terça-feira, 19 de julho de 2011

Rede Cananéia inicia Projeto de Turismo Comunitário

O projeto é fruto do prêmio Economia Viva, do Ministério da Cultura
A partir deste mês de julho a Associação Rede Cananéia, inicia as ações do Projeto “A vivência da cultura tradicional gerando renda para a comunidade local, através do turismo cultural de base comunitária: ‘rede de produtores culturais’”, através do Prêmio Economia Viva, da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Patricia Dunker, o objetivo geral é gerar renda para seis grupos que trabalham com artesanato tradicional e em fibras naturais, apresentações culturais de expressões da cultura caiçara e afrobrasileira, culinária caiçara e comunidades tradicionais que trabalham com turismo de base comunitária, como forma de valorizar a cultura tradicional de Cananéia, através da estruturação, divulgação e comercialização dos produtos e serviços de uma rede de “produtores culturais”, por meio do fomento ao turismo cultural de base comunitária.
Patricia informou, também, que a atividade econômica principal do Projeto será o fortalecimento do turismo cultural de base comunitária, que envolve as atividades de produção de artesanato tradicional em caixeta (instrumentos musicais como a viola caiçara e a rabeca, canoas e barcos em miniaturas, tamanco para a dança do fandango batido caiçara, entre outros), artesanatos com fibras naturais (taboa e fibra de bananeira); apresentações culturais (manifestações culturais caiçaras, como o fandango, e afrobrasileiro, como a capoeira e o maculelê); culinária caiçara (baseada em frutos do mar, farinha de mandioca, banana e produtos da agricultura familiar) e o turismo de base comunitária.
Relação com o Programa Cultura Viva
É através da parceria com o Programa Cultura Viva do Ponto de Cultura Caiçaras, que se darão algumas das principais ações voltadas à divulgação dos produtos e serviços culturais gerados pelos grupos. Com esta parceria será produzida de uma série de materiais em mídias eletrônicas, entre eles: um site, um vídeo promocional e outras peças de divulgação virtual, como cartazes, panfletos, etc., tudo feito em software livre. O site e o vídeo serão produzidos para promoção dos atrativos culturais e do turismo de base comunitária.
Através do projeto Tuxáua (ação do Programa Cultura Viva) o Ponto de Cultura Caiçaras está em fase de articulação da Rede de Pontos de Cultura, cujo objetivo é estreitar a relação entre os Pontos, através de ações coletivas entre eles. É meta do Projeto a realização de um roteiro experimental do turismo cultural de base comunitária, elaborado colaborativamente com os grupos culturais envolvidos, como um piloto antes de comercializar este roteiro. Para a realização deste roteiro experimental serão convidados dois representantes de cada um dos 13 Pontos de Cultura do Vale do Ribeira (Cananéia, Iguape - 2, Pariquera-Açu, Registro, Apiaí, Cajati, Iporanga, Eldorado, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Miracatu e Itaoca). Com isso a aproximação entre os Pontos de Cultura será facilitada, criando um espaço para se conhecerem, começarem uma troca de experiências, inclusive com a possibilidade dos Pontos se apropriarem da tecnologia social desenvolvida neste Projeto, levando, consequentemente, para seus municípios. Nesta ocasião será criado um espaço para discussão da economia solidária, cultura e turismo de base comunitária, com a possibilidade dessa discussão se estender em uma rede virtual entre os Pontos de Cultura da região.
Outra ação junto ao Ponto de Cultura Caiçaras será a realização uma campanha sobre economia solidária e consumo consciente, cultura e turismo de base comunitária nas comunidades visitadas pelos cruzeiros culturais, que serão promovidos pelo Ponto de Cultura durante o ano, busca-se despertar na comunidade a consciência que muitos já praticam a economia solidária e a importância de agir de forma sábia no consumo diário de bens e serviços, além do fortalecimento comunitário, que ocorre quando se organiza em busca de um objetivo comum, como a organização do turismo para que este gere renda e não transtornos para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário