segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Projeto Turismo Comunitário: Rede de Produtores Culturais

Elaboração de roteiros e intercâmbio ao Ceará fazem parte das ações
Por Patrícia Dunker
Desde agosto de 2011 vêm sendo realizadas ações do Projeto de Turismo Comunitário, intitulado: “A vivência da cultura tradicional gerando renda para a comunidade local, através do turismo cultural de base comunitária: rede de produtores culturais”, que tem apoio da Secretaria da Cidadania Cultural e do Ministério da Cultura, através do Prêmio Economia Viva em 2010.
Este Projeto está sendo realizado pela Associação Rede Cananéia em parceria com o Ponto de Cultura “Caiçaras” que terá um importante papel na elaboração dos meios de divulgação do turismo comunitário e no fortalecimento de uma rede virtual entre os Pontos de Cultura do Vale do Ribeira, para a discussão sobre temas como o turismo comunitário, comunidades tradicionais, entre outros.
Com esta ação, busca-se fomentar o turismo comunitário em Cananéia com ações locais de fortalecimento de seis grupos/comunidades, que fazem parte da Rede Cananéia, e ações coletivas.
Nos últimos meses iniciou-se a estruturação de uma Rede Municipal de Turismo Comunitário. Esta Rede é formada por comunidades e grupos do município, que trabalham direta ou indiretamente com o turismo e pretendem desenvolver o turismo comunitário, colocando-os em contato para a troca de experiências e a construção colaborativa de roteiros de turismo cultural de base comunitária de Cananéia.
Para isso, foram levantadas as possíveis atividades que o visitante poderá realizar junto às comunidades e grupos envolvidos e nos últimos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro representantes das comunidades e grupos envolvidos se reuniram na região central de Cananéia para elaborar roteiros (entre as áreas central, continental e insular) com apoio do Projeto Bagagem, organização que trabalha com a elaboração de roteiros de turismo comunitário com comunidades de todo o Brasil. Um dos roteiros elaborados será testado por alguns representantes das comunidades e grupos, além de representantes dos Pontos de Cultura do Vale do Ribeira.
Outra ação do Projeto está focada na divulgação do turismo comunitário de Cananéia. Isso se dará através da elaboração de um site e de um vídeo que mostrarão um pouco da essência da cultura local, ou seja, o que o visitante poderá entrar em contato e vivenciar ao realizar algum dos roteiros dentro da proposta do turismo comunitário de Cananéia. O Projeto também prevê campanhas e oficinas para a difusão de informações sobre turismo comunitário e consumo consciente para a comunidade cananeense, entre outras atividades.
A Rede Cananéia faz parte da Rede Turisol - Rede Brasileira de Turismo Comunitário, que se caracteriza pela união de diversas organizações no Brasil que desenvolvem projetos de turismo solidário e buscam, através da união e troca de experiências, fortalecer as iniciativas existentes e despertar outras comunidades para a construção de um turismo diferente. Devido a um apoio da TAM a esta Rede, foi possível levar lideranças de cinco comunidades e grupos de Cananéia para conhecerem a experiência da Rede Tucum, no Ceará, entre os dias 25 e 28 de novembro.
Entre as comunidades e grupos que participam da Rede de turismo comunitário de Cananéia estão: as comunidades tradicionais caiçaras do Itacuruçá, Marujá e Enseada da Baleia, que se localizam na Ilha do Cardoso; a comunidade tradicional caiçara do Ariri; a comunidade tradicional do Santa Maria, a comunidade quilombola do Mandira, localizadas na parte continental do município; seis sítios da agricultura familiar; grupos culturais e grupos de artesanato local, além do Ponto de Cultura “Caiçaras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário