sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia da Parteira é comemorado em Cananéia com roda de conversa no Ponto de Cultura “Caiçaras”

Por Bianca Cruz Magdalena
No dia 05 de maio comemoramos internacionalmente o Dia da Parteira, sendo que em muitos lugares festejaram este dia com a Marcha das Parteiras, como em Brasília/DF, Caruaru/PE, São Paulo/SP e Sorocaba/SP. Em Cananéia, reunimos cerca de 20 pessoas, no Ponto de Cultura “Caiçaras” para conversar com a parteira tradicional Cleusa dos Reis, que já partejou a alguns anos nas áreas insulares do município, especialmente no Ariri e na Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, tendo aprendido este dom com uma de nossas parteiras mais idosa, Enedina Coelho.
Com a intenção de realizar o levantamento das antigas parteiras, e registrar seus relatos de parto e nascimento em solos caiçaras, a fim de publicar em dezembro deste ano uma obra literária, o Projeto Parteiras Caiçaras, apoiado pela Secretaria da Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) organizou esta atividade especialmente para celebrar esta data, e também dar voz a essas sábias mulheres, que merecem nossa gratidão e reconhecimento.
Além da encantadora prosa, tivemos a exibição dos vídeos “Dia de Nascimento” e “O Mundo Nasce ao Ritmo do Coração”, ambos produzidos pela parteira mexicana Naolí Vinaver. Também puderam ser apreciadas fotografias de mulheres após o parto, da Rede de Mulheres Parto do Princípio, que neste mês de maio realiza a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento(SMRN) – 2011, com exposições fotográficas em 16 municípios, em todo o Brasil.
Ações como essas contribuem para o empoderamento feminino, trazendo para as mulheres o protagonismo e a confiança de que seus corpos podem parir seus filhos naturalmente, neste ato fisiológico que é o parto.
Acessem o Blog Parto no Brasil, e obtenham outras informações sobre Saúde da Mulher: http://partonobrasil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário