A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
CAF – Cananéia Artes e Fibras participa de evento no SESC e realiza oficinas
A CAF – Cananéia Artes e Fibras participou do Mosaico de Saberes no SESC de Registro, realizado nos dias seis e sete de agosto, das 10h às 17h, com objetivo de divulgação, e troca de experiências. O evento, aberto ao público, cotou com a visita de cerca de 500 visitantes, com objetivo de mostrar boas práticas, para troca e difusão de experiências e de ideias, com o propósito de atuar no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas-etárias e estratos sociais.
Além disso, a CAF está realizando Oficinas de Taboa junto à comunidade do Marujá, na Ilha do Cardoso, com duração de três meses, sendo realizadas todas as quintas-feiras, das 13h às 17h, com o objetivo de capacitar 15 mulheres da comunidade e fornecer a elas outra forma de renda.
Conselho da APA Marina do Litoral Sul e ARIE do Guará
No dia dois de agosto, das 13h00 às 18h00, na sede da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, na cidade de Cananéia, houve a 10ª Reunião Extraordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul e Área de Relevância Interesse Ecológico do Guará, quando foi apresentado o Plano de Trabalho do Plano de Manejo das APAs Marinhas pelo Instituto Ekos.
A Empresa visa fazer o plano de manejo das três APAs Marinhas, sendo que a do Litoral Sul fica localizada na nossa região entre os municípios de Cananéia, Ilha Comprida e Iguape até a Juréia. A APA Marinha Litoral Centro está localizada no município de Peruíbe e a APA Marinha do Litoral Norte está dentro dos municípios de Ubatuba e São Sebastião.
A empresa terá dez meses para finalizar o Plano de Manejo, pois em 2013 teve a contratação da primeira empresa para fazer o plano, mas a mesma não terminou, pois não estava atendendo os requisitos solicitados; já a Fundação Florestal não continuou o contrato, então foi levantado material que poderia ser utilizado, pois a empresa anterior já havia realizado reunião com as comunidades sobre o uso das APAs e alguns materiais não precisaram ser feitos e outros terão que ser refeitos e/ou e finalizados.
Lembrando que o Plano de Manejo é um documento criado de forma conjunta com a sociedade para nortear a gestão das APAs Marinhas, sempre com o acompanhamento e participação de seu Conselho Gestor. O que se busca com o Plano de Manejo é promover o desenvolvimento da região, evitando impactos negativos causados pela exploração desordenada e predatória dos recursos pesqueiros, protegendo a biodiversidade única abrigada pelos mares e ilhas, promovendo um turismo sustentável e respeitando o modo de vida das populações tradicionais. Um Plano de Manejo é um documento dinâmico, em constante processo de melhoria, a partir da troca de experiências com a população, entidades e poder público envolvidos com a gestão sustentável da natureza.
A participação da sociedade civil nas reuniões do Conselho e oficinas sobre o Plano de Manejo é fundamental. Pescadores artesanais, pescadores industriais, pescadores amadores e pessoas que trabalham com turismo fiquem atentos às reuniões que serão marcadas, as empresas estarão divulgando com antecedência. Participem!!!!
Vale lembrar que a Associação Rede Cananéia participa no Conselho e faz seu papel de divulgação, além de contribuir com as discussões.
A próxima reunião do Conselho Gestor será no dia 15 de setembro.
Capoeira de Cananéia é medalhista nos Jogos Regionais e se classifica para os Jogos Abertos
Por Ana Paula de Lara Carvalho
No último dia 26 de julho, os atletas de Capoeira do Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, estiveram representando a cidade de Cananéia, nos Jogos Regionais 2016, na cidade de Avaré/SP. A equipe foi composta por seis atletas, que se prepararam e deram o seu melhor, alcançando as seguintes conquistas: Ana Flávia de Lara Carvalho, Categoria Peso Leve Feminino: Medalha de Prata; Ana Paula de Lara Carvalho, Categoria Peso Médio Feminino: Medalha de Prata; Bruna Crooce, Categoria Peso Pesado Feminino: Medalha de Ouro; Carlos Eduardo, Categoria Peso Leve Masculino: Medalha de Bronze.
Os atletas foram muito bem na competição, sendo que a equipe Feminina ficou em 2 º Lugar na Classificação geral, se classificando para os Jogos Abertos, que acontecerá no mês de setembro.
Coopercanis destina cerca de 19 toneladas de material para a reciclagem no 1º semestre de 2016
Em julho a Coopercanis – Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia deu mais um grande passo para seu fortalecimento, fazendo uma grande venda de materiais recicláveis para a Rede Cata-Vida de Sorocaba.
Quantidade de material que foi destinado à reciclagem (de março a meados de julho)
Lembrando que cerca de 100 embalagens de óleo lubrificante foram entregues no posto de combustível para serem devolvidas aos fabricantes. E ainda garrafas plásticas foram vendidas para artesanato. E infelizmente, existem 97 kg de materiais recicláveis que ainda não possuem comercialização como plásticos laminados e copos descartáveis.
Grande quantidade de material reciclável, porém salários ainda pequenos
Desde março de 2016, o número de cooperados variou bastante, mas o controle do trabalho é feito contabilizando-se as horas, de forma que entre março e meados de julho os cooperados trabalharam 2.334 horas, o que, somado às outras vendas menores (feitas para atravessadores) durante esse período, gerou um rendimento aproximado de R$ 2,25 a hora, valor ainda incipiente para o sustento dessas famílias. Desejamos que com a ampliação da coleta seletiva para novos bairros de Cananéia e então continuidade das ações dos cooperados esse valor consiga chegar a um salário digno para esses trabalhadores tão importantes para a gestão dos resíduos no município.
O valor ainda é insuficiente e a Coopercanis necessita do apoio da população para:
• Melhoria da qualidade do material coletado
• Ampliação da coleta para novos bairros
• Complementação da renda dos catadores até atingir um valor adequado como salário mensal
Com o monitoramento desses meses de trabalho, a Coopercanis irá buscar parcerias e articular com a prefeitura para que auxilie na complementação da renda.
Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresenta durante festividades de aniversário de 485 anos de Cananéia
A apresentação ocorreu no palco da Cultura, no dia 12 de agosto, às 22h
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo foi uma das atrações das festividades em comemoração aos 485 anos de Cananéia, se apresentando com show de dança e música tradicionais do fandango caiçara no último dia 12 de agosto, às 22h, no Palco da Cultura, na Praça da Alimentação do recinto da Festa.
O Grupo veio com novidades, com a volta dos tocadores Hugo Emiliano de Almeida e Joaquim Pires e da dançarina Danielle Aguiar de Almeida, que retornaram ao Grupo, que foi muito aplaudido durante a apresentação.
Nossos agradecimentos ao Departamento Municipal de Cultura.
Jovens Tiduqueiros a todo vapor
Por Anna Flavia Almeida Cordeiro
E os Jovens Tiduqueiros continuam a todo vapor, no sábado, dia 30 de julho, aconteceu no Terreirão do Rocio uma palestra sobre a igualdade dos gêneros, com as irmãs Vitório (Bruna Vitório e Luma Vitório) e no decorrer da palestra desenrolamos uma pauta sobre o dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data é um marco Internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Foi instituída, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras nesse continente.
A palestra acrescentou muito em nosso conhecimento, porque com ela nós tivemos a oportunidade de saber mais sobre a posição da mulher negra em uma sociedade dominada pelos homens.
Assumir a identidade negra em uma sociedade que impera o racismo, nos faz ver como é importante a juventude se colocar, fortalecendo a sua identidade e buscando abrir caminhos, através do conhecimento.
Nas escolas os professores falam que os negros que estão ali descendem de escravos, mas isso não é verdade; esses negros que estão presentes na sala de aula são descendentes de guerreiros e guerreiras, de reis e rainhas, como Rainha Amina, Zaria, Makeda, Nzinga, Rei Shaka, João do Kongo, etc.
É essa a história que nós Juventude Tiduqueira queremos fazer valer.
Entre os dias cinco e nove de setembro iremos participar do Levante Popular da Juventude para nos fortalecer nesse movimento Jovem que estamos fazendo aqui na cidade de Cananéia.
Roda de conversa, Festa de Agosto e Ação Social
Por Liliana Soares
Sempre preocupada em buscar e repassar o conhecimento, a Associação Grupo Cultural Tiduca proporcionou uma roda de conversa com as irmãs Bruna e Luma Vitório, para a comunidade e integrantes da Associação. Os temas centrais foram a Igualdade de Gênero e também o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. Essa conversa aconteceu dia 30 de julho, no Dia do Jongo, onde integrantes da Comunidade Jongueira Tiduca passaram o dia preparando o Terreirão para a Roda à noite.
E por falar em Jongo, a Comunidade Jongueira Tiduca fez sua primeira apresentação para a comunidade local. Esta apresentação aconteceu dia 13 de agosto e fez parte da programação da festa que comemorou o aniversário do município de Cananéia. Além do Jongo, a Associação marcou presença no Desfile Cívico Municipal do dia 12, com as escolas da cidade, a convite do Departamento Municipal de Cultura e também um ensaio aberto de Coco de Roda, no dia 15, que fechou a participação da Associação nas festividades.
E mais uma ação social saiu do papel, foi iniciada a “Horta Sustentável Tiduca”. Foram plantadas diversas mudas de hortaliças, legumes e frutas, num espaço do Terreirão do Rocio, preparado por integrantes da Associação. Esse Projeto tem a finalidade de produzir alimentos orgânicos, que serão compartilhados com os integrantes da Associação e também com a comunidade local.
No dia 21 de agosto, haverá o 7º Encontro Paulista de Jongueiros, em São José dos Campos – SP, e a Comunidade Jongueira Tiduca marcará presença, buscando a troca de experiências e mais conhecimento para partilhar com a sociedade.
Assinar:
Postagens (Atom)