quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Projeto "Parteiras Caiçaras" finaliza atividades em 2011 e lança publicação de livro

Por Bianca Cruz Magdalena
Apoiado pela Secretaria de Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), o Projeto "Parteiras Caiçaras" publicou e lançou, em seis de dezembro de 2011, o livro "Parteiras Caiçaras: relatos e retratos sobre parto e nascimento, em Cananeia, SP", fruto das atividades desenvolvidas durante os anos de 2010-2011, que buscou realizar o levantamento das parteiras tradicionais no município, e valorizar o ofício da partería, como pertencente ao patrimônio imaterial brasileiro.
Dentre as ações aconteceram a exposição fotográfica da Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento, em maio de 2010, a vinda da parteira Suely Carvalho, da CAIS do Parto, em julho de 2010, a roda de conversa no Dia Internacional da Parteira, em cinco de maio de 2011 e visitas ao bairro continental do Ariri, para encontros com a parteira Enedina Cordeiro Coelho, que completou na data de lançamento da obra 81 anos, comemorados e celebrados ao lado da família e dos 70 participantes presentes no Ponto de Cultura "Caiçaras" - Matimpererê Empório Cultural, tendo o Café Caiçara, da Rede Cananéia e fandangueiros do Acaraú completado a noite de festa!
Na bagagem, a publicação já foi também divulgada em Florianópolis/SC, em dez de dezembro de 2011, no XI Bazar Coisas de Mãe, no SESC Cacupé e, em Bauru, interior do Estado de São Paulo, no último sete de janeiro, no I Bazar do Clube de Trocas Maternas, na Livraria Nobel. A intenção é difundir os saberes tradicionais ligados ao parto e nascimento respeitosos, e as práticas do partejar pelas mãos das sábias parteiras.
A capa da obra entrou para a catalogação na seção de Quilts da Universidade de Ulster, da Irlanda do Norte, devido à técnica chilena chamada de Arpillera, em que foram compostas as artes têxteis e gráficas do material, feito pelo fotógrafo Leandro Cagiano. Além disso, o Canal Futura, pelo Programa Conexão Futura entrevistou a organizadora Bianca Cruz Magdalena, em nove de dezembro de 2011, que conta sobre o Projeto no link: http://www.youtube.com/watch?v=YsR725mtBAM&feature=player_embedded.
Para outras informações acesse o Blog Parto no Brasil: http://partonobrasil.blogspot.com/ e/ou o link: http://partonobrasil.blogspot.com/2011/12/lancamento-de-parteiras-caicaras-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário