marques
No último dia 13 de abril, quarta-feira, das 09h50 às 10h30, as turmas das 5ª e 6ª séries A da Escola Estadual “Bairro Cubatão” foram contempladas com uma Palestra sobre Xilogravura, ministrada pelo artesão José Fermino Marques, também coordenador do Projeto.
A Palestra foi um trabalho de enriquecimento do estudo da disciplina de Leitura e Produção de Texto, que no 1º bimestre trabalhou a Literatura de Cordel, onde a Xilogravura é utilizada.
Cerca de 60 alunos participaram ativamente da Palestra, realizando muitas perguntas e interagindo com o palestrante.

Pontos de Cultura do Vale do Ribeira se encontram em Cananéia

Por Cleber Rocha Chiquinho
A rede de Pontos de Cultura do Vale do Ribeira se reuniu entre os dias seis a nove de abril no Ponto de Cultura “Caiçaras” em Cananéia – SP para dar continuidade ao processo de integração e fortalecimento dessas iniciativas, que hoje estão presentes em 13 municípios do Vale do Ribeira e contribuem significativamente para a ações locais em diversas áreas, desde artesanato, música e danças, até a produção audiovisual, radiofônica e multimídia.
No dia seis de abril foi o momento de reunião dos Pontos de Cultura para analisarem a situação que cada ponto vêm enfrentando, principalmente nesse momento em que ocorreram muitas mudanças governamentais. Foi feito um debate sobre o repasse de verbas pelo governo federal e os motivos do atraso. Em Cananéia, “o Ponto de Cultura “Caiçaras” aprovou quatro projetos em editais do MinC entre 2009 e 2010, e até agora não foi feito o repasse financeiro de nenhum deles, isso está prejudicando bastante os trabalhos, dois desses projetos, por exemplo, previam bolsas para sete jovens estudantes e eles, bem como seus familiares, já nos questionaram sobre essas bolsas e como não temos uma resposta clara, ficamos sempre confusos e com receio em responde-los ”, diz Cleber R. Chiquinho, tuxáua e educador do Ponto de Cultura “Caiçaras”.
Já nos dias sete e oito de abril, as atividades foram focadas na capacitação dos integrantes dos Pontos de Cultura presentes na área de conhecimento e uso do software livre, sistema operacional que está sendo bastante utilizado para contrapor os programas de computadores que são pagos e custam, muitas vezes, valores muito altos. A capacitação faz parte do projeto “A arte de dar nós em buraquinhos...tecendo a rede”, projeto aprovado em 2009 pelo Tuxáua Cleber R. Chiquinho e executado em parceria com o Ponto de Cultura “Caiçaras”.
Por fim, os participantes foram convidados a participarem no dia nove de abril da oficina de literatura indígena “Palavras Criadoras”, projeto idealizado pela jornalista Ângela Pappiani e financiado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.

Rede Cananéia elege nova Diretoria

A eleição ocorreu na Assembleia do mês de abril
No dia cinco de abril, durante Assembleia Ordinária da Associação Rede Cananéia, foi realizada a troca de sua Diretoria, sendo empossados: Amir Oliveira Garcia Filho como presidente, Ezequiel de Oliveira como vice-presidente, Aldrin klimke como diretor de Finanças e Antonia Eleoteria Pires como diretora administrativa.
Na oportunidade o Conselho Fiscal também foi renovado, sendo seu novo presidente Wagner Robinson Klimke, e membros Tereza Pires e Daiana Proença Bezerra, como 1º, 2º e 3º suplentes do Conselho foram eleitos, respectivamente, Juliano Silva do Nascimento, Silmara Guerreiro e Ibison de Oliveira.

Grupos participantes do Projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário realizam intercâmbio em Paraty/RJ

A viagem aconteceu entre os dias 25 e 27 de março
A viagem aconteceu entre os dias 25 e 27 de março
Cerca de 25 pessoas, entre equipe técnica, membros de grupos associados e representantes dos Grupos participantes do Projeto “Rede de empreendedorismo, conservação e sustentabilidades de iniciativas comunitárias”, executado pela Associação Rede Cananéia, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, visitaram a cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de março, com o objetivo de conhecerem experiências geradoras de renda ligadas à atividade cultural e comunidade quilombola.
O grupo saiu de Cananéia na sexta-feira, dia 25, entretanto as atividades do intercâmbio só foram iniciadas no dia 26, sábado, onde todos foram recebidos por Luís Perequê e Wanda Motta no Instituto Silo Cultural “José Cleber”, no Centro de Paraty, onde, no período da manhã assistiram às palestras sobre Elementos Culturais Tradicionais de Paraty e Produção Cultural e Captação de Recursos, ministradas por Diunner Melo e Bernadete Passos, respectivamente. Após o almoço o grupo pôde passear pela cidade e conhecer um pouco da bela Paraty. Às 16h00 houve uma bate papo sobre Política Ambiental e Cultura Tradicional, mediada por Anna Cecília Cortines, seguida de palestra sobre As Dificuldades da Produção Cultural e apresentação cultural, sob o comando de Luís Perequê. Ao final houve uma confraternização com apresentação cultural dos Cirandeiros de Paraty.
O domingo, dia 27, foi dedicado a conhecer a experiência do Quilombo do Campinho da Independência, onde o grupo foi recebido por Laura Maria dos Santos, que após uma conversa informal passou a palavra a mestre Griô Adilsa Martins, que contou a história da comunidade. Na oportunidade, foi possível conhecer as experiências de organização comunitária, do viveiro de mudas, da agrofloresta, do restaurante comunitário, da Ação Griô, do Ponto de Cultura, da confecção de artesanato em fibra, da loja de artesanato, do turismo de base comunitária e do grupo de dança cultural.
Após avaliação conjunta de todo o grupo participante, foi possível perceber a satisfação de todos neste último intercâmbio pelo Projeto. Todos ficaram bastante felizes com a oportunidade de conhecer tais experiências, que servirão de exemplos para novas possibilidades.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lançamento Documentário Vazantes

A comunidade caiçara da Enseada da Baleia passa por um momento de transição. A erosão e o avanço das águas põem em risco suas casas, enquanto o turismo e a decadência da pesca têm mudado seu modo de vida e sua relação com o espaço. O documentário Vazantes, de Diana Sampaio e Tom Laterza, retrata essa comunidade nesse limiar.

O Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil realiza a seleção dos bolsistas para as oficinas lúdico-educativas

Estudantes da rede estadual de ensino terão bolsas-auxílio para participar das atividades
Por Bianca Cruz Magdalena/Foto: Silmara Guerreiro
Foram realizadas nas Escolas Estaduais de Cananéia, Professora Dinorah Silva dos Santos e Professora Yolanda Araújo S. Paiva, nos dias 29 e 30 de março, respectivamente, a seleção dos bolsistas para participar das atividades e oficinas lúdico-educativas do Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil, coordenado pelo artesão José Marques, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), em seu edital para Artes Visuais, de 2010.
Dos 24 inscritos, 10 foram escolhidos a partir da análise de suas ilustrações de formas geométricas que fizeram parte da avaliação, sendo eles:
Alberto Pedro Ribeiro, Alex Lincon Vilain, André José Alves, Andreza de Oliveira, Felipe Cirilo Pereira Alves, Gustavo Mendonça Bernardo, Larissa Carolina Xavier, Renan Lopes Pereira, Sarah Vieira da Silva e Valter Luis da Silva Júnior.
As oficinas terão início ainda neste mês de abril, na Escola Estadual Professora Dinorah Silva dos Santos, nas terças, às 17h10 e nas quartas, às 16h30, com duração de 1h30.
Acessem o blog Xilogravura em Cananéia e acompanhe esta iniciativa: http://xilogravuraemcananeia.blogspot.com/