sexta-feira, 29 de abril de 2011

Grupos participantes do Projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário realizam intercâmbio em Paraty/RJ

A viagem aconteceu entre os dias 25 e 27 de março
A viagem aconteceu entre os dias 25 e 27 de março
Cerca de 25 pessoas, entre equipe técnica, membros de grupos associados e representantes dos Grupos participantes do Projeto “Rede de empreendedorismo, conservação e sustentabilidades de iniciativas comunitárias”, executado pela Associação Rede Cananéia, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, visitaram a cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de março, com o objetivo de conhecerem experiências geradoras de renda ligadas à atividade cultural e comunidade quilombola.
O grupo saiu de Cananéia na sexta-feira, dia 25, entretanto as atividades do intercâmbio só foram iniciadas no dia 26, sábado, onde todos foram recebidos por Luís Perequê e Wanda Motta no Instituto Silo Cultural “José Cleber”, no Centro de Paraty, onde, no período da manhã assistiram às palestras sobre Elementos Culturais Tradicionais de Paraty e Produção Cultural e Captação de Recursos, ministradas por Diunner Melo e Bernadete Passos, respectivamente. Após o almoço o grupo pôde passear pela cidade e conhecer um pouco da bela Paraty. Às 16h00 houve uma bate papo sobre Política Ambiental e Cultura Tradicional, mediada por Anna Cecília Cortines, seguida de palestra sobre As Dificuldades da Produção Cultural e apresentação cultural, sob o comando de Luís Perequê. Ao final houve uma confraternização com apresentação cultural dos Cirandeiros de Paraty.
O domingo, dia 27, foi dedicado a conhecer a experiência do Quilombo do Campinho da Independência, onde o grupo foi recebido por Laura Maria dos Santos, que após uma conversa informal passou a palavra a mestre Griô Adilsa Martins, que contou a história da comunidade. Na oportunidade, foi possível conhecer as experiências de organização comunitária, do viveiro de mudas, da agrofloresta, do restaurante comunitário, da Ação Griô, do Ponto de Cultura, da confecção de artesanato em fibra, da loja de artesanato, do turismo de base comunitária e do grupo de dança cultural.
Após avaliação conjunta de todo o grupo participante, foi possível perceber a satisfação de todos neste último intercâmbio pelo Projeto. Todos ficaram bastante felizes com a oportunidade de conhecer tais experiências, que servirão de exemplos para novas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário