sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto de Emprendedorismo Comunitário

O Grupo Cheiro do Mato participa de capacitação em Aromaterapia e Sustentabilidade, no Itapitangui, com a aromaterapeuta pernambucana Maíra Darllen
Por Bianca C. Magdalena e Maíra Darllen
No dia 25 de fevereiro o Grupo Cheiro do Mato, que manipula e comercializa produtos naturais com ervas medicinais, como sabonetes e unguentos participou da Oficina de Aromaterapia e Sustentabilidade, organizada pelo Coletivo Educador de Cananéia, com apoio da Rede Cananéia, com patrocínio do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, com a Aromaterapeuta Maíra Darllen.
A atividade contou com oito horas de duração onde os integrantes puderam conhecer sobre os fundamentos científicos da aromaterapia; o poder terapêutico de 22 óleos essenciais; seus modos de utilização; além da prática de manipulação das essências vitais e naturais das plantas aromáticas na criação de produtos artesanais aromaterápicos como, sabonete líquido, shampoo, hidratante e óleo corporal.
A Aromaterapia, sendo uma prática terapêutica que utiliza as essências vivas das plantas para gerar saúde e bem-estar, vem contribuir no equilíbrio de sintomas que emergem em nosso corpo físico; nas expressões mentais e emocionais que nos afastam de um estado de harmonia e satisfação de nossa realidade; gerar estímulos à ambientes; e nos proporcionar uma alternativa de vivermos em contato com essências que preservam a dinâmica de saúde e vida de alguns vegetais.
Para estes efeitos, torna-se necessário não apenas conhecermos as indicações terapêuticas, geralmente catalogadas, dos óleos essenciais, mas também, estarmos inteirados e seguros referentes aos mecanismos de absorção dos óleos aromáticos na pele e no nosso campo psicológico; ao processo criativo de escolha harmônica dos óleos adequados para cada necessidade; e enfim criar produtos aromáticos que não seduzam apenas pelo cheiro, mas que em seu cheiro de mato nos favorece o melhor, um cuidado básico com qualidade em saúde e potência regeneradora de nossa pele, cabelos e identidade.
Enseada da Baleia realiza encontro para criação de novos produtos
A Comunidade Tradicional Caiçara da Enseada da Baleia se reuniu para decidirem os produtos novos para serem comercializados pelo grupo. A nova produção já conta com mouse pad, capinha da latinha e saia de tecido, que foram apresentados aos consumidores e comercializados durante a Feira de Economia Solidária.
SINTRAVALE adquire mudas de pupunha
A SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – Sub-sede Cananéia, em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, através dos Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Depto de Transporte, adquiriu mudas de pupunha na cidade de Juquiá, no início do mês de março, com a finalidade de inserir este tipo de produção nas unidades produtivas de cinco famílias que compõem o SINTRAVALE.
Segundo o coordenado do empreendimento comunitário Reinaldo de Oliveira, já foi possível realizar a revitalização ou a inserção da roça de pupunha, arroz e mandioca, especialmente de pupunha nas cinco unidades familiares, com o objetivo de aumentar a renda dos participantes do Projeto com a produção e venda de pupunha.
Além disso, no final de fevereiro, por meio da mesma parceria, também realizou a aquisição de aves e insumos para a produção de ovos caipiras, na cidade de Cajati, para melhorar este tipo de produção nas unidades produtivas de três famílias que compõem o SINTRAVALE, localizadas no Bairro da Ex-Colônia Velha.
Ex-Colônia realiza reunião sobre o término da sede e cadastra participantes do Projeto
As Mulheres Artesãs do Remanescente Quilombola Ex-Colônia Velha realizaram um reunião no dia 22 de fevereiro, às 14h30, para organização para o término da sede.
Já no dia quatro de março, às 17h00, a coordenadora do empreendimento comunitário, Maria Anita Davies realizou o cadastro das participantes do Projeto, inserindo cerca de dez pessoas.
Maculelê continua com treinos e ensaios
O Filhos de Cananéia Maculelê continua realizando treinos e ensaios no Centro Comunitário às sextas-feiras.
Oficinas de trançado em taboa e manejo de taquara da CAF
A CAF – Cananéia Artes e Fibras retomou vem realizando suas Oficinas de Trançado em Taboa, buscando aumentar o grupo de mulheres artesãs, para melhora da produção.
De acordo com Valkíria Monteiro Pereira, coordenadora do empreendimento comunitário, as Oficinas de Trançado acontecem às segundas-feiras, das 14h00 às 17h00 na sede da Associação Rede Cananéia e às sextas-feiras na Casa do Caminho.
Já no dia primeiro de abril, domingo, será realizada a Oficina de Manejo em Taquara, com o objetivo de inserir essa matéria-prima aos trabalhos do Grupo.
São Gonçalo realiza Oficinas de Artesanato
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo vem realizando suas Oficinas de Artesanato Tradicional, buscando formar novos artesãos, todas as segundas e quintas-feiras das 19h30 às 20h30, na oficina do Grupo.
Além disso, o Grupo participou do Mercado Paulista Solidário e realizou apresentação de dança e música no último dia 25, domingo, no Ponto de Cultura “Caiçaras”.
Com o objetivo de avaliar os resultados das ações, os participantes do grupo foram entrevistados por um dos coordenadores do empreendimento comunitário, Amir Oliveira Garcia Filho. Segundo os participantes todos vêm aprendendo muito sobre a cultura caiçara, o fandango e o artesanato, além de conhecerem novas culturas através de intercâmbios e apresentações, possibilitando, também, a geração de renda entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário