quarta-feira, 27 de junho de 2018

Rede Cananéia realiza Encontro de da Maleta Juventudes com educadores, secretarias municipais e conselheiros tutelares

A capacitação aconteceu na Diretoria de Ensino de Registro e na sede da Rede











            No último dias 25 de junho, segunda-feira, das 13h às 17h, Escolas e Secretarias Municipais do Vale do Ribeira e no dia quatro de julho, quarta-feira, das 08h às 12h, secretarias municipais, conselho tutelar e educadores  participaram do 2º encontro do Projeto Maleta Futura – Juventudes, pela Associação Rede Cananéia, abrangendo nove municípios do Vale do Ribeira.
Os encontros de monitoramentos ocorreram na DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro e na sede da Associação Rede Cananéia, através de parceria firmada junto ao PEF – Programa Escola da Família e Associação Rede Cananéia, capacitando 30 educadores, entre vice-diretores do PEF, PCNP’S – Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da DER e representante do município de Sete Barras e oito representantes de secretarias, conselheiros tutelares e educadores de Cananéia.
Os encontros, que tiveram como tema o Direito à Saúde, com ênfase em sexualidade e prevenção de gravidez na adolescência, IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS, abuso e exploração sexual infantil; contou com a socialização das ações desenvolvidas, previstas ou não, no primeiro plano de ação, discussão e reflexão sobre o tema escolhido, apresentação da série “Que Corpo é Esse?”, do Programa Crescer Sem Violência, exibição e reflexão de vídeos do Canal Futura sobre o tema escolhido, com o cuidado de oportunizar possibilidades para as diversas faixas-etárias presentes nas Unidades Escolares e equipamentos sociais, vivência sobre prevenção e dicas de como trabalhar o tema com os jovens nas Escolas.
As atividades contaram com a participação de cerca de 40 pessoas, sob a orientação das mediadoras Elaine Marques dos Santos, Liane Borlin e Thamar Alves Shimodaira e café caiçara de Valkíria Monteiro Pereira e Ketlin Monteiro Pereira.
A Maleta Juventudes tem por objetivo “difundir e defender a cultura de direitos da juventude”, utilizando e disseminando o Estatuto da Juventude.
            Para alcançar seu objetivo o Projeto Maleta Juventudes realiza a parceria com organizações sociais, rede de proteção de direitos, escolas, universidades, órgãos de segurança pública, saúde e poder judiciário, para chegar aos jovens de todo o território nacional, buscando o empoderamento da juventude, através do conhecimento dos seus direitos.
            A Maleta Futura é o “fruto de ações de articulação com instituições de referência, que associam parte de seus acervos ao projeto, a Maleta Futura não é um projeto finalizado. O acervo pode e deve ser complementado pelos usuários, estimulando nas instituições usuárias articulações inter-comunitárias a partir das temáticas apresentadas”.
            O próximo encontro com o Grupo ficou agendado para fevereiro de 2019.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário