quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2012

Texto e fotos por Leandro Cagiano
Todos os anos, no terceiro sábado de setembro, ocorre em diversas cidades do planeta o ICC (International Coastal Cleanup), no Brasil, mais conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Milhares de pessoas se voluntariam para retirar o lixo acumulado nas praias, lagos, rios e riachos nessa data. É o maior evento de voluntariado em defesa de rios e oceanos limpos. Organizado mundialmente pela entidade Ocean Conservancy, esse é o 27º ano em que ICC acontece.
Na região de Cananéia, o IPeC - Instituto de Pesquisas Cananéia é o representante local desse evento há exatos 10 anos. E nesse 10º ano a organização e a execução da ação dentro do instituto foi realizada pela equipe do Projeto Boto-Cinza, contando com a participação de integrantes do Projeto Carnívoros e do Projeto Pequenos Mamíferos. Nesse dia, duas equipes se dividiram entre o Boqueirão Sul da Ilha Comprida e a praia do Itacuruçá, na Ilha do Cardoso. No primeiro ponto foram retirados pouco mais 300 kg de material, já no Itacuruçá foram quase 200 kg. Entre todo esse material, uma constatação, os apetrechos de pesca formaram a maior quantidade de material encontrado nas praias, representando em torno de 25% de tudo que foi recolhido. Em segundo lugar ficaram os plásticos. Para se ter uma ideia, em um trecho de 2 km foram recolhidos 87 kg de petrechos de pesca do Boqueirão Sul da Ilha Comprida, somando 14 sacos de 100 litros.
Todo material descartado incorretamente contamina ambientes como praias, rios, lagos e mares, prejudicando os ecossistemas e ameaçando a vida marinha. Dentro do IPeC, trabalhos realizados com tartarugas marinhas apontam que há um grande número desses animais morrendo por ingestão de lixo presente na água. Além das tartarugas, o mesmo acontece com as aves marinhas. No caso do cetáceos (baleias e golfinhos) o problema parece ser menor, porém, aqui na região do estuário Lagamar já temos casos de botos que sofreram impactos corporais externos por conta de material descartado no mar.
Para esse ano, se envolveram na ação um total de 68 voluntários, na maioria adolescentes da rede pública de ensino. Dois catadores da cidade separaram todo material aproveitável para a reciclagem. Muito mais que a retirada de todo o lixo da praia, uma missão impossível para um único dia, o objetivo da ação é chamar a atenção da população de todo o planeta para a problemática do descarte incorreto de materiais, sensibilizar e conscientizar cada cidadão, autoridades e empresários para adoção de medidas, ações e novas atitudes mais efetivas para reduzir a produção de lixo e, também, para que o descarte ocorra em locais apropriados.
Esperamos que o sucesso dessa ação a cada ano não se dê pela participação de mais voluntários e a retirada de mais lixo, mas que a cada ano esse evento se faça menos necessário.
O Projeto Boto-Cinza é uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia e tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário