segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Caiçaras no cerrado da Chapada dos Veadeiros

Fandangueiros de Cananéia e integrantes do Ponto de Cultura “Caiçaras” participam do maior encontro de culturas tradicionais do País
Por Natália Latansio, Cleber Rocha Chiquinho e Fernando Oliveira
O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é reconhecido nacionalmente pela sua importância na manutenção das culturas tradicionais do Brasil. O encontro reúne grupos culturais, mestres de tradição, comunidades indígenas, capoeiristas e diversos brincantes, oferecendo ao público shows musicais, momentos de ritualização, oficinas, prosas sobre temas da área e também uma feira de negócios oportunidades sustentáveis. Dele participam, também, representantes do Poder Público e lideranças de comunidades tradicionais em geral dispostos a discutir novas políticas públicas destinadas à cultura popular brasileira. Em 2012, o evento completou 12 anos de existência e de muita contribuição para valorização do rico patrimônio cultural imaterial produzido em muitos pontos do País afora.
No ano passado, integrantes do Ponto de Cultura “Caiçaras” participaram do evento colaborando com o registro colaborativo do evento. “Essa experiência foi muito positiva pra gente. Por lá, pudemos ter contato e aprender muita coisa sobre as culturas tradicionais do País” conta Ivan Carlos Neves, caiçara da Comunidade do Pereirinha e bolsista do Ponto de Cultura.
Para esse ano, a equipe de gestão do Ponto de Cultura decidiu ousar um pouco mais e propôs a participação de fandangueiros no encontro. “Acessamos um edital do Ministério da Cultura destinado a custear despesas de viagens de intercâmbio e felizmente fomos contemplados com o valor de R$ 10.500,00 para levar nossa turma e alguns fandangueiros pra lá” relata Fernando Oliveira, um dos gestores do Ponto. “O recurso foi utilizado para custear as despesas de transporte (ônibus e avião), hospedagem e alimentação durante os dias do evento” conclui.
A escolha dos fandangueiros que participaram do encontro ficou a critério de cada grupo, ou seja, cada grupo pôde indicar um integrante de seu grupo para a viagem de intercâmbio, complementa Natália Latansio, outra gestora do Ponto e integrante da equipe técnica da Rede Cananéia.
“Infelizmente, não pudemos contar com a presença de todos os fandangueiros indicados, pois Seu Zé Pereira teve que desistir por conta de uma importante consulta médica agendada de última hora. Por isso, levamos apenas o Isidoro das Neves, integrante da Família Neves, o Beto Pereira do grupo Fandango Esperança e o Laerte Veríssimo do Violas de Ouro do São Paulo Bagre. E pode acreditar que eles deram conta do recado!”, nos conta Fernando.
“O show foi lindo e o público gostou muito”, diz Ivan. A apresentação dos fandangueiros contou com a participação especial do músico Richard Lefréve, integrante das bandas Cataia, Pindorama e Canudo Elétrico. “Esse menino foi muito bom pra gente” reconhece Beto Pereira.
“Subir ao palco e mostrar a sua cultura, tradição e ver a admiração de todos ao terminar a cantoria com muitos aplausos da plateia foi emocionante. Representar o Fandango de Cananéia em uma cidade tão distante, sem dúvida, foi uma vivência incrível para estes fandangueiros” diz Cleber Rocha Chiquinho, professor na Escola Estadual do Ariri e integrante da equipe do Ponto de Cultura. Um reconhecimento nem sempre visto em nossa cidade, mas sim em um lugar tão distante e por pessoas de vários lugares do Brasil, complementa.
Ivan conta que uma das “aventuras” mais engraçadas que o grupo de viajantes enfrentou foi a viagem de avião: “Tinha uma turma que nunca voou e foi divertido ver a reação deles a cada novidade no aeroporto. Para descontrair um deles perguntou qual o tamanho do guapiruvu para fazer aquela canoa gigante” brinca. “Mas isso já aconteceu comigo também viu. Em 2010, tive a oportunidade de participar da Teia, um encontro nacional de Pontos de Cultura que aconteceu em Fortaleza. Aquela foi a primeira vez que entrei num avião e o frio na barriga foi imenso”, finaliza Ivan.
Também merece destaque a oficina de música e danças do fandango realizada na Escola Municipal da Vila de São Jorge.
Para todo o grupo a participação nesse festival em um local tão belo e rico culturalmente foi uma experiência enriquecedora e os dias de convivência e camaradagem ficarão guardados eternamente na memória. Para além disso, tornou-se uma importante ação de valorização e disseminação da nossa rica cultura caiçara para além dos limites do Estado de São Paulo.
Vale destacar, que a equipe do Ponto de Cultura agora trabalha para conseguir recursos financeiros para uma viagem a Cuba. “Recentemente, recebemos um convite para participar do Congresso Iberoamericano de Cultura e agora já trabalhamos para finalizar uma nova proposta de captação de recursos”, confirma Fernando. “É o fandango caiçara ganhando o mundo”, finaliza.
Em breve, a equipe finalizará um documentário com cenas de toda a viagem. Esse filme será postado em redes sociais e no portal web do “Programa Puxirão”, projeto de registro e valorização do fandango caiçara financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O lançamento do portal está previsto para ser lançado entre os meses de setembro e outubro desse ano.
Agora é aguardar para ver e saber um pouco mais sobre essa aventura pelas terras e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário