quinta-feira, 21 de março de 2013

Colônia Z9 Informa:

Superintendência da Pesca em Cananéia
A Colônia Z9 de Pescadores de Cananéia “Apolinário de Araújo”, através de seu presidente, esteve presente na visita do Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado de São Paulo o Sr. Jorge A. Castro.
O referido encontro foi para decisão sobre TPPC - Terminal Pesqueiro Publico de Cananéia, onde o presidente da Colônia Z9 pediu as atas das reuniões de 2005 a 2009, quando a empresa TWB assumiu a gestão do terminal. No presente encontro contou com a presença da Colônia Z9, Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores e o Luiz Dalceno, ex-funcionário da TWB.
Campanha de consumo consciente (Pesca)
No dia sete de março, houve o encontro para definir estratégias para Campanha de Consumo Consciente da Pesca, a reunião com o grupo de trabalho de pescadores artesanais ficou marcado para dia 16 de abril, às 14 horas, e esse grupo busca a valorização do pescado artesanal.
Terrenos doados para Colônia de Pescadores “Apolinário de Araújo”
A Colônia de pescadores após receber a doação de uma quadra 2/07 terrenos, situado no Jardim “Paraíso dos Pássaros” na localidade do Portal de Cananéia.
O presidente da instituição, Wagner Robinson Klimke, já promoveu a transferência dos referidos terrenos, assim priorizando mais um patrimônio da Colônia Z9, e assim possibilitou junto a poder Municipal a isenção do IPTU para os futuros tempos finalizar.
Defeso do camarão sete Barbas
A Colônia de Pescadores promoveu junto ao Ministério do Trabalho e Emprego na pessoa da Sra. Maria Inês mais um seguro defeso da espécie Camarão Sete Brabas no dia oito de março, data que juntos parabenizamos o dia das mulheres.
Campanha Antidrogas
A Colônia de Pescadores esteve presente na reunião da Comissão pela Valorização da Vida, que pretende montar o COMAD – Conselho Municipal de Álcool e Drogas, na noite do dia oito de março, na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”. O presidente da Colônia Z9 achou uma ótima iniciativa a discussão em que depara com a realidade local sobre “Drogas lícitas e ilícitas” que vem ocasionando um desequilíbrio social em Cananéia.

Artesãs da Enseada da Baleia realizam intercâmbio com o objetivo de fechar parceria

No dia 16 de março, sábado, a representante do grupo das mulheres Artesãs da Enseada da Baleia, Tatiana Cardoso, esteve no encontro em São Paulo com responsáveis pela Rede Canoa Jangada para possível parceria de comercialização de produtos. Saiba um pouco mais no blog: www.canoajangada.blogspot.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

Comunidade do Ariri se reúne para discutir o Projeto

No último dia 11 de março, segunda-feira, a ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri se reuniu com moradores locais e membros da equipe técnica da Associação rede Cananéia para discutirem ações do Projeto e apoios da Rede Cananéia.
A discussão se deu em torno do reconhecimento de possibilidades de parcerias e definir estratégias para os caminhos a serem percorridos pelo projeto, além de definir estratégias para dar prosseguimento às obras e intervenções previstas na sede da organização.

Preparação da Campanha de Consumo consciente para o pescado artesanal e café caiçara

No último dia sete de março, quinta-feira, na sede da Associação Rede Cananéia, reuniram-se os membros da Rede, da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” e do Slow Food, para elaborar a organização dos encontros a partir de abril, com o objetivo de melhorar e ampliar a Campanha de Consumo Consciente do Pescado, iniciada no fianl de 2012.
Já no dia 14 de março, quinta-feira, também na Rede Cananéia, foi realizado um encontro com membros da Rede, da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia, CAF – Cananéia Artes e Fibras e Ex-Colônia Velha, para debater o serviço do “Café Caiçara” e definir sua identidade visual, com a finalidade de organizar o material de comunicação para este serviço e, ainda, reconhecer a rede de parceiros do serviço criado com a finalidade de apoiar o escoamento dos produtos da agricultura familiar de Cananéia.

terça-feira, 19 de março de 2013

Oficinas de trançado em taboa e em fibra de bananeira pretende aumentar número de artesãs

A CAF – Cananéia Arte e Fibras está desenvolvendo Oficinas de Trançado em Fibra de Bananeira e de Taboa, com o intuito de aumentar o número de artesãs do Grupo.
As aulas de Fibra de Bananeira ocorreram nos dias 22 e 23 de fevereiro. Já as Oficinas de Trançado em Taboa ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, na Associação Rede Cananéia e todos os sábados, das 14h às 17h, no PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”.

ARTECA em reforma

A ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia fechará a partir do dia 30 de março, logo depois do domingo de PÁSCOA, para uma pequena reforma, onde estaremos pensando em uma maneira para melhor atender, o espaço ficará mais amplo e os produtos mais bem visualizados e mais diversificados.

15 de março – Dia do Caiçara

No último dia 15, sexta-feira, foi comemorado o Dia do Caiçara e foram realizadas ações comemorativas no dia 16, sábado, dentro do PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, em parceria com a ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia e Departamento Municipal de Cultura, com apresentação do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e exposição sobre a cataia e o registro oficial da cataia como patrimônio cultural imaterial pelo Conselho de Patrimônio Histórico Municipal e do fandango caiçara coo patrimônio cultural imaterial pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Capoeira Filhos de Cananéia realiza intercâmbio interestadual

A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia participou do Encontro Interestadual de Capoeira em Curitiba na Fazenda Rio Grande, nos dias nove e dez de março, sábado e domingo.
Além disso, no dia 13 de março, quarta-feira, realizou apresentação da dança do coco no Centro Comunitário para a Agência Midway.
Por fim, no dia 15 de março, dia do Caiçara, houve roda e treino de Capoeira com o Mestre Marcão de São Paulo, com a presença de vários alunos de capoeira do Vale do Ribeira.

Artesãs da Ex-Colônia finalizam Planejamento Estratégico

O Grupo das Mulheres Artesãs do Remanescente de Quilombo do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha terminou o seu Planejamento Estratégico no dia 18 de março às 14h00, elencando quatro metas, tendo várias atividades a serem executadas.
O encontro contou com a presença de duas pessoas da equipe técnica da Rede Cananéia, Juliana Greco e Ibison Oliveira.
"Com esta ação, finaliza-se, portanto, a rodada de elaboração de Planejamentos Estratégicos do Projeto Rede de Empreendedorismo, resultando em nove planos de ação comunitários, um plano de ação da Rede Cananéia e muitas reflexões coletivas." - Juliana Greco Yamaoka.

terça-feira, 12 de março de 2013

15 de março – Dia do Caiçara

Por Amir Oliveira Garcia Filho
Programação:
15/03 Sexta-feira - Exposição de artesanato tradicional na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”;
16/03 Sábado – 14h – Apresentação de Fandango Batido com Tamancos com o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, também na Escola Yolanda.

Batendo as tamancas

Por Amir Oliveira Garcia Filho
Sim, esse é o nome do novo CD do grupo de Fandango Batido São Gonçalo. O nome do CD foi escolhido por votação entre os membros e parceiros do Grupo. Entre os dias 18 de fevereiro e cinco de março, aconteceram as gravações, ao vivo, das modas de batido, São Gonçalo, cana verde, romaria e chamarrita, totalizando dez músicas tradicionais do fandango caiçara e um causo de viola.
A capa do CD foi pintada pela artista plástica da cidade de Embu das Artes, Mônica.
O lançamento do novo trabalho está previsto para 1º de maio, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.
Viva o Grupo São Gonçalo e a cultura popular paulista.

Edital de Eleição da Diretoria da Associação Rede Cananéia

Atenção!

Sociedade Amigos da Velhice realiza eventos


No último dia 10 de março, sábado, houve Bingo no CCI – Centro de Convivência do Idoso, das 15h às 21h. Segundo a presidente da SAVC, Thamar Alves Shimodaira, foi muito divertido, foi realizada a comercialização de lanches, refrigerantes, cerveja, pipoca, apresentação de danças com as alunas Jovens da Professora Claudia Bérgamos e Tuca cantando as rodadas, com muitos prêmios foram entregues.
A organização agradece a todos que, de alguma forma, colaboraram.
No próximo domingo, dia 17, haverá Domingueira com Décio dos Teclados, no Clube União, a partir das 19h. Compareçam e divertiam-se!

quarta-feira, 6 de março de 2013

EDITAL CONVOCAÇÃO DE ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA SE HABILITAREM NO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA MARINHA DO LITORAL SUL E ARIE DO GUARÁ - BIÊNIO 2013/2014.

Considerando a Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000 que definiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, e estabeleceu, entre outras, as Áreas de Proteção Ambiental - APA como unidades de conservação de uso sustentável e o Decreto Federal nº 4340, de 22 de agosto de 2002 que as regulamentou; Considerando o Decreto Estadual n.º 53.527 de 08 de outubro de 2008, que criou a APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará; Considerando o Decreto Estadual n°48.149, de 9 de outubro de 2003, que dispõe sobre a criação e funcionamento dos Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental no Estado de São Paulo, Considerando a importância da formação do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará, para que este, em conjunto com o órgão gestor, proponha e programe as ações necessárias para que os objetivos legais das Unidades sejam atingidos; O Diretor Executivo da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca: As entidades da sociedade civil interessadas em participar da renovação do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará (biênio 2013 - 2014) para o cadastramento no processo seletivo. I - Os representantes da sociedade civil organizada serão eleitos entre seus pares, sendo 12 (doze) titulares e 12 (doze) suplentes, de entidades diferentes ou não, em reunião especialmente convocada para esse fim, de modo a contemplar a seguinte distribuição: a) 03 representantes do setor pesqueiro, sendo: 02 da pesca artesanal e 01 da pesca industrial; b) 01 representante do setor da maricultura; c) 03 representantes do setor de turismo e esportes náuticos, distribuídos nas seguintes categorias: - 01 representante da categoria instalações náuticas, tais como: associação de Iates Clubes e Marinas; - 01 representante das modalidades de recreação e/ou esportes náuticos, tais como: associação de pesca amadora, de mergulho recreativo, de iatismo, de velejadores; - 01 representante de prestadores de serviços de turismo náutico, tais como: associação de piloteiros / barqueiros, de monitores, etc. d) 03 representantes de entidades ambientalistas locais (uma vaga para cada município abrangido pela APA); e) 02 representantes de universidades. II - Critérios e condições para a habilitação das entidades no processo de seleção: O cadastramento das entidades interessadas em representar a sociedade civil organizada no citado conselho dar-se-á mediante a apresentação da cópia simples dos seguintes documentos: a) CNPJ comprovando a existente da entidade há pelo menos dois anos, através da data de abertura descrita neste documento. b) Ata de eleição da diretoria atual e Estatuto da entidade, devidamente registrados em cartório; c) Currículo da entidade comprovando a efetiva atuação da mesma nos municípios que compõem a APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará (Iguape, Ilha Comprida e Cananéia) nos últimos dois anos. d) Manifestação formal do representante legal da entidade demonstrando o interesse em participar do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará; e) Ficha de cadastro preenchida pelo representante legal da entidade (modelo anexo I); III - Caso não haja inscrição para atender a alguma das vagas especificadas neste edital, a Fundação Florestal realocará a vaga em aberto para outra representação da sociedade civil, preferencialmente dentro do mesmo setor (entidades ambientalistas, pesca, maricultura, turismo e esportes náuticos, universidades) conforme especificado neste edital. IV - A entidade deve inscrever-se pleiteando a vaga em apenas uma das áreas de interesse (entidades ambientalistas, pesca, maricultura, turismo e esportes náuticos, universidades), de acordo com a área de sua atuação principal descrita no seu Estatuto. V - O cadastramento das entidades interessadas em representar a sociedade civil organizada no citado Conselho ocorrerá a partir da data de publicação deste edital, nos seguintes locais: Cananéia: Escritório da Fundação Florestal – Sede da APA Marinha do Litoral Sul Rua Vladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananéia – SP. Tel. 13.3851- 1163/ 1108, das 9:00 às 16:00 hs. Iguape: Escritório da Fundação Florestal – Iguape Praça São Benedito, 110, Centro, Iguape - SP. Tel. 13.3841-2026, das 9:00 às 16:00 hs. VI - O cadastro da entidade será protocolado no momento da entrega dos documentos nos locais citados acima. A verificação da conformidade dos critérios e condições para a habilitação das entidades no processo de seleção será feita posteriormente pela Fundação Florestal. No caso de inconformidade, a entidade não estará habilitada a participar da eleição citada abaixo. VII - Os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará serão eleitos, em reunião especialmente convocada para esse fim, a ser realizada na data provável de 27 de março de 2013, no Escritório da Fundação Florestal, situado na Rua Vladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananéia – SP. VIII - Poderá participar da eleição, somente um representante por entidade, devidamente identificado por meio de manifestação formal da entidade delegando representação legal para os fins do presente edital, e portando seus documentos de identificação. Diretoria Executiva, em 04 de fevereiro de 2013. Olavo Reino Francisco Diretor Executivo ANEXO I – FICHA DE CADASTRO - CONSELHO GESTOR APA MARINHA DO LITORAL SUL (APAMLS) E ARIE DO GUARÁ 1 ) IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE Nome: Sigla: Principais áreas de atuação: Região de atuação: 2 ) DADOS CADASTRAIS 2.1 Dados da Entidade Endereço: residencial ( ) comercial ( ) Rua/Avenida: nº: Complemento: Bairro: Município: CEP: Caixa Postal: DDD: Telefone: Fax: E-mail: Número do registro do Cartório: C.N.P.J. da entidade: Nome do representante legal da entidade: RG do representante legal da entidade: 2.2 Dados dos representantes da Entidade no Conselho Gestor Nome do representante: RG: CPF: Rua/Avenida: nº: Complemento: Município: CEP: Caixa Postal: DDD: Telefone: Fax: E-mail: Nome do suplente: RG: CPF: Rua/Avenida: nº: Complemento: Município: CEP: Caixa Postal: DDD: Telefone: Fax: E-mail: 3) ÁREA QUE DESEJA PLEITEAR A VAGA NO CONSELHO GESTOR DA APAMLS E ARIE DO GUARÁ ( ) entidades ambientalistas ( ) pesca ( ) maricultura ( ) turismo e esportes náuticos ( ) universidades __________________________________________ Assinatura do responsável legal da entidade

Edital de convocação para realização de Assembléia Geral Extraordinária da Associação de Moradores do Bairro Carijó Triênio 2011 a 2013.

Convidamos todos os moradores e moradoras do Bairro do Carijó, para votarem e serem votados nesta primeira Assembléia Geral Extraordinária de substituição de cargos junto a Diretoria Executiva da AMBC conforme fundamentado e especificado abaixo.
Fundamentação Legal: Capítulo V Artigo 19º Inciso 2º item a do Estatuto da AMBC e Incisos II e IV do Código Civil Brasileiro.
Motivo:
Eleição para substituição de cargos junto à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMBC conforme autoriza o artigo 19º inciso 2º item a do Estatuto Social da entidade.
Número de vagas: 03
Especificação dos cargos vagos: 1º e 2º secretários e um conselheiro fiscal.
Ordem do Dia:
1 - Referendar e Eleger moradoras e moradores interessados ou indicados para ocuparem cargos vagos junto à Diretoria Executiva e Conselho fiscal da AMBC, conforme autoriza o artigo 31º e 22º do Estatuto Social da entidade.
2- Avaliar os resultados do levantamento de opiniões e reivindicações dos moradores do Bairro Carijó no sentido de nortear o Plano Diretor Municipal /2012 nas áreas do Meio Ambiente, Habitação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social, Cultura, Patrimônio, Obras, Agricultura e Pesca. Documento entregue diretamente ao representante do Poder Executivo em 19/09/2011. Conforme via de recebimento.
Data do evento – 05 de abril de 2013
Horário 19:30 ( dezenove horas e trinta minutos)
Local - Sala de Eventos da Colônia de Pescadores Z/9 á Rua Apolinário de Araujo nº. 85 Centro.
Maria Santana Ricardo Godoy
Presidente da AMBC