
A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quinta-feira, 21 de março de 2013
Colônia Z9 Informa:
Superintendência da Pesca em Cananéia


A Colônia Z9 de Pescadores de Cananéia “Apolinário de Araújo”, através de seu presidente, esteve presente na visita do Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado de São Paulo o Sr. Jorge A. Castro.
O referido encontro foi para decisão sobre TPPC - Terminal Pesqueiro Publico de Cananéia, onde o presidente da Colônia Z9 pediu as atas das reuniões de 2005 a 2009, quando a empresa TWB assumiu a gestão do terminal. No presente encontro contou com a presença da Colônia Z9, Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores e o Luiz Dalceno, ex-funcionário da TWB.
Campanha de consumo consciente (Pesca)
No dia sete de março, houve o encontro para definir estratégias para Campanha de Consumo Consciente da Pesca, a reunião com o grupo de trabalho de pescadores artesanais ficou marcado para dia 16 de abril, às 14 horas, e esse grupo busca a valorização do pescado artesanal.
Terrenos doados para Colônia de Pescadores “Apolinário de Araújo”
A Colônia de pescadores após receber a doação de uma quadra 2/07 terrenos, situado no Jardim “Paraíso dos Pássaros” na localidade do Portal de Cananéia.
O presidente da instituição, Wagner Robinson Klimke, já promoveu a transferência dos referidos terrenos, assim priorizando mais um patrimônio da Colônia Z9, e assim possibilitou junto a poder Municipal a isenção do IPTU para os futuros tempos finalizar.
Defeso do camarão sete Barbas
A Colônia de Pescadores promoveu junto ao Ministério do Trabalho e Emprego na pessoa da Sra. Maria Inês mais um seguro defeso da espécie Camarão Sete Brabas no dia oito de março, data que juntos parabenizamos o dia das mulheres.
Campanha Antidrogas
A Colônia de Pescadores esteve presente na reunião da Comissão pela Valorização da Vida, que pretende montar o COMAD – Conselho Municipal de Álcool e Drogas, na noite do dia oito de março, na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”. O presidente da Colônia Z9 achou uma ótima iniciativa a discussão em que depara com a realidade local sobre “Drogas lícitas e ilícitas” que vem ocasionando um desequilíbrio social em Cananéia.

Artesãs da Enseada da Baleia realizam intercâmbio com o objetivo de fechar parceria


quarta-feira, 20 de março de 2013
Comunidade do Ariri se reúne para discutir o Projeto
No último dia 11 de março, segunda-feira, a ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri se reuniu com moradores locais e membros da equipe técnica da Associação rede Cananéia para discutirem ações do Projeto e apoios da Rede Cananéia.
A discussão se deu em torno do reconhecimento de possibilidades de parcerias e definir estratégias para os caminhos a serem percorridos pelo projeto, além de definir estratégias para dar prosseguimento às obras e intervenções previstas na sede da organização.
Preparação da Campanha de Consumo consciente para o pescado artesanal e café caiçara
No último dia sete de março, quinta-feira, na sede da Associação Rede Cananéia, reuniram-se os membros da Rede, da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” e do Slow Food, para elaborar a organização dos encontros a partir de abril, com o objetivo de melhorar e ampliar a Campanha de Consumo Consciente do Pescado, iniciada no fianl de 2012.
Já no dia 14 de março, quinta-feira, também na Rede Cananéia, foi realizado um encontro com membros da Rede, da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia, CAF – Cananéia Artes e Fibras e Ex-Colônia Velha, para debater o serviço do “Café Caiçara” e definir sua identidade visual, com a finalidade de organizar o material de comunicação para este serviço e, ainda, reconhecer a rede de parceiros do serviço criado com a finalidade de apoiar o escoamento dos produtos da agricultura
familiar de Cananéia.
terça-feira, 19 de março de 2013
Oficinas de trançado em taboa e em fibra de bananeira pretende aumentar número de artesãs
ARTECA em reforma
A ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia fechará a partir do dia 30 de março, logo depois do domingo de PÁSCOA, para uma pequena reforma, onde estaremos pensando em uma maneira para melhor atender, o espaço ficará mais amplo e os produtos mais bem visualizados e mais diversificados.
15 de março – Dia do Caiçara
Capoeira Filhos de Cananéia realiza intercâmbio interestadual



Artesãs da Ex-Colônia finalizam Planejamento Estratégico
terça-feira, 12 de março de 2013
15 de março – Dia do Caiçara
Por Amir Oliveira Garcia Filho
Programação:
15/03 Sexta-feira - Exposição de artesanato tradicional na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”;
16/03 Sábado – 14h – Apresentação de Fandango Batido com Tamancos com o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, também na Escola Yolanda.
Batendo as tamancas
Por Amir Oliveira Garcia Filho
Sim, esse é o nome do novo CD do grupo de Fandango Batido São Gonçalo. O nome do CD foi escolhido por votação entre os membros e parceiros do Grupo.
Entre os dias 18 de fevereiro e cinco de março, aconteceram as gravações, ao vivo, das modas de batido, São Gonçalo, cana verde, romaria e chamarrita, totalizando dez músicas tradicionais do fandango caiçara e um causo de viola.
A capa do CD foi pintada pela artista plástica da cidade de Embu das Artes, Mônica.
O lançamento do novo trabalho está previsto para 1º de maio, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.
Viva o Grupo São Gonçalo e a cultura popular paulista.
Sociedade Amigos da Velhice realiza eventos



quarta-feira, 6 de março de 2013
EDITAL CONVOCAÇÃO DE ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA SE HABILITAREM NO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA MARINHA DO LITORAL SUL E ARIE DO GUARÁ - BIÊNIO 2013/2014.
Considerando a Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000 que definiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, e estabeleceu, entre outras, as Áreas de Proteção Ambiental - APA como unidades de conservação de uso sustentável e o Decreto Federal nº 4340, de 22 de agosto de 2002 que as regulamentou;
Considerando o Decreto Estadual n.º 53.527 de 08 de outubro de 2008, que criou a APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará;
Considerando o Decreto Estadual n°48.149, de 9 de outubro de 2003, que dispõe sobre a criação e funcionamento dos Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental no Estado de São Paulo,
Considerando a importância da formação do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará, para que este, em conjunto com o órgão gestor, proponha e programe as ações necessárias para que os objetivos legais das Unidades sejam atingidos;
O Diretor Executivo da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca:
As entidades da sociedade civil interessadas em participar da renovação do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará (biênio 2013 - 2014) para o cadastramento no processo seletivo.
I - Os representantes da sociedade civil organizada serão eleitos entre seus pares, sendo 12 (doze) titulares e 12 (doze) suplentes, de entidades diferentes ou não, em reunião especialmente convocada para esse fim, de modo a contemplar a seguinte distribuição:
a) 03 representantes do setor pesqueiro, sendo: 02 da pesca artesanal e 01 da pesca industrial;
b) 01 representante do setor da maricultura;
c) 03 representantes do setor de turismo e esportes náuticos, distribuídos nas seguintes categorias:
- 01 representante da categoria instalações náuticas, tais como: associação de Iates Clubes e Marinas;
- 01 representante das modalidades de recreação e/ou esportes náuticos, tais como: associação de pesca amadora, de mergulho recreativo, de iatismo, de velejadores;
- 01 representante de prestadores de serviços de turismo náutico, tais como: associação de piloteiros / barqueiros, de monitores, etc.
d) 03 representantes de entidades ambientalistas locais (uma vaga para cada município abrangido pela APA);
e) 02 representantes de universidades.
II - Critérios e condições para a habilitação das entidades no processo de seleção:
O cadastramento das entidades interessadas em representar a sociedade civil organizada no citado conselho dar-se-á mediante a apresentação da cópia simples dos seguintes documentos:
a) CNPJ comprovando a existente da entidade há pelo menos dois anos, através da data de abertura descrita neste documento.
b) Ata de eleição da diretoria atual e Estatuto da entidade, devidamente registrados em cartório;
c) Currículo da entidade comprovando a efetiva atuação da mesma nos municípios que compõem a APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará (Iguape, Ilha Comprida e Cananéia) nos últimos dois anos.
d) Manifestação formal do representante legal da entidade demonstrando o interesse em participar do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará;
e) Ficha de cadastro preenchida pelo representante legal da entidade (modelo anexo I);
III - Caso não haja inscrição para atender a alguma das vagas especificadas neste edital, a Fundação Florestal realocará a vaga em aberto para outra representação da sociedade civil, preferencialmente dentro do mesmo setor (entidades ambientalistas, pesca, maricultura, turismo e esportes náuticos, universidades) conforme especificado neste edital.
IV - A entidade deve inscrever-se pleiteando a vaga em apenas uma das áreas de interesse (entidades ambientalistas, pesca, maricultura, turismo e esportes náuticos, universidades), de acordo com a área de sua atuação principal descrita no seu Estatuto.
V - O cadastramento das entidades interessadas em representar a sociedade civil organizada no citado Conselho ocorrerá a partir da data de publicação deste edital, nos seguintes locais:
Cananéia:
Escritório da Fundação Florestal – Sede da APA Marinha do Litoral Sul
Rua Vladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananéia – SP.
Tel. 13.3851- 1163/ 1108, das 9:00 às 16:00 hs.
Iguape:
Escritório da Fundação Florestal – Iguape
Praça São Benedito, 110, Centro, Iguape - SP.
Tel. 13.3841-2026, das 9:00 às 16:00 hs.
VI - O cadastro da entidade será protocolado no momento da entrega dos documentos nos locais citados acima. A verificação da conformidade dos critérios e condições para a habilitação das entidades no processo de seleção será feita posteriormente pela Fundação Florestal. No caso de inconformidade, a entidade não estará habilitada a participar da eleição citada abaixo.
VII - Os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará serão eleitos, em reunião especialmente convocada para esse fim, a ser realizada na data provável de 27 de março de 2013, no Escritório da Fundação Florestal, situado na Rua Vladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananéia – SP.
VIII - Poderá participar da eleição, somente um representante por entidade, devidamente identificado por meio de manifestação formal da entidade delegando representação legal para os fins do presente edital, e portando seus documentos de identificação.
Diretoria Executiva, em 04 de fevereiro de 2013.
Olavo Reino Francisco
Diretor Executivo
ANEXO I – FICHA DE CADASTRO - CONSELHO GESTOR APA MARINHA DO LITORAL SUL (APAMLS) E ARIE DO GUARÁ
1 ) IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE
Nome:
Sigla:
Principais áreas de atuação:
Região de atuação:
2 ) DADOS CADASTRAIS
2.1 Dados da Entidade
Endereço: residencial ( ) comercial ( )
Rua/Avenida: nº: Complemento:
Bairro: Município: CEP: Caixa Postal:
DDD: Telefone: Fax:
E-mail:
Número do registro do Cartório:
C.N.P.J. da entidade:
Nome do representante legal da entidade:
RG do representante legal da entidade:
2.2 Dados dos representantes da Entidade no Conselho Gestor
Nome do representante:
RG: CPF:
Rua/Avenida: nº: Complemento:
Município: CEP: Caixa Postal:
DDD: Telefone: Fax:
E-mail:
Nome do suplente:
RG: CPF:
Rua/Avenida: nº: Complemento:
Município: CEP: Caixa Postal:
DDD: Telefone: Fax:
E-mail:
3) ÁREA QUE DESEJA PLEITEAR A VAGA NO CONSELHO GESTOR DA APAMLS E ARIE DO GUARÁ
( ) entidades ambientalistas
( ) pesca
( ) maricultura
( ) turismo e esportes náuticos
( ) universidades
__________________________________________
Assinatura do responsável legal da entidade
Edital de convocação para realização de Assembléia Geral Extraordinária da Associação de Moradores do Bairro Carijó Triênio 2011 a 2013.
Convidamos todos os moradores e moradoras do Bairro do Carijó, para votarem e serem votados nesta primeira Assembléia Geral Extraordinária de substituição de cargos junto a Diretoria Executiva da AMBC conforme fundamentado e especificado abaixo.
Fundamentação Legal: Capítulo V Artigo 19º Inciso 2º item a do Estatuto da AMBC e Incisos II e IV do Código Civil Brasileiro.
Motivo:
Eleição para substituição de cargos junto à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMBC conforme autoriza o artigo 19º inciso 2º item a do Estatuto Social da entidade.
Número de vagas: 03
Especificação dos cargos vagos: 1º e 2º secretários e um conselheiro fiscal.
Ordem do Dia:
1 - Referendar e Eleger moradoras e moradores interessados ou indicados para ocuparem cargos vagos junto à Diretoria Executiva e Conselho fiscal da AMBC, conforme autoriza o artigo 31º e 22º do Estatuto Social da entidade.
2- Avaliar os resultados do levantamento de opiniões e reivindicações dos moradores do Bairro Carijó no sentido de nortear o Plano Diretor Municipal /2012 nas áreas do Meio Ambiente, Habitação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social, Cultura, Patrimônio, Obras, Agricultura e Pesca. Documento entregue diretamente ao representante do Poder Executivo em 19/09/2011. Conforme via de recebimento.
Data do evento – 05 de abril de 2013
Horário 19:30 ( dezenove horas e trinta minutos)
Local - Sala de Eventos da Colônia de Pescadores Z/9 á Rua Apolinário de Araujo nº. 85 Centro.
Maria Santana Ricardo Godoy
Presidente da AMBC
Assinar:
Postagens (Atom)