quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Coopercanis destina cerca de 19 toneladas de material para a reciclagem no 1º semestre de 2016

Em julho a Coopercanis – Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia deu mais um grande passo para seu fortalecimento, fazendo uma grande venda de materiais recicláveis para a Rede Cata-Vida de Sorocaba.
Quantidade de material que foi destinado à reciclagem (de março a meados de julho)
Lembrando que cerca de 100 embalagens de óleo lubrificante foram entregues no posto de combustível para serem devolvidas aos fabricantes. E ainda garrafas plásticas foram vendidas para artesanato. E infelizmente, existem 97 kg de materiais recicláveis que ainda não possuem comercialização como plásticos laminados e copos descartáveis.
Grande quantidade de material reciclável, porém salários ainda pequenos
Desde março de 2016, o número de cooperados variou bastante, mas o controle do trabalho é feito contabilizando-se as horas, de forma que entre março e meados de julho os cooperados trabalharam 2.334 horas, o que, somado às outras vendas menores (feitas para atravessadores) durante esse período, gerou um rendimento aproximado de R$ 2,25 a hora, valor ainda incipiente para o sustento dessas famílias. Desejamos que com a ampliação da coleta seletiva para novos bairros de Cananéia e então continuidade das ações dos cooperados esse valor consiga chegar a um salário digno para esses trabalhadores tão importantes para a gestão dos resíduos no município.
O valor ainda é insuficiente e a Coopercanis necessita do apoio da população para:
• Melhoria da qualidade do material coletado • Ampliação da coleta para novos bairros • Complementação da renda dos catadores até atingir um valor adequado como salário mensal Com o monitoramento desses meses de trabalho, a Coopercanis irá buscar parcerias e articular com a prefeitura para que auxilie na complementação da renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário