segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Projeto finaliza 1º trimestre com o pé no acelerador

Após três meses de organização e planejamento internos, o Projeto “Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias” – Fase 2, realizado pela Associação Rede Cananéia e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, acelera rumo às ações junto aos grupos, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento comunitário integrado através de apoio às iniciativas de empreendimentos solidários em comunidades tradicionais no município de Cananéia, para a geração de trabalho e renda, por meio da valorização, aperfeiçoamento e comercialização dos produtos e serviços locais desenvolvidos pelos grupos.
Assembleia da Colônia de Pescadores Z-9
No último dia sete de novembro, quarta-feira, no Salão da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” foi realizada a sua Assembleia Ordinária, com a presença de associados e representantes da diretoria da organização, com o objetivo de debater diversos assuntos de interesse do pescador artesanal, entre eles, a apresentação do sub-projeto proposto pela Colônia Z-9 para o Projeto de Empreendedorismo Comunitário da Rede Cananéia, suas metas previstas e duração dos trabalhos.
Workshop sobre Extensão Pesqueira
O Instituto de Pesca de Santos, realizou, no último dia 17 de novembro, quinta-feira, o “Workshop sobre Extensão Pesqueira” do Projeto Rede de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural Pesqueira da Costa Sul-Sudeste: subsídios ao fortalecimento de territórios sustentáveis na Pesca Artesanal, com a participação de representantes de organizações do poder público, iniciativa privada e sociedade civil que atuam com ATER pesqueira de todo o Estado de São Paulo.
Segundo Juliana Greco Yamaoka, coordenadora do Projeto de Empreendedorismo Comunitário e representante da Rede no workshop, “a Associação Rede Cananéia foi convidada a integrar esta Rede devido aos trabalhos que vêm sendo promovidos junto à Colônia de Pescadores Z-9 desde o ano de 2009, através da primeira fase do Projeto de Empreendedorismo”, afirma, destacando que os objetivos do encontro foram:
- Apresentar o diagnóstico estadual sobre a extensão pesqueira, de acordo com os parâmetros analisados;
- Promover uma avaliação participativa dos resultados apresentados, permitindo ajustes;
- Conhecer o sistema de informações sobre extensão pesqueira, quando à qualidade das informações e a sua acessibilidade;
- Definir diretrizes estaduais para a discussão no território;
- Formalizar a criação do núcleo estadual da rede sul-sudeste de extensão pesqueira;
- Construção de indicadores de monitoramento de performance de ações de extensão pesqueira;
- Eleição de representantes da Rede Estadual para a participação no I Workshop Regional sobre Extensão Pesqueira da região sul-sudeste.
Ressalta-se que a Rede Cananéia, junto com o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia foram eleitos para representar o litoral sul de São Paulo neste evento.
Reunião mensal do SINTRAVALE – sub-sede Cananéia
Com a finalidade de debater assuntos de interesse do empreendimento comunitário, entre eles: as indicações para o Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais e convite para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, os membros da SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – Sub-sede Cananéia, reuniu seus membros em sua sede no último dia 14 de novembro, segunda-feira.
Definição de investimentos
O PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” foi o palco para a Oficina de Fotografia e entrega de máquinas fotográficas digitais para os empreendimentos comunitários que fazem parte do Projeto, no último dia 19 de novembro, sábado, às 14h00.
Na oportunidade, representantes dos empreendimentos comunitários apoiados pelo Projeto de Empreendedorismo e equipe técnica do Projeto participaram da oficina, com a finalidade de aprender a utilizar os recursos das máquinas fotográficas digitais que foram adquiridas pelo Projeto e repassadas para que os empreendimentos comunitários tenham condição de registrar seus trabalhos durante o projeto.
“É muito importante registrar as atividades e conquistas comunitárias, de acordo com o ponto de vista de seus próprios protagonistas. Repassar as máquinas fotográficas para os empreendimentos comunitários foi a estratégia escolhida por coordenadores de trabalhos comunitários e equipe da Rede Cananéia, para ampliar os registros e, ainda, permitir que mais pessoas tenham condições de documentar seus trabalhos”, comenta Juliana Greco Yamaoka.
Oficina de ajustes no sub-projeto da ACARI
No último dia 28 de novembro, segunda-feira, representantes da ACARI – Associação da Comunidade Caiçara do Ariri e Grupo de Fandango local, se reuniram com membros da Associação Rede Cananéia no Salão Paroquial da Comunidade do Ariri, com a finalidade de rever a proposta de trabalho da ACARI, fazer ajustes e apresentar a nova técnica da Rede Cananéia, que acompanhará os trabalhos deste empreendimento.
Ecobags da Enseada da Baleia
A Comunidade da Enseada da Baleia está trabalhando na produção das Sacolas Ecológicas, as conhecidas ecobags.
Por meio do Projeto de Empreendedorismo Comunitário, as mulheres do empreendimento conseguiram estrutura para dar andamento em um Sonho, o de trabalhar com um produto de alta qualidade que leve a marca da Comunidade, trazendo renda para a família, “é através desse Projeto que hoje as mulheres se fortalecem na produção de Sacolas Ecológicas e pintura das mesmas”, comenta a coordenadora do Projeto Tatiana Cardoso.
Apresentações Culturais
Os empreendimentos comunitários culturais do Projeto vê realizando apresentações ao público.
No caso do Grupo de Maculelê Filhos de Cananéia, foram realizadas apresentações na Comunidade do Mandira, às 20h00, do dia 19 de novembro, durante a Festa da Ostra e na Praça Tidulina Gomes, no dia 20 de novembro, dentro das comemorações pelo Dia da Consciência Negra.
Já o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, houve apresentação durante a 23ª EXPOVALE, na cidade de Registro, no dia primeiro de dezembro, às 23h00, no Palco da Tenda Cultural.
Comunicação
Com o objetivo de divulgar as ações do Projeto, várias peças de comunicação já foram elaboradas neste primeiro trimestre, sendo camisetas do Projeto, agenda, ecobags e banners.
Além disso, estão sendo realizadas novas Oficinas de Comunicação junto à Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, para atender às demandas do sub-projeto.
Reuniões
Buscando realizar a gestão democrática e colaborativa do Projeto, são realizadas reuniões para a tomada de decisão das ações, chamadas de GT – Grupo de Trabalho Geração de Renda, que ocorrem nas primeiras quartas-feiras de cada mês, às 13h30, na sede da Rede Cananéia, com a participação da equipe técnica do Projeto e coordenadores dos empreendimentos comunitários.
Excepcionalmente em janeiro, devido às festividades de final de ano, a reunião será realizada no dia 11 de janeiro.
Além das reuniões do GT, as ações executivas internas são discutidas nas reuniões de equipe técnica, que ocorrem quinzenalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário