quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A APAE Parabenizou Cananéia pelos seus 488 anos



Tema: Manifestação cultural “Culinária Caiçara”



A culinária caiçara no Litoral Sul é privilegiada em matéria de culinária. Há peixes variados, pois a pesca é muito rica, devido às correntes frias que vêm do sul. Antigamente, os caiçaras e viajantes do litoral preparavam todas suas refeições seguindo os costumes deixados pelos índios, a base da alimentação caiçara que era consumida desde a primeira alimentação (café da manhã) até a última (jantar), era mandioca, mandioquinha (batata baroa), cará ou inhame, manjubinha frita, pirão, tainha assada na grelha, aquele virado de feijão delicioso, carne de caça para comer com angu ou pirão. Pratos rápidos, substanciosos e além de tudo, muito saborosos. A verdadeira comida caiçara não levava os temperos que hoje fazem parte de qualquer receita, como o alho, tomate, azeite, margarina, orégano, etc., os mais utilizados na época eram o coentro, manjericão, limão rosa, louro, pimentas, banana.
Quando a geladeira ainda era um item de luxo nessas paragens, os caiçaras supriam esta necessidade conservando o peixe com sal (os índios não usavam o sal), o que é feito até os dias de hoje. Depois de limpo o peixe, arrancam-lhe as vísceras, passa-se sal por dentro e por fora do pescado, congelando-o a seguir. Outros itens básicos da alimentação caiçara são a banana (pacova dos índios) e o milho (avati dos índios). Doces e salgados deliciosos são preparados com esses ingredientes.
            Nos dias atuais temos os deliciosos pratos caiçaras como a moqueca de peixe, peixe seco com banana, caldeirada, lambe-lambe, ostras gratinadas entre outros.
            Devemos valorizar s cultura caiçara levando à nossa mesa produtos naturais nas preparações, valorizando, assim, seu valor nutricional e garantindo melhor qualidade de vida.

                                    “Que a alimentação seja o teu único remédio”. Hipócrates

Nenhum comentário:

Postar um comentário