sábado, 20 de agosto de 2011

Formação do Conselho Municipal de Cultura da Estância de Cananéia

Bianca Cruz Magdalena e Fernando Oliveira
No dia dois de agosto de 2011 aconteceu a 1ª reunião do Conselho Municipal de Cultura (CONCA), nas dependências do Museu Municipal, em Cananéia, SP. Estiveram presentes integrantes da Associação dos Artesãos de Cananéia – ARTECA, Associação de Cultura Caiçara de Cananéia, Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos de Cananéia, Associação Rede Cananéia, Coletivo Educador, Departamento de Cultura, Turismo e Lazer – PMEC, Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC e o senhor Ídolo de Carvalho.
Na ocasião foi contado o histórico da Lei que cria o Conselho de Cultura e a busca atual de mais informações junto ao Ministério da Cultura sobre a formação e funcionamento deste espaço, a fim de gerar mais subsídios para que pudesse se formar o conselho. Nesse sentido, o técnico Henry Durante, do referido órgão, se dispôs a agendar um encontro presencial no município para esclarecer quais seriam os procedimentos para a integração no “Sistema Nacional de Cultura”, sendo que as/os futuras/os conselheiras/os terão ao assumir a responsabilidade de implantação e integração da nossa cidade nesse importante sistema de gestão das políticas públicas relacionadas à área cultural.
Dessa forma, definiu-se a seguinte composição do Conselho:
Sociedade civil - Titulares - Patrícia Dunker (Associação Rede Cananéia), Natalia Latansio de Oliveira (IPeC), Amir Oliveira Garcia Filho (Associação de Cultura Caiçara de Cananéia) e Ídolo Marchetti de Carvalho (pessoa com reconhecida atuação na área cultural). Suplentes - Lilia Gomes de Souza (Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos de Cananéia), Rosangela Marques da Silva (Associação dos Artesãos de Cananéia), Adelson Rosa de Souza (Paróquia São João Batista) e Bianca Cruz Magdalena (pessoa com reconhecida atuação na área cultural).
Poder Público - Titulares - Fernando Oliveira Silva, representante do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (a definir), representante do Departamento Jurídico (a definir), representante do Departamento de Planejamento (a definir) e representante do Departamento Financeiro (a definir).
Definiu-se, ainda, pela indicação de duas outras pessoas para ocuparem as duas vagas destinadas aos representantes de etnias e comunidades tradicionais, bem como dos funcionários da Prefeitura Municipal para ocupar as vagas destinadas ao poder público.
Em relação ao prazo do mandato das/os conselheiras/os decidiu-se pela limitação do mesmo a um período de cinco meses, contados a partir dessa data, para que se possam criar as diretrizes de funcionamento desse conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário