sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pontos de Cultura do Vale do Ribeira se encontram em Cananéia

Por Cleber Rocha Chiquinho
A rede de Pontos de Cultura do Vale do Ribeira se reuniu entre os dias seis a nove de abril no Ponto de Cultura “Caiçaras” em Cananéia – SP para dar continuidade ao processo de integração e fortalecimento dessas iniciativas, que hoje estão presentes em 13 municípios do Vale do Ribeira e contribuem significativamente para a ações locais em diversas áreas, desde artesanato, música e danças, até a produção audiovisual, radiofônica e multimídia.
No dia seis de abril foi o momento de reunião dos Pontos de Cultura para analisarem a situação que cada ponto vêm enfrentando, principalmente nesse momento em que ocorreram muitas mudanças governamentais. Foi feito um debate sobre o repasse de verbas pelo governo federal e os motivos do atraso. Em Cananéia, “o Ponto de Cultura “Caiçaras” aprovou quatro projetos em editais do MinC entre 2009 e 2010, e até agora não foi feito o repasse financeiro de nenhum deles, isso está prejudicando bastante os trabalhos, dois desses projetos, por exemplo, previam bolsas para sete jovens estudantes e eles, bem como seus familiares, já nos questionaram sobre essas bolsas e como não temos uma resposta clara, ficamos sempre confusos e com receio em responde-los ”, diz Cleber R. Chiquinho, tuxáua e educador do Ponto de Cultura “Caiçaras”.
Já nos dias sete e oito de abril, as atividades foram focadas na capacitação dos integrantes dos Pontos de Cultura presentes na área de conhecimento e uso do software livre, sistema operacional que está sendo bastante utilizado para contrapor os programas de computadores que são pagos e custam, muitas vezes, valores muito altos. A capacitação faz parte do projeto “A arte de dar nós em buraquinhos...tecendo a rede”, projeto aprovado em 2009 pelo Tuxáua Cleber R. Chiquinho e executado em parceria com o Ponto de Cultura “Caiçaras”.
Por fim, os participantes foram convidados a participarem no dia nove de abril da oficina de literatura indígena “Palavras Criadoras”, projeto idealizado pela jornalista Ângela Pappiani e financiado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário