quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Escolas, Organizações Sociais, Secretarias Municipais e Rede de Garantia de Direitos do Vale do Ribeira recebem implementação da Maleta Juventudes do Canal Futura



A parceria foi efetivada através da Associação Rede Cananéia

            Nos últimos dias cinco e sete de fevereiro, das 09h às 17h, Escolas, Organizações Sociais, Secretarias Municipais e Rede de Garantia de Direitos do Vale do Ribeira recebem implementação da Maleta Juventudes do Canal Futura pela Associação Rede Cananéia, abrangendo nove municípios do Vale do Ribeira.
No dia cinco, segunda-feira, a DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, através de parceria firmada junto ao PEF – Programa Escola da Família e Associação Rede Cananéia, recebe a formação para a implementação da Maleta Juventudes do Canal Futura, capacitando 30 educadores, entre vice-diretores do PEF, PCNP’S – Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da DER e representantes de secretarias municipais de assistência social e de educação, das cidades de Cananéia, Pariquera-Açu, Barra do Turvo, Eldorado, Cajati, Sete Barras, Registro e Jacupiranga, sendo distribuídas 26 maletas básicas às organizações parceiras do Projeto. Já no dia sete, quarta-feira, o ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo – sede Registro, Secretarias Municipais de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, PJ – Pastoral da Juventude e Conselho Tutelar receberam a formação na sede da Rede Cananéia, sendo distribuídas quatro maletas básicas.
A Maleta Juventudes tem por objetivo “difundir e defender a cultura de direitos da juventude”, utilizando e disseminando o Estatuto da Juventude.
            Para alcançar seu objetivo o Projeto Maleta Juventudes realiza a parceria com organizações sociais, rede de proteção de direitos, escolas, universidades, órgãos de segurança pública, saúde e poder judiciário, para chegar aos jovens de todo o território nacional, buscando o empoderamento da juventude, através do conhecimento dos seus direitos.
            A Maleta Futura é o “fruto de ações de articulação com instituições de referência, que associam parte de seus acervos ao projeto, a Maleta Futura não é um projeto finalizado. O acervo pode e deve ser complementado pelos usuários, estimulando nas instituições usuárias articulações inter-comunitárias a partir das temáticas apresentadas”.
            Os próximos passos do Projeto serão dados nas bases, que criaram pequenos planejamentos com ações para os próximos meses, sendo que novos encontros estão marcados para junho e julho.
            Nosso muito obrigado a todos os parceiros.
           

Cheiro do Mato




            Os integrantes do Grupo Cheiro do Mato – Produtos Artesanais com Plantas Medicinais do Itapitangui, José Irene dos Santos e Antonio Aires, participaram da VIII Feira de Economia Solidária em Cananéia, realizada pela Associação Rede Cananéia, de acordo com os expositores, o evento foi bom e produtivo para o Grupo, sendo que montaram uma vitrine para ficar no sítio e vender para visitantes que vão passar o dia, realizando boas vendas no final de ano.
            Ressalta-se que o Cheiro do Mato está com o estoque de matéria-prima renovado para 2018 e está sempre aceitando encomendas para pousadas e demais clientes.

Bloco Cultural Tiduca. Coco de Roda. Vivências.





Por Liliana Soares

Depois de uma breve pausa para as festas de final de ano, a Associação Grupo Cultural Tiduca começou o ano a todo vapor.
Com toda a concentração voltada para a preparação do Bloco Cultural Tiduca, que este ano homenageou o estado da Bahia, mostrando toda a magia, cores, toques, ritmos, cantos e encantos do povo baiano.
No dia dez de fevereiro, sábado, munícipes e turistas presentes na Avenida Beira Mar puderam sentir a energia emanada pelo Bloco Cultural Tiduca aumentar à medida que o mesmo avançava. Abrindo o desfile, estava o Estandarte do Bloco, e na sequência a Ala dos Orixás, Ala de Samba de Roda (composto pelas crianças), Ala das Baianas, Ala Lavagem do Bonfim, Ala Puxada de Rede, Ala do Maculelê, Ala da Capoeira, Ala das Camisetas e a Bateria comandada pelo Mestre Daniel Rodrigues.  A junção do ritmo de Samba Reggae e as vozes de Anna Flávia Almeida, Carina de Jesus, Bárbara de Aquino e Lilia Gomes de Sousa, deu vida ao samba enredo “Bahia de todos os povos” escrito por Rubens Paiva.
Em paralelo ao carnaval, outras atividades ocorreram nesse período. A AGC Tiduca, a convite do SESC Registro, no dia 12, segunda-feira, foi a Registro/SP para uma oficina e apresentação de Coco de Roda.
E dando continuidade ao Projeto “A Cultura Negra Cananeense Urbana Pelas Mãos de Theodolina Gomes”, ocorreu no dia 17, sábado, na Casa Caiçara, a vivência “Em busca de uma Africanidade” com o sociólogo Tadeu Kaçula. Mais atividades deste Projeto estão previstas para os próximos meses.
O ano está só começando e muita coisa boa está por vir com a Associação Grupo Cultural Tiduca!

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

SAVC

Casa do Idoso de Cananéia precisa da ajuda de todos

Por José Benito Ouviña Leiro

A SAVC - Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia mais conhecida como "Casa do Idoso", sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, responsável  pelo acolhimento de idosos de ambos os sexos do município, em caráter de internato e semi-internato, hoje com apenas 12 vagas disponíveis (todas ocupadas) busca recursos para que seja possível uma ampliação do prédio para aumentar a  oferta de vagas em especial na ala feminina que hoje só conta com cinco vagas totais e é a mais procurada.
A Casa do Idoso desenvolve trabalhos através de sua assistente social  de ocupação laboratorial, para manter em atividade a parte intelectual e motora dos idosos, bem como confecção de artesanatos que podem ser encontrados no quiosque da ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia, cuja renda é revertida para aquisição de materiais usado em novos trabalhos, lembrando que a partir da ideia de novos horizontes a parceria ARTECA/SAVC possui um Brechó permanente, onde as doações (desde que não útil aos assistidos) são destinadas à venda, sendo os recursos são revertidos à Casa do Idoso para subsidiar despesas extras.
Hoje a Casa do Idoso conta com dez funcionários, incluindo a assistente social e nutricionista que é a responsável pela disciplina e equilíbrio nutricional dos idosos. A entidade conta, também, com repasse de recursos federal, estadual e municipal (cujos valores não suprem os custos fixos da entidade) e de parte da comunidade que nos ajuda com pagamento de mensalidades.
Como a entidade não tem vínculo com a Prefeitura e outros órgãos,  está sempre necessitando de ajuda e os interessados poderão contribuir mensalmente com o valor a partir de 10,00, valor este que poderá ser levado na própria instituição ou para maior comodidade, o contribuinte pode escolher o local e o dia que mandamos receber, outra colaboração bem recebida são as fraldas descartáveis geriátricas tamanhos G e EG, luvas descartáveis de látex tamanhos P e M que são muito usadas nos procedimentos diários, produtos alimentícios e de limpeza.
E como nos anos anteriores, o Moto Clube Bodes do Asfalto Vale do Ribeira irá promover nos dias seis, sete e oito de abril de 2018, no Hotel Sol a sol o EBA-CANANEIA, Encontro dos Bodes do Asfalto, cuja renda será destinadas às obras da Casa do Idoso de Cananéia, a população poderá comparecer, participar e degustar da culinária local, e, assim,  ajudar prazerosamente a Casa do Idoso.
Lembrando, também, que no dia 12 de maio será realizado o grande Bingo Anual da Casa do Idoso, que será realizado na Fábrica dos Sonhos (Quadra Coberta Maratayama), com prêmios fabulosos que irá bater os anos anteriores, reserve já sua Cartela Especial.
A Casa do Idoso está passando por algumas adequações exigidas pela legislação e terá que fazer alguma reformas, fora a que passamos com a parte elétrica, que contamos com a ajuda de comerciantes locais(não querem ser citados), mas agora precisamos fazer um depósito geral para liberar a lavanderia de objetos não pertinentes e para isso contamos com a colaboração de todos, que poderá ser feito através do fone 38511584 ou pessoalmente na Casa do Idoso agradecemos a todos.



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

VIII Feira De Economia Solidária

Rede Cananéia realiza VIII Feira de Economia Solidária em Cananéia

Cerca de 500 pessoas participaram do evento

Por Elaine Marques

A Associação Rede Cananéia realizou, entre os dias 15 e 17 de dezembro, sexta e domingo, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca) e Rua do Artesão, a VIII Feira de Economia Solidária de Cananéia, com o objetivo de divulgar e escoar produtos e serviços da economia solidária local, regional e convidados, principalmente dos empreendimentos econômicos solidários que compõem a Rede Cananéia, além de proporcionar ações culturais, artísticas e educativas ao público participante, criando um espaço comum de comercialização para os seus associados e parceiros, para que exista uma troca, onde os empreendimentos se conheçam melhor e estejam mais próximos. Além do que, a Economia Solidária tem como princípios a autogestão e a cooperação, sendo organizada colaborativamente.
Cerca de 500 pessoas puderam conhecer o que é a economia solidária, adquirir seus produtos e serviços, bem como participar e prestigiar oficinas culturais, educativas, artísticas, apresentações culturais e artísticas e shows no Palco Central.
Vale ressaltar que a realização do evento contou com parte do recurso do 1° Prêmio BNDES de Boas Práticas de Economia Solidária, recebido pela Associação Rede Cananéia, através da frente de comercialização Produtos em Rede, em 2015.
Agradecimentos aos parceiros: Departamento Municipal de Cultura de Cananéia, Departamento Municipal de Obras e Serviços de Cananéia, SABESP – Saneamento do Estado de São Paulo, ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Cananéia e Pousada Central.