terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cananéia recebe o Encontro de Culturas Afrobrasileiras

Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim e Associação de Capoeira Filhos de Cananéia realizou o Encontro e mostra toda a sua força no Vale do Ribeira
Texto e fotos: Bárbara Aquino
O Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim de Cananéia e a Associação de Capoeira Filhos de Cananéia realizou entre os dias 15 e 16 de outubro o Encontro de Cultura Afrobrasileiras, integrado com o batizado e troca de graduações. O objetivo principal do encontro foi de valorizar a diversidade cultural afrobrasileira em suas diversas manifestações, proporcionando a troca de saberes e a vivência prática entre Mestres, Griôs, alunos e quaisquer interessados.
O evento contou com diversas pessoas e esportistas, entre elas mestres e contramestres, de várias cidades de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná. O grupo agradece a presença dos mestres Régis (Passos/MG), Marcão (São Paulo/SP), Kauê (Jundiaí/SP), Joan (Pariquera-Açu/SP), Maciel (MG) e Fumaça (Ribeirão Preto/SP).
A programação iniciou-se às 10 horas do dia 15, com uma roda de prosa com mestres e convidados, com o tema “A capoeira ontem, hoje e amanhã” no Ponto de Cultura “Caiçaras” e na parte da tarde o Batizado e troca de graduação no Ginásio Mário Covas e oficina de Samba de Roda com o Treinel Escravinho do Grupo “Angoleiros do Sertão”, de Presidente Prudente/SP. À noite, por volta das 20 horas, diversas apresentações culturais: Grupo Cultural Tiduca, Maculelê Filhos de Cananéia, Acabocaria (São Paulo/SP) e Trio Pé do Morro (Iguape/SP). No dia 16, às 9 horas, Oficina de Capoeira Angola com o Mestre Maciel e às 11 horas passeio de escuna pela Baía dos Golfinhos de Cananéia e almoço na comunidade do Itacuruçá, na Ilha do Cardoso.
De acordo com o Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim de Cananéia, o evento foi realizado pelo décimo primeiro ano, sempre com muito carinho e dedicação. Todos do grupo agradecem a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, auxiliaram para o sucesso de mais uma edição do Encontro, a Prefeitura Municipal de Cananéia, a Colônia de Pescadores Z-9, ao Ponto de Cultura “Caiçaras” e a Associação Rede Cananéia.
Capoeira Nosso Senhor do Bonfim - O grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim está na cidade de Cananéia desde 1994, porém se instalou no Vale do Ribeira há mais de 25 anos. Hoje está presente nos municípios de Cananéia, Registro, Iguape, Pariquera-açu, Eldorado, Jacupiranga e Sete Barras, onde trabalhos em conjunto são realizados constantemente para fortalecer cada vez mais o grupo na região. Atualmente participam dos projetos mais de 300 pessoas em todo o Vale do Ribeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário