segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rede Cananéia participa do Fórum Social Mundial na Tunísia

Ações do Projeto de Empreendedorismo Comunitário, patrocinado pela Petrobras, foram apresentadas no evento
Uma representante do Projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário, Juliana Greco Yamaoka, coordenadora executiva do Projeto, participou e representou a Associação Rede Cananéia no Fórum Social Mundial, na Tunísia, entre os dias 26 e 30 de março, juntamente com representantes de mais 15 projetos socioambientais, patrocinados pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania e Petrobras Ambiental, além de uma equipe da Petrobras.
Juliana explica que no dia 25 de março, participou de uma reunião entre representantes da comitiva da Petrobras no Fórum Social Mundial. No dia 26 de março, participou de uma reunião com Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, da passeata de abertura do FSM 2013, que acabou com um show do Gilberto Gil. E, por fim, no dia 29 de março, às 9h00, realizou a apresentação do Projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário de Cananéia – SP, com a finalidade de dar visibilidade aos trabalhos, intercambiar conhecimentos com movimentos sociais de todo o mundo e ainda, fazer novos contatos, na sala M216, bloco C, ao lado da Casa Brasil, para cerca de 20 participantes, entre eles estrangeiros da França, Tunísia e Espanha, sendo assim, toda a palestra fora traduzida para o francês e vídeo com legendas em inglês.
“Sem nenhuma dúvida foi uma experiência inacreditável. A Tunísia, um país do continente africano, é incrível e tem uma cultura muito diferente da nossa, mas tem um povo extremamente acolhedor. Diferente de outras versões do Fórum Social Mundial, o Brasil e a América Latina tinham uma comitiva não muito grande, mas diversa e cheia de movimentos e experiências maravilhosos. Fica registrada a minha gratidão para todas as pessoas que trabalharam diretamente para viabilizar a representação da Rede em um evento deste porte e a Petrobras, o apoio financeiro para que este intercâmbio ocorresse”, comenta Juliana.
Assim como nos outros Fóruns Sociais Mundiais, a versão de 2013 teve cinco dias de diversas atividades propostas por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de todas as partes do mundo. Em árabe, francês, inglês e espanhol, os debates variaram entre causas feministas, ambientais, anticapitalistas, sindicais, pró-Palestina, democráticas, entre outras.
O Fórum Social Mundial, ocorreu no Campus Universitário Tunis el Manar, em Tunes, capital da Tunísia, que está localizada no Norte do continente africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário