sábado, 25 de maio de 2013

Rede Cananéia realiza intercâmbio para o Guapiruvu dentro das ações do Projeto de Empreendedorismo Comunitário

A Associação Rede Cananéia, por meio do Projeto ‘Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa “Desenvolvimento & Cidadania”, realizou um intercâmbio para o Bairro do Guapiruvu, na cidade de Sete Barras/SP, nos dias 27 e 28 de abril, sábado e domingo, com a finalidade de reconhecer as estratégias que outras comunidades e municípios do Vale do Ribeira estão trabalhando, para gerar trabalho e renda para seus habitantes, reconhecer estratégias de desenvolvimento local em áreas rurais, como alguns grupos vêm trabalhando políticas públicas na área da agricultura familiar e intercambiar experiências de uma economia diferenciada, autogestionária e cheia de protagonismo social.
Entre as atividades realizadas durante a visita na casa do agricultor José das Flores de Sete Barras, pode-se destacar a roda de conversa entre representantes dos bairros de Sete Barras e Rede Cananéia, visita ao bairro do Guapiruvu, onde está localizada a Escoma Municipal de Ensino Fundamental “Bairro Guapiruvu”, sede das organizações locais e telecentro comunitário “Samuel Domingues de Ramos” e visita à agrovila.
Estiveram presentes representantes de grupos organizados de Cananéia e membros da Rede Cananéia, além de representantes da Cooperagua e outras entidades de Sete Barras.
Seminário “A Rede hoje”
No último dia 15 de maio, quarta-feira, a Associação Rede Cananéia, por meio do Projeto de Empreendedorismo Comunitário, realizou o Seminário “A Rede hoje”, daas 08h às 18h, na Pousada Cardoso, Centro de Cananéia, facilitado por Sandra Quinteiro e com a participação de diversos membros da Rede Cananéia (diretoria, representantes de organizações e grupos representados e equipe técnica), totalizando cerca de 20 pessoas.
A finalidade do Seminário foi a de discutir e encaminhar pontos fundamentais do processo de trabalho em rede, como grupos de trabalho, participação e comunicação.
“É sempre um prazer receber a Sandra para facilitar trabalhos na Rede Cananéia. Ela consegue mexer com o pensar e o sentir de cada um, e isso mobiliza e incentiva para um agir diferente na realidade social. Reforça-me a crença de que mudar alguma coisa está na mão de cada um de nós. E tivemos a oportunidade de tirar encaminhamentos para questões que traziam incômodos no coletivo”, comenta Juliana Greco Yamaoka, representante da Equipe Técnica da Rede.
Associação de Capoeira realiza diversas ações
A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim – Filhos de Cananéia realizou diversas ações no último mês.
No dia 27 de abril, sábado, foi realizada confraternização entre o Grupo, já no dia 28, domingo, houve roda no PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, a partir das 15h00, seguida de roda na Avenida Beira Mar.
Já no dia cinco de maio, domingo, foi realizado o Master Class de Percussão.
No dia nove de maio, quinta-feira, no Centro Comunitário, houve reunião com Carlinhos, Leopoldo e Bruno, que confeccionaram as Vergas para serem vendidas para um grupo de Capoeira de Curitiba, objetivando a Geração de Renda entre o Grupo.
Por fim, no dia 11 de maio, sábado, no período da manhã, o Grupo se apresentou com Roda de Capoeira na Feirinha da Agricultura Familiar, na Praça do Rocio.
CAF realiza capacitação em Taquara
Nos últimos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, das 08h às 18h e das 07h30 às 14h, respectivamente, na sede da Associação Rede Cananéia, sete artesãos da CAF – Cananéia Artes e Fibras participaram da Oficina de Capacitação em Trançado em Taquara, ministrado pela artesã de Iporanga, Maria Aparecida, com o objetivo de capacitar o grupo e aumentar o conhecimento sobre esta técnica.
Grupo São Gonçalo grava CD de Fandango
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizou, no mês de maio, o grande sonho de gravar um CD de Fandango Tradicional Caiçara, com 11 faixas musicais, que foram gravadas ao vivo na Casa do Fandango, onde se encontra a sede do grupo, entre os dias 14 de fevereiro e cinco de março, com equipamento móvel de dois canais (m-audio fast track pro), com o técnico Flávio Cruz.
Participaram das gravações: Amir Oliveira, Zé Marques, Rodolfo Vidal, Ágata Caroline, Luciano Neto, Caroline Nardes, Milena Gomes, Jacqueline França, Windson França, Lyniker Nardes, Ednan Nardes, Marcelo Nardes e Kauane Estefane.
Agradecimentos especiais aos saudosos mestres Davino Aguiar e Armandinho Teixeira (em memória) e a todos que contribuíram com a riqueza da cultura do fandango.
Contatos para aquisição do CD: Rodolfo Vidal (13) 8116-7818 / José Marques (13) 9728-9341 / Amir Oliveira (13) 8136-4349 / www.gruposaogoncalo.blogspot.com
Visita do Grupo de Culturas Populares ao Grupo de Fandango Batido São Gonçalo
Por Amir Oliveira Garcia Filho
Com o objetivo de conhecer a sede do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e a confecção dos instrumentos musicais tradicionais caiçaras, membros do Grupo de Culturas Populares visitaram a sede nos dias 29 e 30 de abril.
No dia 29 o Grupo São Gonçalo apresentou aos visitantes a Oficina de Artesanato e as peças de instrumentos musicais confeccionadas pelos alunos. Já no dia 30 houve apresentação cultural com Oficinas de Fandango Batido e entrevista com os membros do Grupo.
Essa visita ajuda a divulgação do Grupo São Gonçalo junto ao grupo de Culturas Populares, podendo gerar futuras parcerias.
Empreendimentos Comunitários iniciam revisão dos Planos de Comunicação e Planejamentos Estratégicos
Os Empreendimentos Comunitários envolvidos no Projeto começaram as revisões dos Planejamentos Estratégicos e dos Planos de Comunicação, realizados no decorrer as ações dos últimos dois anos.
As revisões, facilitadas por membros da equipe técnica da Rede Cananéia, tem o objetivo de avaliar o quanto as ações propostas no planejamento estratégico caminharam e rever a identidade de cada empreendimento, propostas nos planos de comunicação, para finalizar o Projeto de Empreendedorismo Comunitário, com a possibilidade de dar sequência às ações em prol do desenvolvimento dos grupos e da sua geração de renda.
O primeiro empreendimento a realizar a revisão foi o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, no dia sete de maio, terça-feira, às 19h30, na sede do Grupo. Até o final de junho pretende-se terminar a revisão em todos os grupos.
Sala Ambiente de Informática da Comunidade do Ariri continua mutirões de construção
A ACARI – Associação da Comunidade Caiçara do Ariri continua realizando mutirões para a construção da SAI – Sala Ambiente de Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário