terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rede Cananéia e Produtos em Rede marcam presença no I Fórum Paulista de Agroecologia em Araras/SP

Juliano Silva do Nascimento & Mayra Jankowsky O cenário da Agroecologia no Estado de São Paulo apresenta características e contradições bastante peculiares, dada a forte presença da produção convencional dos setores canavieiro, citrícola, da pecuária extensiva e da indústria de papel e celulose, ao mesmo tempo em que vem sendo realizado um significativo conjunto de projetos e programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para o fortalecimento da ciência agroecológica e das experiências agroecológicas no âmbito da agricultura familiar. Neste contexto a Agroecologia vem a somar na luta contra o modelo do agronegócio com sua contribuição para um novo desenvolvimento mais justo e sustentável.
Com o propósito de aglutinar pessoas das diversas áreas que estão diretamente envolvidas com esse novo paradigma da produção agrícola paulista ocorreu nos últimos dias 13, 14 e 15 de outubro o I Fórum Paulista de Agroecologia no município de Araras/SP, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O evento foi organizado pela Articulação Paulista de Agroecologia (APA), Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) da UFSCar, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Embrapa Meio Ambiente, Instituto Giramundo Mutuando e outras instituições.
O encontro contou com a participação de agricultores, extensionistas, acadêmicos, membros de ONG’s e afins. A Rede Cananéia esteve presente nesta atividade, além de representantes do SINTRAVALE - sub-sede Cananéia e da Associação dos Moradores do Pontal de Leste, assim como os Produtos em Rede também marcaram presença na feira de “Saberes e Sabores”, que ocorreu durante a programação do Fórum, através da exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e artesanato de Cananéia, confeccionados por membros dos da Rede Cananéia. Os participantes avaliaram que a experiência foi positiva pela troca de conhecimentos, visto que os mini-cursos e oficinas foram os momentos mais proveitosos, devido ao espaço para o diálogo, nesta medida, as trocas podem trazer resultados mais concretos, como a aproximação da Rede Jussara e outros grupos que trabalham com sementes crioulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário