terça-feira, 27 de setembro de 2011

IPeC organiza o 9º Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias de Cananéia

Por Leandro Cagiano
No último dia 17 de setembro, sábado, o IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, ao lado das ongs The Ocean Conservancy e da ASSU- Ubatuba, organizou o 9º Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias de Cananéia. O evento já ocorre mundialmente há 26 anos e acontece simultaneamente em diversos pontos do planeta.
Em Cananéia mais 150 pessoas se inscreveram para participar como voluntários. Além de alunos, turistas e a comunidade local, muitas outras pessoas, como amigos e a própria secretária de Meio-Ambiente de Cananéia, Mayra Jankowsky, se juntaram à equipe do IPeC que dividiu os grupos em três pontos de coleta. A mobilização na cidade foi grande, o comércio local colaborou com os suprimentos e materiais necessários para a atividade, as Prefeituras de Ilha Comprida e Cananéia, contribuíram com a logística por terra, a Escuna Lagamar I cuidou da logística pela água, transportando os voluntários e o material coletado. Os proprietários dos quiosques também se empenharam na divulgação e na ajuda. Ao todo foram mais de uma tonelada de lixo retirada das praias entre o Boqueirão Sul e Ponta da Trincheira, ambas na Ilha Comprida, e também na praia do Itacuruçá, Ilha do Cardoso.
Após a coleta, uma parte do lixo foi destinada para os catadores de resíduos com a possibilidade de serem reciclados, a outra parte foi para os depósitos de lixo das Prefeituras de Cananéia e Ilha Comprida.
O evento tem como objetivo sensibilizar e educar a população para a problemática do lixo. Esse é apenas um passo, pois é necessário fazer muito mais e atuar em muitas frentes diferentes para resolver essa questão. O IPeC continuará firme nessa batalha.
Agradecimentos: Assu_Ubatuba, Escola Estadual “Professora Dinorah Silva dos Santos”, Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, Escunas Lagamar, Spuma da Ilha, Supermercado da Ilha, Supermercado Magnânimo, Supermercado Millennyum, Supermercado Yassuy, Supermercado Takagi, Padaria Nossa Senhora dos Navegantes, Padaria Casa do Pão, Padaria Gaivota, Parque Estadual da Ilha do Cardoso/Fundação Florestal, Pousada Cardoso, Prefeitura Municipal de Cananéia, Prefeitura Municipal da Ilha Comprida, Programa Escola da Família, Variedades Xavier, todos os quiosques da Ilha Comprida (Boqueirão Sul) e Comunidade do Itacuruçá.
Muito obrigado aos parceiros e voluntários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário