
A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Projeto finaliza 1º trimestre com o pé no acelerador
Após três meses de organização e planejamento internos, o Projeto “Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias” – Fase 2, realizado pela Associação Rede Cananéia e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, acelera rumo às ações junto aos grupos, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento comunitário integrado através de apoio às iniciativas de empreendimentos solidários em comunidades tradicionais no município de Cananéia, para a geração de trabalho e renda, por meio da valorização, aperfeiçoamento e comercialização dos produtos e serviços locais desenvolvidos pelos grupos.
Assembleia da Colônia de Pescadores Z-9
No último dia sete de novembro, quarta-feira, no Salão da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” foi realizada a sua Assembleia Ordinária, com a presença de associados e representantes da diretoria da organização, com o objetivo de debater diversos assuntos de interesse do pescador artesanal, entre eles, a apresentação do sub-projeto proposto pela Colônia Z-9 para o Projeto de Empreendedorismo Comunitário da Rede Cananéia, suas metas previstas e duração dos trabalhos.
Workshop sobre Extensão Pesqueira
O Instituto de Pesca de Santos, realizou, no último dia 17 de novembro, quinta-feira, o “Workshop sobre Extensão Pesqueira” do Projeto Rede de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural Pesqueira da Costa Sul-Sudeste: subsídios ao fortalecimento de territórios sustentáveis na Pesca Artesanal, com a participação de representantes de organizações do poder público, iniciativa privada e sociedade civil que atuam com ATER pesqueira de todo o Estado de São Paulo.
Segundo Juliana Greco Yamaoka, coordenadora do Projeto de Empreendedorismo Comunitário e representante da Rede no workshop, “a Associação Rede Cananéia foi convidada a integrar esta Rede devido aos trabalhos que vêm sendo promovidos junto à Colônia de Pescadores Z-9 desde o ano de 2009, através da primeira fase do Projeto de Empreendedorismo”, afirma, destacando que os objetivos do encontro foram:
- Apresentar o diagnóstico estadual sobre a extensão pesqueira, de acordo com os parâmetros analisados;
- Promover uma avaliação participativa dos resultados apresentados, permitindo ajustes;
- Conhecer o sistema de informações sobre extensão pesqueira, quando à qualidade das informações e a sua acessibilidade;
- Definir diretrizes estaduais para a discussão no território;
- Formalizar a criação do núcleo estadual da rede sul-sudeste de extensão pesqueira;
- Construção de indicadores de monitoramento de performance de ações de extensão pesqueira;
- Eleição de representantes da Rede Estadual para a participação no I Workshop Regional sobre Extensão Pesqueira da região sul-sudeste.
Ressalta-se que a Rede Cananéia, junto com o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia foram eleitos para representar o litoral sul de São Paulo neste evento.
Reunião mensal do SINTRAVALE – sub-sede Cananéia
Com a finalidade de debater assuntos de interesse do empreendimento comunitário, entre eles: as indicações para o Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais e convite para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, os membros da SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – Sub-sede Cananéia, reuniu seus membros em sua sede no último dia 14 de novembro, segunda-feira.
Definição de investimentos
O PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” foi o palco para a Oficina de Fotografia e entrega de máquinas fotográficas digitais para os empreendimentos comunitários que fazem parte do Projeto, no último dia 19 de novembro, sábado, às 14h00.
Na oportunidade, representantes dos empreendimentos comunitários apoiados pelo Projeto de Empreendedorismo e equipe técnica do Projeto participaram da oficina, com a finalidade de aprender a utilizar os recursos das máquinas fotográficas digitais que foram adquiridas pelo Projeto e repassadas para que os empreendimentos comunitários tenham condição de registrar seus trabalhos durante o projeto.
“É muito importante registrar as atividades e conquistas comunitárias, de acordo com o ponto de vista de seus próprios protagonistas. Repassar as máquinas fotográficas para os empreendimentos comunitários foi a estratégia escolhida por coordenadores de trabalhos comunitários e equipe da Rede Cananéia, para ampliar os registros e, ainda, permitir que mais pessoas tenham condições de documentar seus trabalhos”, comenta Juliana Greco Yamaoka.
Oficina de ajustes no sub-projeto da ACARI
No último dia 28 de novembro, segunda-feira, representantes da ACARI – Associação da Comunidade Caiçara do Ariri e Grupo de Fandango local, se reuniram com membros da Associação Rede Cananéia no Salão Paroquial da Comunidade do Ariri, com a finalidade de rever a proposta de trabalho da ACARI, fazer ajustes e apresentar a nova técnica da Rede Cananéia, que acompanhará os trabalhos deste empreendimento.
Ecobags da Enseada da Baleia
A Comunidade da Enseada da Baleia está trabalhando na produção das Sacolas Ecológicas, as conhecidas ecobags.
Por meio do Projeto de Empreendedorismo Comunitário, as mulheres do empreendimento conseguiram estrutura para dar andamento em um Sonho, o de trabalhar com um produto de alta qualidade que leve a marca da Comunidade, trazendo renda para a família, “é através desse Projeto que hoje as mulheres se fortalecem na produção de Sacolas Ecológicas e pintura das mesmas”, comenta a coordenadora do Projeto Tatiana Cardoso.
Apresentações Culturais
Os empreendimentos comunitários culturais do Projeto vê realizando apresentações ao público.
No caso do Grupo de Maculelê Filhos de Cananéia, foram realizadas apresentações na Comunidade do Mandira, às 20h00, do dia 19 de novembro, durante a Festa da Ostra e na Praça Tidulina Gomes, no dia 20 de novembro, dentro das comemorações pelo Dia da Consciência Negra.
Já o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, houve apresentação durante a 23ª EXPOVALE, na cidade de Registro, no dia primeiro de dezembro, às 23h00, no Palco da Tenda Cultural.
Comunicação
Com o objetivo de divulgar as ações do Projeto, várias peças de comunicação já foram elaboradas neste primeiro trimestre, sendo camisetas do Projeto, agenda, ecobags e banners.
Além disso, estão sendo realizadas novas Oficinas de Comunicação junto à Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, para atender às demandas do sub-projeto.
Reuniões
Buscando realizar a gestão democrática e colaborativa do Projeto, são realizadas reuniões para a tomada de decisão das ações, chamadas de GT – Grupo de Trabalho Geração de Renda, que ocorrem nas primeiras quartas-feiras de cada mês, às 13h30, na sede da Rede Cananéia, com a participação da equipe técnica do Projeto e coordenadores dos empreendimentos comunitários.
Excepcionalmente em janeiro, devido às festividades de final de ano, a reunião será realizada no dia 11 de janeiro.
Além das reuniões do GT, as ações executivas internas são discutidas nas reuniões de equipe técnica, que ocorrem quinzenalmente.

Projeto Turismo Comunitário: Rede de Produtores Culturais
Elaboração de roteiros e intercâmbio ao Ceará fazem parte das ações
Por Patrícia Dunker
Desde agosto de 2011 vêm sendo realizadas ações do Projeto de Turismo Comunitário, intitulado: “A vivência da cultura tradicional gerando renda para a comunidade local, através do turismo cultural de base comunitária: rede de produtores culturais”, que tem apoio da Secretaria da Cidadania Cultural e do Ministério da Cultura, através do Prêmio Economia Viva em 2010.
Este Projeto está sendo realizado pela Associação Rede Cananéia em parceria com o Ponto de Cultura “Caiçaras” que terá um importante papel na elaboração dos meios de divulgação do turismo comunitário e no fortalecimento de uma rede virtual entre os Pontos de Cultura do Vale do Ribeira, para a discussão sobre temas como o turismo comunitário, comunidades tradicionais, entre outros.
Com esta ação, busca-se fomentar o turismo comunitário em Cananéia com ações locais de fortalecimento de seis grupos/comunidades, que fazem parte da Rede Cananéia, e ações coletivas.
Nos últimos meses iniciou-se a estruturação de uma Rede Municipal de Turismo Comunitário. Esta Rede é formada por comunidades e grupos do município, que trabalham direta ou indiretamente com o turismo e pretendem desenvolver o turismo comunitário, colocando-os em contato para a troca de experiências e a construção colaborativa de roteiros de turismo cultural de base comunitária de Cananéia.
Para isso, foram levantadas as possíveis atividades que o visitante poderá realizar junto às comunidades e grupos envolvidos e nos últimos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro representantes das comunidades e grupos envolvidos se reuniram na região central de Cananéia para elaborar roteiros (entre as áreas central, continental e insular) com apoio do Projeto Bagagem, organização que trabalha com a elaboração de roteiros de turismo comunitário com comunidades de todo o Brasil. Um dos roteiros elaborados será testado por alguns representantes das comunidades e grupos, além de representantes dos Pontos de Cultura do Vale do Ribeira.
Outra ação do Projeto está focada na divulgação do turismo comunitário de Cananéia. Isso se dará através da elaboração de um site e de um vídeo que mostrarão um pouco da essência da cultura local, ou seja, o que o visitante poderá entrar em contato e vivenciar ao realizar algum dos roteiros dentro da proposta do turismo comunitário de Cananéia. O Projeto também prevê campanhas e oficinas para a difusão de informações sobre turismo comunitário e consumo consciente para a comunidade cananeense, entre outras atividades.
A Rede Cananéia faz parte da Rede Turisol - Rede Brasileira de Turismo Comunitário, que se caracteriza pela união de diversas organizações no Brasil que desenvolvem projetos de turismo solidário e buscam, através da união e troca de experiências, fortalecer as iniciativas existentes e despertar outras comunidades para a construção de um turismo diferente. Devido a um apoio da TAM a esta Rede, foi possível levar lideranças de cinco comunidades e grupos de Cananéia para conhecerem a experiência da Rede Tucum, no Ceará, entre os dias 25 e 28 de novembro.
Entre as comunidades e grupos que participam da Rede de turismo comunitário de Cananéia estão: as comunidades tradicionais caiçaras do Itacuruçá, Marujá e Enseada da Baleia, que se localizam na Ilha do Cardoso; a comunidade tradicional caiçara do Ariri; a comunidade tradicional do Santa Maria, a comunidade quilombola do Mandira, localizadas na parte continental do município; seis sítios da agricultura familiar; grupos culturais e grupos de artesanato local, além do Ponto de Cultura “Caiçaras”.

Projeto de Lei das Comunidades Tradicionais forma Conselho e reivindica autoria popular na Câmara
VII Semana de Conservação dos Manguezais
ACUCA, ARTECA e Grupo São Gonçalo participam da 23ª EXPOVALE
Associação de Filhos de Cananéia realiza apresentações culturais

Mutirão de Varação de Canoa de um tronco só
Por Amir Oliveira
Foi realizado no último dia 22 de novembro, terça-feira, às 18h00, um mutirão de varação de canoa de um tronco só, pelo Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, com saída do manguezal do Porto do Índio até o Morro São João, sede do grupo.
A varação é um termo caiçara que significa caminho aberto na mata para fazer a canoa, transporte do “corte” de canoa até a beira da água.
O objetivo dessa varação foi conhecer, na prática, uma cultura dos nossos avós, pais e familiares, pouco realizada atualmente.
Lembramos que a canoa servirá de meio de transporte para as comunidades e pescaria.
Ale dizer que o artesão da canoa foi seu Hugo Emiliano de Almeida, da comunidade do Taquari.
Colônia Z-9 informa:
VII Semana Municipal pela Conservação dos Manguezais
Entre os dias oito e 11 de novembro foi realizada a VII Semana Municipal pela Conservação dos Manguezais. O evento foi organizado coletivamente pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, Coletivo Educador e Coletivo Jovem, contando, ainda, com o apoio do Departamento Municipal de Educação, das Escolas Estaduais e Municipais, da Coordenadoria de Educação Ambiental- CEA/SMA, Grupo de Trabalho de Educação Ambiental/COMDEMA e da monitora ambiental Ivany de Jesus, a Nany.
No dia oito de novembro, foi realizado um HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo na Escola Estadual “Bairro Cubatão”, com os professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino. Esse HTPC teve a participação, além dos professores, de membros do IPeC, Apeoesp, CEA/SMA e Departamento de Meio Ambiente, todos membros do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental/COMDEMA. A atividade buscou reunir professores dos Ensinos Fundamental ao Médio para discutir as diretrizes de Educação Ambiental para o município. Foi possível identificar alguns pontos que podem ser melhorados e como um dos encaminhamentos ficou a necessidade de discutirmos a Educação Ambiental no âmbito escolar já no Planejamento Anual das escolas e o material gerado deste encontro será usado na construção da Política Municipal de Educação Ambiental.
Nos dias dez e 11 de novembro, com a participação do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, houve reunião no Salão da Colônia.
Reunião com Ministério da Pesca e Aquicultura
A Colônia de Pescadores Z-9, através do seu presidente Wagner Robinson Klimke, elaborou uma Reunião com o Superintende da MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura, Antonio Dinis, no dia sete de novembro, no Salão de Eventos da Colônia, sobre questões relativas ao TPPC – Terminal Pesqueiro Público de Cananéia, à retomada do Conselho de Pesca e questões entre Colônia e MPA.
Reunião com esferas pesqueiras
Aconteceu no dia 26 de outubro, no Salão de Eventos da Colônia Z-9, uma importante reunião com pescadores e autoridades governamentais IBAMA, Marinha do Brasil, ICMBIO de Itanhaém, Polícia Ambiental e Fundação Florestas.
Foi uma reunião promovida pela Colônia, através do seu presidente Wagner Robinson Klimke para justificar aos Munícipes que existe um Conselho das ESEC – Estações Ecológicas envolvidas, que são ESEC dos Tupiniquins e explicações sobre Zona de monitoramento das UCS - Unidades de Conservação Estação Ecológica. A legislação pertinente destas comunidades fiscaliza como um todo, segundo o presidente da Colônia e autoridades presentes.


Assinar:
Postagens (Atom)