terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projeto de Empreendedorismo Comunitário realiza revisão dos Planos de Negócios Comunitários

O Projeto “Rede de fomento ao empreendedorismo, conservação e sustentabilidade de iniciativas comunitárias”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania e realizado pela Associação Rede Cananéia e organizações membro com foco em geração de renda, como maneira de melhorar o trabalho na economia dos empreendimentos sociais, entre os dias 24 e 29 de setembro, realizou a revisão dos Planos de Negócios Comunitários, com os diversos grupos produtivos que estão sendo apoiados pelo Projeto, entre os quais foram visitados Agricultores Familiares apoiados pelo SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do vale do Ribeira e Litoral Sul - sub-sede Cananéia, grupo de corte e costura da Ex-Colônia Velha, CAF - Cananéia Artes e Fibras, Grupo de Maculelê da Associação Desportiva e Cultural “Filhos de Cananéia”, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, grupo apoiado pelo Coletivo Educador do Lagamar, além do Grupo de Comercialização da Rede, que vem apoiando todos os grupos anteriores, nos locais indicados por padrinhos e representantes de cada um dos grupos. A revisão dos Planos de Negócios está sendo realizada em parceria com a ITCP/FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas e tem a finalidade de rever o planejamento dos empreendimentos comunitários realizado no ano de 2009, através da Rede Cananéia, com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e da Aliança Empreendedora.
As próximas intervenções estão agendadas entre três e nove de dezembro.
Sub-projetos
A CAF – Cananéia Artes e Fibras continua realizando cursos e oficinas de capacitação para a formação de novas artesãs. O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo vem realizando ensaios com o grupo todas às terças-feiras e quintas-feiras, às 19h00 no Salão da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”. Além disso, realizará apresentação no próximo dia 25 de novembro para o grupo de executivos da Natura, em Cananéia.
A ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, através do Grupo de Fandangueiros do Ariri, realizou mutirão de plantio no último dia 30 de outubro, sábado, e oficina de planejamento turístico nos dias 30 e 31 de outubro, sábado e domingo. Além disso, realizará o mutirão para a reforma da Casa de Cultura no próximo dia dez de novembro, quarta-feira, e entre os dias 29 de novembro e quatro de dezembro o intercâmbio cultural para inauguração da Casa de Cultura.
Ensaios, apresentações e oficinas estão sendo desenvolvidos dentro do Sub-projeto da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, que realiza ensaios todas as quintas-feiras, às 19h30, no Centro Comunitário. Também realizou o Batizado e Troca de Cordas nos entre os dias 15 e 17 de outubro. Além disso, participou de Campeonato e realizou apresentação de Maculelê no último dia 24 de outubro, domingo, às 10h00, na cidade de Registro.
No dia 19 de outubro, terça-feira, às 13h00, no Salão de Eventos da Colônia, foi realizado o 7ª Encontro de Planejamento Pesqueiro, com o objetivo de aprovar o documento final, um plano de ação detalhado de ações para a pesca, que está dividido em quatro eixos: desafios relacionados às categorias de pesca, desafios relacionados aos recursos pesqueiros, desafios relacionados aos apetrechos de pesca e temas transversais relacionadas à área de atuação dos pescadores associados à Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”. Segundo Juliana Greco Yamaoka, madrinha do sub-projeto, este ciclo de encontros, iniciado em março de 2010, contou com a colaboração de mais de 100 pescadores profissionais e só foi possível graças a parceria entre diversas instituições com atuação local, como o Instituto de Pesca, a Fundação Florestal (através dos gestores de suas unidades de conservação e equipe), o Conselho Pastoral dos Pescadores - regional Sul/Sudeste, a Pastoral da Pesca da Paróquia São João Batista de Cananéia, o Departamento de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia e o Coletivo Educador do Lagamar. Juliana e Wagner Robinson Klimke, presidente da Colônia, agradecem a estas organizações que disponibilizaram recursos humanos, informações, opiniões, tempo de trabalho e energia para o sucesso desta jornada! Além disso, a 9ª Assembleia Extraordinária da Colônia de Pescadores Z-9 trabalhou a avaliação dos Encontros de Planejamento Pesqueiro e planejamento das próximas atividades do sub-projeto, no último dia 26, terça-feira às 14h00. A Colônia Z-9 estabeleceu como pauta para o 8º e último encontro de Planejamento Pesqueiro o estabelecimento dos próximos passos deste trabalho, no próximo dia 16 de novembro, às 18h00.
O Grupo de Comercialização neste mês de setembro se reuniu para a discussão do regimento do Produtos em Rede, que será um documento com diretrizes e regras de funcionamento do "Produtos em Rede", que tem como objetivo possibilitar aos envolvidos a oportunidade do escoamento e comércio solidário de seus produtos, através da cooperação entre os grupos. “Estamos buscando efetivar parcerias com alguns pontos de venda em outras regiões para comercialização dos produtos dos grupos. Além de compor calendário de feiras, que também é um importante meio de comercializar a produção dos artesãos/produtores. Os próximos passos do projeto implicam em organizar em Cananéia uma Feira de Economia Solidária que deverá ser realizada em dezembro”, comenta Silmara Guerreiro.
Oficinas de gestão administrativa
No dias 22 de setembro e 13 de outubro foram realizadas a 1ª e 2ª oficinas de gestão administrativa no Sítio Carrapatinho no Bairro da Ex-Colônia Velha, com a finalidade de elaborar, de forma colaborativa, o “regimento interno” e dar os devidos encaminhamentos sobre a discussão trazida pela FGV – Fundação Getúlio Vargas para a revisão dos planos de negócios, junto ao grupo de corte e costura da comunidade do Retiro Ex-Colônia Velha.
Vale ressaltar que a próxima fase da assessoria é retomar o plano de comunicação do grupo.
Reuniões
No dia cinco de outubro foi realizado mais um módulo do Planejamento Estratégico da Rede Cananéia, durante a Assembleia, às 13h00, na sede da Rede. No dia seis, a reunião do Grupo de Trabalho de Geração de Renda realizou a avaliação geral do Projeto, às 13h30, na Pousada Cardoso. A equipe técnica do Projeto se reunião para avaliação no dia 21 de outubro, às 14h00, na sede da Rede.
A próxima Assembleia está marcada para o dia nove de novembro, com o GT Geração de Renda para o dez de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário