A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
sábado, 30 de outubro de 2010
AGENDA CULTURAL - NOVEMBRO E DEZEMBRO 2010 - CANANÉIA, SP
28/10 a 07/11 - Exposição: "Instrumentos Musicais do Fandango Caiçara" - Ponto de Cultura "Caiçaras"
06/11 - Música: Noite de Fandango Caiçara - Praça Tiduca/Rua do Artesanato
13 a 15/11 - Intercâmbio: Pontão de Cultura Sete Cidades (Diadema), Coletivo Jovem Caiçara, Sala Verde Cananéia e Ponto de Cultura "Caiçaras" (a confirmar)
12 a 15/11 - Multi-eventos: Reabertura libertária do Matimpererê Empório Cultural (a confirmar)
20/11 - Evento: Consciência Negra - Praça Tiduca/Rua do Artesanato (a confirmar)
27 e 28/11 - Evento: Cruzeiro EducArte - Festa da Comunidade do Pontal (Ilha do Cardoso)
03, 04 e 05/12 - Evento: Cruzeiro EducArte - Festa de Santo André - Pé de Mulambo ao vivo!!! - Comunidade Caiçara do Pereirinha (Ilha do Cardoso)
06 a 10/12 - Semana Cultural - Comunidade Caiçara do Ariri
10 a 12/12 - Evento: Cruzeiro EducArte - Mutirão de Plantação de Rama e Inauguração do Centro Cultural - Comunidade Caiçara do Ariri
18 e 19/12 - Confraternização: Samba, Peixada e Futebol no Baixio
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Projeto de Empreendedorismo Comunitário realiza revisão dos Planos de Negócios Comunitários
O Projeto “Rede de fomento ao empreendedorismo, conservação e sustentabilidade de iniciativas comunitárias”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania e realizado pela Associação Rede Cananéia e organizações membro com foco em geração de renda, como maneira de melhorar o trabalho na economia dos empreendimentos sociais, entre os dias 24 e 29 de setembro, realizou a revisão dos Planos de Negócios Comunitários, com os diversos grupos produtivos que estão sendo apoiados pelo Projeto, entre os quais foram visitados Agricultores Familiares apoiados pelo SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do vale do Ribeira e Litoral Sul - sub-sede Cananéia, grupo de corte e costura da Ex-Colônia Velha, CAF - Cananéia Artes e Fibras, Grupo de Maculelê da Associação Desportiva e Cultural “Filhos de Cananéia”, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, grupo apoiado pelo Coletivo Educador do Lagamar, além do Grupo de Comercialização da Rede, que vem apoiando todos os grupos anteriores, nos locais indicados por padrinhos e representantes de cada um dos grupos.
Projeto de Lei para as comunidades tradicionais
Por Patrícia Dunker
Desde agosto está sendo retomada a discussão para que haja a aprovação do Projeto de Lei municipal que regulamenta o reconhecimento e a defesa dos povos e das comunidades tradicionais que habitam o território do município da estância balneária de Cananéia, Estado de São Paulo, como um Projeto de Lei de iniciativa Popular.
Este Projeto de Lei é baseado na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6040, de 7/2/07) e vem sendo discutido junto aos moradores de cerca de vinte bairros e comunidades tradicionais de caiçaras, pescadores artesanais, afrobrasileiros, indígenas entre outros/as do município de Cananéia desde março de 2009.
Através dessa Lei esses povos serão reconhecidos como comunidades tradicionais e terão seus direitos assegurados. Representantes das comunidades participantes formarão a Comissão Municipal de Defesa e Assessoria aos Povos e Comunidades Tradicionais de Cananéia (prevista no Projeto de Lei), que discutirá e encaminhará as demandas dos povos e devidas soluções.
Sendo assim, busca-se a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e o reconhecimento da riqueza cultural que possuem, garantindo a continuidade desses povos.
Atualmente estão em fase de adequação as demandas levantadas pelas comunidades aos moldes legais, através de assessoria jurídica.
O próximo passo será a realização do abaixo-assinado junto às comunidades tradicionais para encaminhá-lo como iniciativa popular. Para tais atividades a comunidade conta com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Paralelamente a essas atividades, também serão realizados encontros no Bairro do Retiro Ex-Colônia Velha, para esclarecer à comunidade a importância do reconhecimento como remanescente de quilombo, o qual estão em busca.
Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim comemora 10 anos de atividades
Por Cleber Rocha Chiquinho
Foi com muita alegria que o Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim e a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira "Filhos de Cananéia" completou 10 anos de Batizados e Troca de Cordas. O evento que marcou essa data aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de outubro em Cananéia - SP e contou com a participação de capoeiristas de diversas cidades, como: Passos (MG), Franca, Jundiaí, São Paulo, Santos, Registro, Iguape, Juquiá, Pariquera-Açu e até do Estado de Alagoas, com a participação do Mestre Girafa, que usa uma prótese em uma das pernas.
O evento começou na sexta-feira (15) com uma roda de capoeira na Colônia de Pescadores para os participantes que chegaram nesse dia. No sábado (16) as atividades aconteceram no Ginásio Mário Covas com rodas de mestres e troca de graduação de alunos e professores e continuou noite a dentro na Praça da Tiduca, com apresentações culturais do Grupo de Dança Órus coordenado pela professora Cláudia, roda livre de capoeira, mostra do vídeo "Iê - Na volta que o mundo deu..." produzido pelos alunos do Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim e fechou com o grupo de forró "Trio Pé do Morro" de Iguape. Já no domingo (17) ocorreu o Batizado dos alunos iniciantes e a tradicional "peixada com capoeira", almoço de confraternização entre os participantes.
"Foi um evento bem significativo para o Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, que apesar das dificuldades encontradas diariamente, vem desenvolvendo um belo trabalho esportivo, cultural, inclusivo e, principalmente, educacional, como foi o vídeo produzido pelos alunos do grupo, que conta a história de um garoto usuário de drogas, que muda sua vida quando conhece a capoeira e o acolhimento que ela proporciona" comenta Cleber Rocha Chiquinho, aluno estagiário do grupo de capoeira.
"Vale ressaltar o apoio da Colônia de Pescadores Z-9, do Ponto de Cultura Caiçaras, da Associação Rede Cananéia e do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia e todos que direta e indiretamente ajudaram na concretização desse evento", ressaltou Marco Aurélio C. Rios, professor do grupo e um dos organizadores do evento.
Conselho Consultivo do PEIC – Parque Estadual da Ilha do Cardoso
O Conselho Consultivo do PEIC – Parque Estadual da Ilha do Cardoso, realizou reuniões da Câmara de Comunidades e Moradias nos dias seis e 19 de outubro, quarta e terça-feira, respectivamente, no escritório da Fundação Florestal em Cananéia.
De acordo com Juliana Greco Yamaoka, as reuniões tiveram a finalidade de rever o capítulo sobre “meio antrópico” do Plano de Manejo do PEIC e com isso, atualizar, ordenar e encaminhar a propostas relacionadas às moradias, reformas, manejo de recursos naturais, pesquisa, etc.
Estão participando ativamente das reuniões moradores do Marujá e do Itacuruçá. Espera-se até o final dos trabalhos a participação de representantes das outras comunidades tradicionais do PEIC.
ARTECA participa da Adventure Sports Fair
A ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia participou da Adventure Sports Fair, realizada no Anhembi/São Paulo, entre os dias 23 e 26 de setembro.
A participação foi em parceria com o IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas, que participa todos os anos no espaço da sustentabilidade, ao lado de outras organizações e neste ano levou os produtos dos artesãos do Ariri e do Mandira.
A feira tem o objetivo de divulgar lugares e produtos destinados ao Ecoturista e o público é formado, na sua maioria, por jovens que apreciam esportes radicais e natureza.
ACARI participa de encontro sobre alimentação escolar em Registro
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Fórum de Economia Solidária
"O Fórum Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira" criado durante a Conferência Regional de Ecosol realizada em Registro, no mês de março deste ano, está em sua 5ª reunião que será realizada em Cananéia no dia 29 (sexta-feira) de outubro, às 14h, no salão da sede da Colônia de Pescadores Z-9, localizada na Rua Apolinário de Araújo, 85 - Centro.
Compareça e venha discutir os rumos desta outra economia.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2010
Letícia Quito
Pelo oitavo ano consecutivo, o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) esteve frente à organização do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias na região de Cananéia. Trata-se de um dos maiores eventos de conscientização ambiental que mobiliza milhões de pessoas em mais de 100 países ao redor do mundo. Este ano, o evento ocorreu no dia 25 de setembro, completando seu 25º ano de existência.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) é o nome dado para o “International Coastal Cleanup Day”, ação promovida pela organização norte americana “The Ocean Conservancy”. Sua realização no Brasil se dá por meio da articulação entre organizações governamentais, ONGs, empresas, escolas, universidades, prefeituras e voluntários de modo geral. Neste ano, mais de 10.000 voluntários se mobilizaram para o evento em 20 Estados do País. As ações de limpeza aconteceram em cerca de 130 locais, entre praias, rios, manguezais, ilhas, lagos, represas e trilhas.
Na região de Cananéia, a limpeza ocorreu nas Praias da Ponta da Trincheira (Ilha Comprida) e Itacuruçá (Ilha do Cardoso). A ação foi possível graças ao apoio de diferentes instituições e estabelecimentos comerciais que colaboraram com a doação de material para a coleta do lixo tais como sacos de lixo, luvas de borracha e balanças para pesagem do material e também pela doação do lanche fornecido aos voluntários. Além disso, através da parceria estabelecida com o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) e Escunas Lagamar, duas embarcações foram disponibilizadas para o transporte dos voluntários até os locais de coleta do lixo.
Nem o mau tempo desanimou os sessenta voluntários, entre estudantes do ensino fundamental e médio, pesquisadores do IPeC e moradores locais, que se reuniram às 8:00 horas da manhã no Trapiche Municipal de onde saíram rumo ao mutirão de limpeza. Cerca de 610 kg de lixo foram coletados, sendo 410 kg retirados da Ilha do Cardoso e 200 kg da Praia da Ponta da Trincheira. Houve destaque para itens como redes e cordas utilizadas por embarcações, bóias de isopor, plásticos duros e garrafas pet.
Todo o lixo coletado foi separado e pesado, sendo estes dados registrados em planilhas padronizadas enviadas à “Ocean Conservancy” a fim de produzir relatórios únicos por estado e por país, que irão, finalmente, compor um relatório mundial chamado “Marine Debris Index”. Os relatórios produzidos procuram fornecer um roteiro para a eliminação dos detritos marinhos, promover mudanças de comportamento e fornecer subsídios para a melhoria de políticas públicas. Os relatórios e recomendações ficam disponíveis no website www.oceanconservancy.org.
Os mutirões de limpeza oferecem às pessoas a oportunidade de atuar na sua comunidade e fazer parte de um esforço global. É importante ressaltar, entretanto, que estas são ações simbólicas e pontuais que contribuem, principalmente, para alertar e sensibilizar os participantes sobre os problemas decorrentes da poluição marinha. Nas palavras do coordenador nacional do DMLRP, Caio Marco Antonio, da ONG ASSU-Ubatuba: “Limpar simplesmente não resolverá o problema. Desde o design do produto à redução de embalagens, todos temos um papel a desempenhar em manter nossos oceanos limpos e eliminar os detritos marinhos. Precisamos evitar a geração de lixo na fonte, trabalhar com as empresas para reduzir sua pegada de embalagem, chamar governos para as políticas públicas consistentes sobre os detritos marinhos, alertar as pessoas sobre a necessidade de reutilização e destinação correta de seu lixo. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é apenas um dos passos para encontrar soluções. Com a publicação dos dados e pesquisas desenvolvidas a partir deste evento, é possível ajudar agências governamentais a obterem melhores ferramentas de trabalho e financiamento para implementar soluções e minimizar a pressão imposta a saúde dos nossos oceanos”.
Assim, fica clara a necessidade de promover e incrementar, paralelamente às ações de limpeza, atividades de educação e conscientização ambiental em todo o planeta, para que a problemática da poluição ambiental pelo lixo possa chegar mais perto de uma solução.
Como fechamento das atividades do DMLRP, o Ponto de Cultura “Caiçaras” do IPeC promoveu uma festa de confraternização na Praça Teodolina Gomes, onde ocorreu exibição de vídeos e apresentação multimídia sobre as questões do lixo marinho, reciclagem e assuntos relacionados. A atração principal da festa foi uma apresentação de músicas embaladas pela DJ Evelyn.
Iguape receberá a Campanha Itinerante da Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil estará no município de Iguape entre os dias 19 e 23 de novembro próximo para realização da Campanha Itinerante para regularização de documentos de embarcações e carteiras de piloto amador.
Os interessados deverão comparecer à Praça da Basílica, em frente à Câmara Municipal de Iguape, munidos dos documentos descritos abaixo.
A Campanha da Marinha atenderá pescadores de toda a região e contará com o apoio da Colônia de Pescadores Z-7 de Iguape, Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Sul e Prefeitura Municipal de Iguape.
Documentação Necessária
Regularização dos documentos de embarcações: Guia paga do Seguro Obrigatório; Nota Fiscal da embarcação e do motor (ou documento anterior do barco em caso de renovação); cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica) e cópia do comprovante de residência, podendo ser água, luz ou telefone. Caso o documento do barco esteja em nome de parentes, apresentar documento que comprove laços familiares.
Requerimento de inscrição de piloto amador: Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF; Atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam; Guia de recolhimento GRU (poderá ser pago no dia da Campanha); Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
O objetivo desta ação é regularizar embarcações de pesca e habilitar pilotos amadores da região. Para mais informações, entrar em contato com a Colônia de Pescadores Z7 de Iguape através do telefone (13) 3841.4661 ou na APA Marinha do Litoral Sul pelos telefones (13) 3851.1163 ou 3851.1108.
Rede Cananéia e Produtos em Rede marcam presença no I Fórum Paulista de Agroecologia em Araras/SP
Juliano Silva do Nascimento & Mayra Jankowsky
O cenário da Agroecologia no Estado de São Paulo apresenta características e contradições bastante peculiares, dada a forte presença da produção convencional dos setores canavieiro, citrícola, da pecuária extensiva e da indústria de papel e celulose, ao mesmo tempo em que vem sendo realizado um significativo conjunto de projetos e programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para o fortalecimento da ciência agroecológica e das experiências agroecológicas no âmbito da agricultura familiar. Neste contexto a Agroecologia vem a somar na luta contra o modelo do agronegócio com sua contribuição para um novo desenvolvimento mais justo e sustentável.
Com o propósito de aglutinar pessoas das diversas áreas que estão diretamente envolvidas com esse novo paradigma da produção agrícola paulista ocorreu nos últimos dias 13, 14 e 15 de outubro o I Fórum Paulista de Agroecologia no município de Araras/SP, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O evento foi organizado pela Articulação Paulista de Agroecologia (APA), Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) da UFSCar, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Embrapa Meio Ambiente, Instituto Giramundo Mutuando e outras instituições.
O encontro contou com a participação de agricultores, extensionistas, acadêmicos, membros de ONG’s e afins. A Rede Cananéia esteve presente nesta atividade, além de representantes do SINTRAVALE - sub-sede Cananéia e da Associação dos Moradores do Pontal de Leste, assim como os Produtos em Rede também marcaram presença na feira de “Saberes e Sabores”, que ocorreu durante a programação do Fórum, através da exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e artesanato de Cananéia, confeccionados por membros dos da Rede Cananéia.
Os participantes avaliaram que a experiência foi positiva pela troca de conhecimentos, visto que os mini-cursos e oficinas foram os momentos mais proveitosos, devido ao espaço para o diálogo, nesta medida, as trocas podem trazer resultados mais concretos, como a aproximação da Rede Jussara e outros grupos que trabalham com sementes crioulas.
O cenário da Agroecologia no Estado de São Paulo apresenta características e contradições bastante peculiares, dada a forte presença da produção convencional dos setores canavieiro, citrícola, da pecuária extensiva e da indústria de papel e celulose, ao mesmo tempo em que vem sendo realizado um significativo conjunto de projetos e programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para o fortalecimento da ciência agroecológica e das experiências agroecológicas no âmbito da agricultura familiar. Neste contexto a Agroecologia vem a somar na luta contra o modelo do agronegócio com sua contribuição para um novo desenvolvimento mais justo e sustentável.
Com o propósito de aglutinar pessoas das diversas áreas que estão diretamente envolvidas com esse novo paradigma da produção agrícola paulista ocorreu nos últimos dias 13, 14 e 15 de outubro o I Fórum Paulista de Agroecologia no município de Araras/SP, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O evento foi organizado pela Articulação Paulista de Agroecologia (APA), Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) da UFSCar, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Embrapa Meio Ambiente, Instituto Giramundo Mutuando e outras instituições.
O encontro contou com a participação de agricultores, extensionistas, acadêmicos, membros de ONG’s e afins. A Rede Cananéia esteve presente nesta atividade, além de representantes do SINTRAVALE - sub-sede Cananéia e da Associação dos Moradores do Pontal de Leste, assim como os Produtos em Rede também marcaram presença na feira de “Saberes e Sabores”, que ocorreu durante a programação do Fórum, através da exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e artesanato de Cananéia, confeccionados por membros dos da Rede Cananéia.
Os participantes avaliaram que a experiência foi positiva pela troca de conhecimentos, visto que os mini-cursos e oficinas foram os momentos mais proveitosos, devido ao espaço para o diálogo, nesta medida, as trocas podem trazer resultados mais concretos, como a aproximação da Rede Jussara e outros grupos que trabalham com sementes crioulas.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)

