quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rede Cananéia e Colônia Z-9 participam de Reunião com Povos e Comunidades Tradicionais Pesqueiras

O encontro foi realizado na cidade de Florianópolis/SC
A Associação Rede Cananéia e a Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, por meio de seus representantes Juliana Greco Yamaoka (equipe técnica da Rede Cananéia) e Wagner Robinson Klimke (presidente da Colônia Z-9) participaram da Reunião Preparatória com Povos e Comunidades Tradicionais do Plano de Ação de Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal - Região Sudeste Sul, realizada entre os dias nove e 11 de outubro, na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, com o objetivo de refinar a lista de espécies de importância socioeconômica preliminar elaborada pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e priorizar as espécies de maior importância para a região Sudeste e Sul, a partir de critérios pontuados pelas populações tradicionais. A reunião pretendeu, ainda, levantar as principais ameaças à conservação das espécies alvo do PAN Manguezal na região Sudeste e Sul, elaborando mapas falados das áreas foco do PAN. Por fim, foram selecionados os representantes dos povos e comunidades tradicionais para participarem da oficina de Planejamento do PAN Manguezal na região Sudeste e Sul.
Participaram do encontro a Organização do CNPT - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais que está vinculado a Diretoria de Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/MMA - Ministério do Meio Ambiente/Governo Federal e, ainda, representantes de Povos e Comunidades Tradicionais dos Estados de Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo (representado por sete organizações presentes no Vale do Ribeira).
Como resultado foi realizado o nivelamento sobre método e responsabilidade dos atores. Uma lista de 13 espécies de importância socioeconômica do ecossistema manguezal que serão alvo do PAN – Plano Nacional de Ação de Espécies Ameaçadas e de Importância Socieconômica Manguezal na região Sudeste e Sul. Uma lista de ameaças às espécies e áreas focos do PAN Manguezal na região Sudeste e Sul. Uma lista de representantes de povos e comunidades da região Sudeste e Sul para participação na Oficina de Planejamento do PAN Manguezal - Região Sudeste e Sul.
Segundo Juliana Greco Yamaoka, representante da Rede Cananéia no evento, “é muito gratificante ter a oportunidade de intercambiar conhecimentos da pesca artesanal entre comunitários de Estados diferentes. Senti que os desafios da pesca artesanal são enormes em todos os Estados: portos, dragagens, especulação imobiliária desordenada, pesca esportiva desordenada, a sobrepesca de alguns recursos pela pesca industrial, a contaminação das águas entre outros fatores foram apontados como ameaças que se repetem em diferentes lugares. Muitos esforços serão necessários para que a pesca artesanal continue como uma atividade econômica possível por anos”, comenta ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário